A evolução da informática com a EaD

  • 1728

    Marco inicial da Educação a Distância: é anunciado um curso pela Gazeta de Boston, na edição de 20 de março, onde o Prof. Caleb Philipps, de Short Hand, oferecia material para ensino e tutoria por correspondência. Após iniciativas particulares, tomadas por um longo período e por vários professores, no século XIX a Educação a Distância começa a existir institucionalmente.
  • Period: to

    1º Geração - Ensino por Correspondência

    1º modelo didático de EAD, baseados no texto impresso ou escrito à mão. Encaixa-se nesta classificação o ensino por correspondência. É utilizado desde a década de 20 do século passado e é assíncrona.
    - 1891 - 1ª noticia no Brasil de curso de datilografia via correio oferecido através de anúncio de jornal.
    - 1900 - mídia impressa - envio de materiais instrucionais via correio.
    - 1941 - Instituto Universal Brasileiro - ofereceu formação profissional nos níveis fundamental e médio.
  • Period: to

    2ª Geração - Educação a distância via rádio e TV

    Introdução de novos meios de comunicação de massa. Além do rádio e televisão, que começaram a ser usados na década de 50, outras tecnologias de comunicação, como as fitas cassete e, mais recentemente, os CDs e as conferências de áudio. Podem ser assíncronas ou síncronas.
    Educação pelo rádio = 1923 - Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, um grupo formado por Henrique Morize e Roquete Pinto
    Uso da TV na educação = anos 60 e 70 - Voltado para treinamento dos professores e a oferta do ensino supletivo
  • 1939

    as primeiras experiências em EaD datam do final da década de 30, com a fundação do Instituto Rádio-Monitor, em 1939, e, em seguida, com o Instituto Universal Brasileiro, em 1941 – este, como uma experiência na formação de profissionais para atuar no mercado de trabalho, nas áreas de eletrônica, contabilidade, língua inglesa, entre outros cursos.
  • Period: to

    3ª Geração - Novas experiências em EAD

    Pode-se incluir nesse sistema as tecnologias do vídeo, as teleconferências e as videoconferências, todas
    bastante utilizadas atualmente.
    Final dos anos 60 - 3ª Geração = caracterizada pelas experiências em EAD com uma nova modalidade de organização da educação.
    1980 - Advento da informática e a do computador pessoal - novas formas de comunicação, com o uso do correio eletrônico, salas de bate-papo, fóruns de discussão e videoconferências.
  • Década de 70

    O projeto SACI/SITERN, no Rio Grande do Norte, na década de 70, pretendia desenvolver o ensino a distância por meio da instalação de um satélite para educação via TVs universitárias do Nordeste. Podemos ainda registrar várias iniciativas, como o Centro Educativo do Maranhão, o Instituto de Educação do Rio de Janeiro, a Fundação Padre Anchieta, o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, a Fundação Roberto Marinho e o Telecurso 2000, entre muitos.
  • Década de 90

    Muitas experiências governamentais, não governamentais e privadas foram implementadas com sucesso, particularmente as experiências voltadas para a formação continuada de professores, com o programa “Um salto para o futuro”, a criação da Secretaria Nacional de Educação a Distância e o lançamento da TV Escola, além de várias experiências bem-sucedidas, como o LED, Laboratório de Educação a Distância da Universidade de Santa Catarina, e as iniciativas da UFRJ.
  • Period: to

    4ª Geração - Uso da internet e das redes de computadores

    Desenvolvidas em torno de comunicações mediadas por computador, tais como conferência por computador e correio eletrônico, associadas ao acesso a bancos de dados,
    bancos de informação e bibliotecas virtuais, com a utilização da
    instrução orientada por computador, conferências na internet e videoconferências por computador (desktop).
    IMPORTANTE: sem abandonar outros recursos