-
-Político: Czar tinha todo o poder, com isso ele fazia o que queria como nomear e demitir pessoas importantes de seus postos.
-Econômico: Diferente de 80% da população, Czar possuía a maioria das terras russas. Com a vida difícil no campo, muitos camponeses se mudaram para a cidade, que resultou com a triplicação da população entre 1863 e 1914.
-Social: Rebelião Pugtchev -
Os camponeses com fome e doenças geravam varias rebeliões sendo uma delas a Rebelião de camponeses contra o governo czarista.
-
As ideias do Maxismo estão contidas no Manifesto Comunista, obra de Marx e Engels. Eles afirmavam que os trabalhadores assalariados derrubariam os burgueses, e assumiriam o poder do estado (terras, fabricas e estado). Junto com os operarios Marx e Angels lutavam pelo fim do capitalismo, e pela construção do socialismo.
-
Bolcheviques: Sendo seu líder o Lênin, seu objetivo era conquistar o poder por meio da revolução socialista.
Mencheviques: Sendo seu líder o Martov, tinha como objetivo conseguir o poder aliando-se com os burgueses. -
A Rússia lançou contra os alemães cerca de 13 milhões de soldados. Isso resultou na morte de 3 milhões de soldados russos e a população também foi atingida pelo desemprego e pela fome.
-
A guerra entre a Rússia e o Japão resultou-se em uma greve de trabalhadores. Operários e suas famílias foram ate a sede do governo czarista, com um abaixo-assinado. O documento não chegou, pois, Czar mandou atirarem em toda a multidão.
-
Operários de São Petersburgo se uniram aos rebeldes e invadiram o Palácio de Inverno pondo fim ao czarismo. O poder foi transferido para o Parlamento e formou-se um governo provisório, que era liderado pelos políticos. Alexander Kerenski, um advogado, permitiu a volta dos políticos e presos e declarou que a Rússia continuaria na guerra.
-
Lênin propôs a paz aos alemães; confiscou as terras de famílias reais e distribuiu entre os camponeses; o governo passou a controlar a economia; e estabeleceu a igualdade entre homens e mulheres.
-
Os bolcheviques, liderados por Lênin e Trolsky, ocuparam os prédios públicos de São Petisburgo , e isso gerou a Revolução Socialista.
-
Os Russos brancos não gostaram das medidas que o governo tomou então se revoltaram, e com a ajuda de grandes potências capitalistas criaram o Exército Branco. Os Bolcheviques, para defender a revolução de outubro criaram o Exército Vermelho. A guerra acabou com a vitória dos bolcheviques, mas a economia ficou arrasada e varias pessoas haviam morrido por falta de alimento.
-
O governo Lênin adotou medidas capitalistas ao lado das socialistas como:
- Manteve industrias, comercio exterior, o sistema bancário, transportes e comunicações sob o domínio do estado.
- Venda interna entre os camponeses
- Pequenas empresas com mão de obra assalariada
A NEP fez a agricultura se recuperar, mas a indústria e o comércio ainda estava difícil. -
Houve um congresso, que reunia diferentes povos que habitavam o território russo fundou a União das Republicas Socialistas Soviéticas (URSS).
-
Com a morte de Lênin, as disputas pelo poder aumentaram, particularmente entre Trotsky e Stalin. Trotsky destacou-se como comandante do Exército Vermelho e era visto com o mais provável sucessor de Lênin. Trotsky queria estender a Revolução Socialista para impedir as potências capitalistas de destruírem a URSS. Já Stalin, queria consolidar o socialismo na URSS. Stalin acabou assumindo o poder expulsando Trotsky do Partido Comunista
-
Em seu governo, Stalin implantou uma ditadura forte que se mantéu até o fim de seu governo. Essa ditadura impunha um sistema de Partido Único; proibição da liberdade de imprensa; julgamentos forçados e muitas outras coisas.
-
Stalin adotou os Planos Burquenais, que previam um rigoroso planejamento da economia. No campo, ele obrigou camponeses a entregar suas terras para o Estado. No setor industrial ele investiu na montagem de base. No setor educacional implantou cursos técnicos por todo o país. Isso resultou-se em um grande crescimento econômico significativo para o país