DEAECTO, Marisa.;SECCO,Lincoln. A difusão dos livros marxistas na América Latina e no Brasil. in.COGGIOLA,Osvaldo. América Latina : encruzilhadas da história contemporânea. São Paulo. Editora Xama, 2003.p.69-80.
-
Apareceu primeiramente na França, começando a ser usado em 1880, a França contou como a primeira tradução de O Capital, revisada por Marx.
-
Na Segunda Internacional de 1889 á 1914, o marxismo estava bastante próximo de correntes filosóficas como o positivismo. O anarquismo era tema bastante importante tanto pela presença dos seus lideres quanto também oposição interna aos socialistas da Segunda Internacional, até sua expulsão no fim do século XIX.
-
Embora o centro dominante fosse a Alemanha e o Partido Social-Democrata, a língua francesa era predominante na América Latina, que durou entre nos até 1930.
-
Publicaram um resumo das teses de Lenin.
-
O seminário anarquista Spartacus publicou dois artigos de Linin, o primeiro: Mensagem aos trabalhadores americanos e A democracia burguesa e a democracia proletária. Outros marxistas também aparecera em jornais anarquistas.
-
Obras inéditas de Marx e Engels começaram a circular.
-
Essa primeira dificuldade se deu pelas circunstancias em que o PCB tinha vivido a maior parte de sua existência na clandestinidade.
-
Pouco se sabia sobre a difusão cultural ocasionada pelo PCB a datar de seu nascimento. Ele também foi importante na difusão dos pensamentos Marxistas no Brasil. O PCB foi criado com base nos grupos situados no Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Sul. O PCB de inicio não representou a vanguarda operaria do Brasil.
-
A doutrina apresentada indica a necessidade da organização operaria e não para o espontaneísmo operário. O que provoca maior força das idéias desenvolvidas por seus líderes.
-
Apenas se tem conhecimento 30 publicações de natureza marxista, de critica da realidade pela via de esquerda, era poucas as traduções existentes.
-
Esse relatório mostra que o partido possuía 700 filiados, que estavam localizados da seguinte maneira:400 no Rio de Janeiro; 80 em São Paulo; 80 no Rio Grande do Sul: 60 em Pernambuco:o menores grupos restantes na Bahia e nas cidades de Campos, Vitória e Juiz de fora.
-
Conheceu uma edição do primeiro volume de O Capital, que foi traduzida por Juan Justo, em 1898. Em 1950 a Argentina foi precursora nas traduções dos livros Gramsci.
-
Se mantiveram até 1960, com exceção do México, que nos anos 1930 e 1940, traduzia obras clássicas do alemão.