Revolucao francesa 1

A Revolução Francesa

  • Period: to

    A Revolução Francesa

  • Inicio da Revolução Francesa

    Inicio da Revolução Francesa
    Revolução Francesa é o nome dado ao conjunto de acontecimentos que, entre 5 de maio de 1789 e 9 de novembro de 1799, alteraram o quadro político e social da França.
  • Assembleia Nacional Constituinte

    Assembleia Nacional Constituinte
    Assembleia Nacional Constituinte Francesa foi formada pela Assembleia Nacional a 9 de Julho de 1789, nas primeiras fases da Revolução Francesa e foi dissolvida a 30 de Setembro de 1792.
  • Queda da bastilha

    Queda da bastilha
    Ficou conhecida por ter sido o palco do evento histórico conhecido como a Queda da Bastilha, em 14 de Julho de 1789, o qual aliado ao Juramento do Jogo da Péla, está entre os fatos mais importantes do início da Revolução Francesa.
  • O Grande Medo

    O Grande Medo
    Grande Medo foi um período no qual o campesinato francês toma conhecimento da Revolução Francesa, o que desencadeia uma série de ataques a castelos,casas,Igrejas e saques a aldeias. Muitos nobres fugiram de suas propriedades propiciando o fim dos resquícios feudais na França
  • Abolição da Isenção dos impostos

    A 4 de agosto de 1789,a Assembléia decretou a supressão das insenções de impostos e o fim dos direitos feudais.
  • A Elaboração de uma Constituição

    A Elaboração de uma Constituição
    A Assembléia Nacional Constituinte aprovou a legislação, pela qual era abolido o regime feudal e senhorial e suprimido o dízimo. Outras leis proibiram a venda de cargos públicos e a isenção tributária das camadas privilegiadas.
  • Constituição Civil do Clero

    Constituição Civil do Clero
    A Constituição Civil do Clero é um conjunto de leis aprovadas pela AssembléiaNacional Constituinte Francesa em 12 de Julho de 1790, visando substituir a Concordata de Bolonha, de 1516. Seu objetivo era reorganizar a igreja francesa, transformando os sacerdotes católicos paroquiais em "funcionários públicos eclesiásticos" e foi extinguido o Clero Regular.
  • A Constituição de 1791

    A Constituição de 1791
    Foi implantada uma monarquia constitucional, isto é, o rei perdeu seus poderes absolutos e criou-se uma efetiva separação entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Além disso, foram concedidos direitos civis completos aos cidadãos.
  • Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão

    Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
    Inspirada na Revolução Americana e nas idéias filosóficas do Iluminismo, a Assembléia Nacional Constituinte da França revolucionária aprovou em 26 de agosto de 1789 e votou definitivamente a 2 de outubro a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão,O rei havia se recusado a aprova-la em 1789 quando foi criada
  • República Jacobina

    República Jacobina
    Em 21 de janeiro de 1793, Luís XVI foi executado na guilhotina na praça da Revolução. Vários países europeus, como a Áustria, Prússia, Holanda, Espanha e Inglaterra, indignados e temendo que o exemplo francês se refletisse em seus territórios, formaram a Primeira Coligação contra a França. Encabeçando a Coligação, a Inglaterra financiava os grandes exércitos continentais para conter a ascensão burguesa da França, seu potencial concorrente nos negócios europeus.
  • Reação Termidoriana

    Reação Termidoriana
    Muitos girondinos que sobreviveram ao Terror, aliados aos deputados da planície, articularam um golpe. A Convenção, numa rápida manobra, derrubou Robespierre e seus partidários.
  • O Diretório

    O Diretório
    Uma nova constituição entregou o Poder Executivo ao Diretório, uma comissão constituída de cinco diretores eleitos por cinco anos. Esta carta previa o direito de voto masculino aos alfabetizados. O poder legislativo era exercido por duas câmaras, o Conselho dos Anciãos e o Conselho dos Quinhentos.
  • Fim do periodo revolucionario frances

    Fim do periodo revolucionario frances
    Fim da Revolução Francesa