-
Disputa pela região do Mediterrâneo entre Roma e Cartago.
1° guerra- Cartago (cidade de origem fenica no norte da África) foi atacada por Roma. Foi estabelecido o acordo do Mare Nostrum.
2° guerra- Roma foi atacada por Cartago, porem sem sucesso de vitória.
3° guerra- Roma ataca e destroi Cartago.
Consequenca foi o espancionismo, assim espalhando o poder romano no Mediterrâneo -
Foi criada a lei do limite de terra. Houve a oposição dos patrícios, com isso Tibério foi assassinado. Após sua morte Caio Graco reintroduz a proposta, gerando uma guerra civil, pois os patrícios se opuseram. Caio se suicida.
-
Ocorreu pois houve um alto número de escravos, fim da pequena propriedade e os plebeus estavam passando fome por causa do desemprego. A Roma já tinha mais de 750 mil habitantes.
-
Arranjo politico entre os 3 cônsules -Júlio César, Pompeu e Crasso- Gerando a revolta de escravos de Spartacus. Foi uma ameaça a estrutura social romana, quem foi responsável pelo conflito foi Crasso que acabou perdendo e no combate assim perdendo prestigio. Foi enviado para a Síria depois da revolta. Fim da aliança de Júlio César e Pompeu.
-
César, ao conquistar Gália, ganhou influência e poder, e, por isso, foi ao Tribuno da Plebe, onde ganhou apoio da população, então o Senado pediu para que César se renunciasse.
-
Conflito entre Otávio, Marco Antônio e Lépido. Os três estão ligados a Júlio César, assim eles vingaram o assassinato dele derrotando os conspiradores. Lépido se afasto do poder, assim fazendo com que o conflito entre Otávio e Marco Antônio pelo poder. Marco Antônio se envolve com a Cleópatra e assim perde popularidade do senado.
-
Marco Antônio comete suicídio, e Otávio vai para o Egito, em que a Cleópatra também comete suicídio, e o Otávio toma todos os tesouros do Egito, tornando se o primeiro imperador
-
Centralização do poder e dando destaque a 3 cargos (Imperador, Magistrados e Senado). Houve uma expansão territorial, riquezas abundantes permitiu administrar a insatisfação social. Com o expansionismo houve a absorção da influencia de cultura e sociedade das províncias dominadas. Pax romana.
-
Este império começou com uma crise política e econômica, depois houve um preconceito religioso onde cristãos eram perseguidos, mas ocorreu vários Éditos, como o de Milão.
Ocorreu um enfraquecimento e fragmentação do império Romano, com as invasões dos Bárbaros. -
O imperador Constantino da a liberdade de culto aos cristãos.