55b929fe9ca18 platao

Vida de Platão

  • Nascimento de Platão
    428 BCE

    Nascimento de Platão

    Platão nasceu por volta do ano de 427 a.C. em Atenas Grécia.
    No auge da democracia grega, vindo de uma família tradicional e política.
    Foi batizado como Aristócles, mesmo nome de seu avô.
    Mas recebeu o apelido de Platão, que em grego significa de “ombros largos”.
  • Política
    404 BCE

    Política

    Platão se tornou discípulo de Sócrates, aprendendo, conhecendo e discutindo os problemas e as virtudes humanas. Sua amizade com Sócrates quase lhe custa a vida. Desiludiu-se com a política e se voltou para a filosofia. Foi obrigado a deixar a cidade e somente doze anos depois é que pode ter certeza de que não havia perigo em regressar. Absorveu a sabedoria dos egípcios, dos chineses, dos indus e dos judeus, transformando em uma filosofia própria.
  • Esporte
    400 BCE

    Esporte

    Platão disse: “A música gera a temperança na alma; a ginástica, a saúde no corpo”.
    Em sua origem, portanto, os Jogos Olímpicos eram um festival para fomentar o desenvolvimento de um povo sadio.
  • Encontro com Sócrates ( segunda parte)
    399 BCE

    Encontro com Sócrates ( segunda parte)

    Segundo o depoimento de Aristóteles, Platão, na juventude , teria conhecido Crátilo, que , adotando as idéias de Heráclito de Éfeso sobre a mudança permanente de todas as coisas - e certamente interpretando de forma parcial e empobrecida a tese heraclítica - , afirmava a impossibilidade de qualquer conhecimento estável.
  • Encontro com Sócrates ( Terceira Parte)
    399 BCE

    Encontro com Sócrates ( Terceira Parte)

    Na versão apresentado Crátilo, o incessante movimento das coisas tornava-se um empecilho à ciência e à ação, que não podiam dispensar bases estáveis. Buscando justamente estabelecer esses fundamentos seguros para o conhecimento e para a ação , Platão desenvolverá, na fase inicial de sua filosofia, teses que tendem a sustentar a realidade no intemporal e no estático.
  • Encontro com Sócrates
    399 BCE

    Encontro com Sócrates

    Mas o grande acontecimento da mocidade de Platão foi encontrado com Sócrates. Na época da oligarquia dos Trinta ( entre os quais estavam Cármides e Crítias), os governantes haviam tentado fazer de Sórates cúmplice na execução de Leon de Salamina, cujos bens desejavam confiscar. Sócrates reservou-se a participar da trama indigna e, evidentemente, deixou de ser visto com simpatia pelos tiranos.
  • Viagem de Platão
    388 BCE

    Viagem de Platão

    Platão vai a Siracusa, cidade-Estado localizada na Sicília, onde conhece e torna-se amigo de Dion, cunhado de Dionísio, tirano da cidade. É nessa cidade que Platão tenta aplicar suas idéias sobre política. Mas nada consegue. Ainda durante essa viagem, Platão vai ao Egito, mas o que aconteceu durante essa jornada é praticamente desconhecido. É nessa época que Platão escreve seus primeiros Diálogos e, provavelmente, começa a escrever República, uma de suas maiores obras.
  • Fundação  da Primeira Academia do Ocidente
    387 BCE

    Fundação da Primeira Academia do Ocidente

    A fundação da Academia é considerada um marco na história do pensamento ocidental. Durante vinte anos Platão dedica-se ao ensino e às suas obras. Desse período são os Diálogos considerados de "transição", como Fédon, Banquete, República, Fedro. Essa fase é considerada uma transição da filosofia socrática de Platão para uma filosofia mais pessoal, mais desvinculada de seu mestre.
  • Principais Escritos
    387 BCE

    Principais Escritos

    A sua obra conta com 28 diálogos basicamente centrados em Sócrates, onde procura definir noções como a mentira, o dever, a natureza humana, a sabedoria, a coragem, a amizade, a piedade e a retórica. Entre 387 e 361 a.c. escreveu Mexeno, Fédon, a república, Fedro, Teeto e Parmênides.
  • Encontro com Aristóteles
    367 BCE

    Encontro com Aristóteles

    Seu maior discípulo foi Aristóteles ficou 20 anos
    com ele.
  • Morte de Platão
    348 BCE

    Morte de Platão

    Platão, pai dos filósofos, morreu com a idade de 81 anos em 7 de novembro, dia do aniversário do seu nascimento, na saída de um banquete do qual ele havia participado. 
  • Fechamento da Escola
    529

    Fechamento da Escola

    Justiniano (483-565) foi Imperador Bizantino. Redigiu o "Código Justiniano", o "Digesto", as "Instituta" e as "Novellae", que constituíram o "Direito Romano", leis que asseguravam ao povo romano o domínio do mundo.