-
Momento antes da revolução no qual a França estava em crise econômica
-
movimento de revolta do povo contra o Rei, que o fez assinar a monarquia constitucional. A tomada da Bastilha é conhecida como o inicio da Revolução
-
O milagre é apresentado como as classes favorecidas se dirigindo a tribuna da Assembleia e abrindo mão dos seus privilégios. Este é o marco do fim do feudalismo, ou seja, era o fim das ordens sociais da nobreza e do clero, agora todos são cidadãos iguais perante a lei.
-
Documento que declara que todos os homens nascem e permanecem livres. Esta declaração gera uma revolução na liberdade de imprensa e no empreendedorismo e consequentemente a desigualdade e exploração do próprio povo, pois, por exemplo não há mais quem mande no tabelamento dos alimentos.
-
A Assembleia Nacional se cinde em grupos que logo entram em conflito: a direita ficam os contrarrevolucionários e aristocratas (futuros girondinos); no centro ficam os constitucionalistas e patriotas e na esquerda os democratas e os a favor da revolução (futuros Jacobinos)
-
-
A fuga frustrada do rei prejudica a confiança já abalada com os súditos. Os jacobinos questionam "É preciso que Luís morra para que a Republica viva"(p.71) . O rei fica no poder apenas para assinar a Constituição
-
Período de tempo no qual o rei é obrigado a seguir leis e uma constituição criada pelo povo
-
Periodo que usava o medo para reprimir a população e principalmente os contrarrevolucionários
-
A Assembleia legislativa se divide para preparar sua sucessão. Isso receberá o nome de Convenção, eleita por todos os homens adultos.
-
Nesta batalha deu-se inicio a ideia de "pátria" - nação que se carrega com orgulho no coração. Contribuindo na motivação para os franceses continuarem a lutar.
-
"a ideia de republica havia sido intensamente debatida, e muitos não acreditavam que ela fosse possível. Porém ela irá se impor a eles em setembro de 1792" p.67
-
Com a morte do rei países como Espanha, Inglaterra e Holanda tornaram-se aliados contra a aliados a revolução.
-
" a Convenção, sitiada pelos insurretos, decidiu deter e aprisionar os principais deputados da Gironda: é o que se chama de golpe de Estado" (p.72). " Em primeiro lugar, a guerra civil piorou, pois os partidarios dos girondinos sublevaram, por sua vez, cidades e regiões contra o que eles denunciavam como a ditadura" (p.72)
-
Robespierre retira do calendário referencias cristas, se desfazendo dos padres, e criando igrejas próprias nas quais uma atriz era contratada para representar a deusa razão - a razão passa a ser a nova "fé".
Estas ações irritaram seus inimigos contrarrevolucionários, culminando na prisão e morte por guilhotina de Robespierre. -
O objetivo foi sair do Terror, encerrar a Revolução, ao menos parcialmente; para outros, realistas e contrarrevolucionários.
-
Foram feitas diversas reformas na área da educação e da cultura e elaborada a Constituição, conhecida como Constituição do
ano III (1795). Existem agora duas assembleias, o conselho dos Quinhentos e o conselho dos Anciãos. -
Bonaparte negociou um acordo com os austríacos. Nessa ocasião, a Inglaterra, a Áustria, a Rússia e até os turcos haviam formado uma nova coalizão contra a França. Na ausência de Bonaparte (então no Egito), a França se viu ameaçada
-
Bonaparte prepara um golpe de estado e os deputados são afastados. Ele assume o cargo de primeiro cônsul. Um poder que
ele vai consolidar entre 1800 e 1804, até se tornar imperador. -
Na época napoleônica, Bonaparte deu continuidade ao momento revolucionário. Ele consolidou conquistas fundamentais e conquistou a liberdade.