-
Semelhantes ao AUSTRALOPITHECUS; Viveu a cerca de 2,5 e 1,5
milhões de anos atrás, atingindo 1,57 metros de altura; Capacidade craniana entre 550 / 680 cm³; Foi o primeiro construir e utilizar ferramentas feitas de pedras lascadas. -
Bípede com a capacidade de se manter ereto que existiu a cerca
de 1,8 milhão a 580 mil anos atrás, atingindo 1,70 metros de altura; Marcado principalmente pela utilização do fogo para se proteger dos animais selvagens; Capacidade craniana entre 750/1250cm³; -
Sua principal característica é ser bípede, conviveu a 4 milhões de anos atrás, atingindo 1,5 metros de altura; Possuía o polegar invertido, facilitando o manuseio dos objetos; Capacidade craniana entre 380/550 cm³;
-
Suas características são os pragmatismos, ou seja, a arte produzida possuía uma utilidade, onde retratavam ferramentas, armas ou figuras que envolvem situações específicas, como a caça. Cabe lembrar que as cenas de caça representadas em cavernas não descreviam uma situação vivida pelo grupo, mas marcado por um
caráter mágico, como um preparatório para o grupo para essa tarefa que lhes garantiria a sobrevivência. -
É a espécie atual da humanidade, principal característica é a habilidade para produzir objetos de dimensões inferiores;
Desenvolvimento do pensamento abstrato, simbólico e linguístico; -
Este é o período mais longo da pré-história. Vai do
aparecimento dos primeiros hominídeos até 10.000 a.c..
Desta forma subdivide-se em três estágios:
Paleolítico Inferior (cerca de 300 Mil anos atrás)
Paleolítico Médio (cerca de 200 Mil e 300 mil anos atrás)
Paleolítico Superior (cerca de 30 mil e 10 mil anos atrás) -
Formados principalmente por monumentos de pedras que foram denominados "megalíticos" e podem ser classificados em: Dólmens, galerias cobertas que possibilitavam o acesso a um tumba; Menires, que são grandes pedras cravadas no chão de forma vertical; Crome leques, que são menires e dólmens organizados em círculo, Grande parte dos monumentos são realizados com funções ritualísticas.
-
A arte em barro e cerâmica, utilizavam pedras preciosas e os metais serviam não só para a utilização no cozimento e armazenagem de alimentos ou para armamentos. A utilização do bronze se disseminou por todo o Mar Egeu e marcou o desenvolvimento cultural da civilização minoica.
-
Cerca de 6 mil anos atrás, os seres humanos adquiriram conhecimentos para o desenvolvimento de técnicas para derreter e moldar o cobre.
Usava moldes de pedra ou barro para colocar o cobre derretido e
produção de ferramentas. Usava o martelo para moldar estes objetos depois que esfriavam -
Esse período ficou marcado por esses seguintes desenvolvimentos e aperfeiçoamentos desenvolvimento da agricultura; Domesticação dos animais; Início do sedentarismo (moradia fixa) -desenvolvimento
das primeiras comunidades; Organização do trabalho - divisão de tarefas; Início da economia de trocas; Desenvolvimento de práticas religiosas, culturais e artesanais -
O Período Pré-Homérico da história da Grécia Antiga, compreendido entre 2000 a.C. e 1200 a.C., destaca-se pela existência de civilizações como a cretense e a micênica.
-
Cerca de 4 mil anos atrás, onde o homem começou a realizar produzir o bronze e com isso aperfeiçoar suas ferramentas que antes eram de cobre. Esta época foi marcada, por um grande avanço tecnológico
-
Cerca 3,5 mil anos atrás o homem já estava acostumado e aperfeiçoado muito bem a metalurgia, passando a fabricar o ferro, usando fornos em altas temperaturas. Graças ao ferro, o homem passou a desenvolver, principalmente, armas mais resistentes. O domínio dos metais também possibilitou ao homem deste período
a fabricação de utensílios domésticos. -
Por volta de 1200 a.C., os dórios habitaram diversas regiões da Grécia que, aos poucos foram conquistando, nas regiões da Ática, Peloponeso, Ilha de Creta. Os dórios tinham uma cultura e um dialeto próprios, embora não dominasses a escrita.
Com forte característica militar, eles chegaram a dominar diversas partes de maneira violenta, destruindo e incendiando cidades da cultura micênica ao matarem diversas -
Por volta de 1200 a.C., os dórios habitaram diversas regiões da Grécia que, aos poucos foram conquistando, nas regiões da Ática, Peloponeso, Ilha de Creta. Os dórios tinham uma cultura e um dialeto próprios, embora não dominasses a escrita.
-
corresponde ao segundo período de desenvolvimento da civilização grega que ocorreu após o período pré-homérico, entre os anos de 1150 a.C. a 800 a.C.
-
Com a derrota dos aqueus, Esparta foi fundada pelos dórios por volta do século IX a.C. os esparciatas - política e à guerra, periecos - a agricultura, o artesanato e o comércio, os estrangeiros -homens livres, sem direito de participar da política, os escravos eram chamados de hilotas -pertenciam ao Estado e trabalhavam para os
esparciatas. -
Foi uma época histórica da Grécia Antiga, entre os anos 800-500 a.C., marcada pela consolidação das cidades-estados e pelo fortalecimento de Atenas e Esparta. Ruínas de uma construção grega do Período Arcaico da Grécia Antiga.
-
As polis (cidades-estados),unidades político-administrativas,
caracterizaram a vida política dos gregos. Elas surgiram por volta do
século VIII a.C. As duas pólios mais importantes da Grécia Antiga foram: Esparta e Atenas. -
Fala-se que essa estrutura social em Esparta foi estabelecida no século VIII a.C. por um legislador mítico conhecido como Licurgo. A sociedade espartana (inclusive os territórios sob o seu domínio) tinha como maior grupo social os hilotas, a classe dos servos.
-
O Período Arcaico, entre os anos de 800 a.C. e 500 a.C., corresponde ao terceiro período histórico da Grécia Antiga, logo após o período homérico. Uma época histórica da Grécia Antiga e que compreendeu os anos de 800 a 500 a.C. Foi um momento de transformações significativas para os gregos da Antiguidade porque a sociedade deixava de ser patriarcal e aprofundava suas relações sociais por meio da consolidação das cidades-estados.
-
Período Arcaico foi uma época histórica da Grécia Antiga, entre os anos 800-500 a.C., marcada pela consolidação das cidades-estados e pelo fortalecimento de Atenas e Esparta.
-
Foi a primeira carta dos direitos humanos do mundo, s suas ideias são compreensíveis e/ou parecidas aos quatro primeiros
artigos da Declaração Universal dos
Direitos Humanos. E está traduzida para mais de 5 línguas diferentes. -
Corresponde aos séculos VI - IV a.C. e é um dos períodos pelos quais se divide a Grécia Antiga; os outros são: período Pré-Homérico (séculos XX - XII a.C.), Homérico (séculos XII - VIII a.C.) e Arcaico (séculos VIII - VI a.C.).
-
Refere-se à época da história da Grécia Antiga, entre os séculos III e II a.C., em que Alexandre Magno expande o império e conquista parte da África e Egito. Esse período é marcado por conquistas territoriais e também pelo desenvolvimento cultural e artístico.
-
Em 2015 os alunos do senai-sp ganharam a Wordskills.
-
O Período Homérico é uma fase da história da Grécia Antiga iniciada por volta de 1150 a.C., logo após o fim da Civilização Micênica, até aproximadamente 800 a.C., momento em que começaram a surgir as cidades-estados gregas. O nome desse período histórico é uma referência ao poeta Homero.
-
São divididos em 2 temas: os direitos individuais e o direito de
revolução, altamente influenciadas pelos estadunidenses, mas são conhecidas mundialmente, influenciando em particular a Revolução Francesa. -
A Declaração garante os direitos de “liberdade, propriedade, segurança, e resistência à opressão”. Isto argumenta que a necessidade da lei provém do facto que “… o exercício dos direitos naturais de cada homem tem só aquelas fronteiras que asseguram a outros membros da sociedade o desfrutar destes mesmos direitos”.
-
Em 18 de fevereiro de 1889 ,Roberto Simonsen nasceu, e ao longo de sua vida, foi o Presidente da FIESP que foi uma dos principais incentivos para a criação do Senai.
-
Shunji Nishimura nasceu em 8 de dezembro de 1910, e Faleceu dia 23 de abril de 2010.
-
Em 1930 Roberto Mange implantou um novo método de ensino no brasil, o meto Senai.
-
Shunji Nishimura desembarca do trem em pompeia.
-
Nos finais de semana, ele frequentava uma igreja e dava aula na Escola Dominica, e foi nesse momento de sua vida que ele conheceu Chieko, e acabaram se casando.
-
22 de janeiro de 1942 foi criado o Senai para promover a formação profissional de trabalhadores e cooperar no desenvolvimento de pesquisas tecnológicas de interesses para a indústria.
-
Em 22/01/1942, graças a um decreto criado por Getúlio Vargas (Decreto-lei 4.048), foi criado o Serviço Nacional de Aprendizagem dos Industriários. (SENAI)
-
O Senai teve a ideia de criar varias escolas moveis pelo brasil, possibilitando a especialização de mais pessoas em um curto período e em áreas que não seria possível estabilizar uma escola. Hoje o Senai já tem mais de 500 escolas moveis pelo brasil.
-
Graças a Getúlio Vargas foi criado o decreto-lei 4048, que possibilitou a criação do Senai
-
Durante a época de guerra seguida por uma revolução industrial, surgiu o Senai, onde tinha o proposito de ensinar e/ou aperfeiçoar o modo de trabalho dos trabalhadores. O primeiro Departamento Regional da instituição surgiu na capital paulista: a Escola Senai “Roberto Simonsen”, localizada no bairro do Brás. “Os nossos alunos são preparados com aulas práticas.
-
Depois de anos fabricando maquinas pequenas, ele recebeu incentivo de Castelo Branco para criar a primeira maquina de colher café, foi necessário 7 anos até ficar pronta (2 anos de planejamentos e realizando cálculos e 5 anos de produção e aperfeiçoamento).
-
Em 1979 era criada a Fundação Jacto, que é o local onde o Senai de pompeia se entalou.
-
Em 23 de novembro de 1982, Shunji foi premiado com um diploma de Ordem ao Mérito do Trabalho
-
Nasceu em 9 de março de 1896, Ouro Preto, Minas
Gerais. Euvaldo Lodi durante sua vida foi presidente da CNI e foi responsável pela criação do Senai junto com Roberto Mangue e Robert Simonsen. -
Inauguração do Anfiteatro Shunji Nishimura na UNESP-TUPÃ
-
Recebeu homenagem da CIES-Regional de Marilia, pelos relevantes serviços prestados no ramos de fabricação de máquinas agrícolas brasileiras e na Educação.
-
Shunji recebeu de doação o Avião Xavante AYT-26 pelo comandante da Aeronáuticas Juriti Saito.
-
Em 2008 Shunji recebeu um presente do Peru em comemoração de 1 milhão de vendas de maquinas pulverizadoras (1 milhão vendido somente no Peru).