-
Braz Cubas, integrante da expedição portuguesa de Martim Afonso de Souza, chega ao Brasil. Foi sua a idéia de transferir o porto da baía de Santos para o seu interior, em águas protegidas do ataque de piratas.
-
O Porto de Santos nasceu junto com a colonização do Brasil. Braz Cubas veio para o Brasil na expedição colonizadora de Martin Afonso de Souza, em 1532. Nessa época deu-se nício às operações no Estuário do Porto de Santos
-
A figura que retrata a Vila do Porto de Santos foi obtida da fotografia da maquete construída pelo autor e utilizada para a exposição " A Vida de Bartholomeu Lourenço de Gusmão" em 2003. Após a exposição a maquete foi doada para a FAMS- Fundação Arquivo e Memória de Santos para ser utilizada como material de apoio didático aos turistas e estudantes que visitam o centro Histórico da cidade.
-
Início das Operações Alfandegárias
-
Abertura do Porto às nações amigas
-
Com a inauguração da ferrovia ligando a Baixada Santista ao planalto, acelerou-se a movimentação na região portuária
-
Em 12 de julho de 1888, através de Decreto Imperial, dá-se início à exploração do Porto de Santos. O projeto foi do engenheiro Sabóia e Silva. Com o objetivo de construir o porto, os concessionários constituiram a empresa Gaffrée, Guinle & Cia., com sede no Rio de Janeiro, mais tarde transformada em Empresa de Melhoramentos do Porto de Santos e, logo a seguir, em Companhia Docas de Santos.
-
A concessão foi ampliada por mais 90 anos
-
O marco oficial da inauguração do Porto de Santos é 2 de fevereiro de 1892.
Com a atracação do vapor Nasmith, de bandeira inglesa, a Companhia Docas de Santos inaugura os primeiros 260m de cais, na área até hoje denominada do Valongo -
Inauguração da Usina Hidrelétrica de Itatinga
-
Em 05 de julho de 1939 foi criada a Fundação do SETTAPORT
-
Início da eletrificação da ferrovia que liga Itating ao Porto de Santos
-
Início da operação da ferrovia eletrificada
-
Em 07 de novembro de 1980, termina a concessão privada. Criação da CODESP - Cia Docas do Est. SP , passando a gestão do porto para a administração pública.
-
Criação da Lei 8630/93 (Lei dos Portos) e início da concorrência. Começa a fase de exploração, abrindo o caminho para a privatização dos serviços e para a mudança no sistema de trabalho vigente nos últimos 60 anos.
-
Em 23 de novembro de 1998, foi inaugurado o Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini.
-
Criação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários - ANTAG pelo Ministério dos Transportes
-
Criação da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República - SEP
-
Anunciado o projeto Porto 2024 - Plano de Expansão e Estudo de Acessibilidade do Porto de Santos, que tem como base o Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT).