tecnologia

By pedro68
  • 500

    Ábaco

    Ábaco
    (500 A.C.) Os povos da antiguidade utilizavam o ábaco para a realização de cálculos do dia a dia'
  • Bastões de Napier

     Bastões de Napier
    Foram criados como auxílio à multiplicação, pelo nobre escocês de Edimburgo.
  • Máquina de Pascal

    Máquina de Pascal
    Pascal desenvolveu o que pode ser chamado de primeira calculadora mecânica da História, a Máquina de Pascal.
  • calculadora de Leibniz

    calculadora de Leibniz
    Na calculadora de Leibiniz uma manivela girava uma roda para acelerar as operações de multiplicação
    e divisão.
  • Tear Programável

    Tear Programável
    Joseph construiu a primeira máquina realmente programável, com o objetivo de recortar os tecidos de forma automática.
  • Máquina de Diferenças

    Máquina de Diferenças
    Charles Babbage, fez umamáquina era capaz de calcular funções de diversas naturezas (trigonometria, logaritmos) de forma muito simples.
  • A Teoria de Boole

    A Teoria de Boole
    Boole desenvolveu, em 1847, um sistema lógico que reduzia a representação de valores através de dois algarismos: 0 ou 1.Em sua teoria, o número “1” tem significados como: ativo, ligado, existente, verdadeiro. Por outro lado, o “0” representa o inverso: não ativo, desligado, não existente, falso. Para representar valores intermediários, como “mais ou menos” ativo, é possível usar dois ou mais algarismos (bits) para a representação. Por exemplo:
    00 – desligado
    01 – carga baixa
    10 – carga moderada
  • Maquina de Escrever

    Maquina de Escrever
    Invenção da maquina de escrever, futuros designs possuem uma conbinação de teclas alojadas para minimizar a colizão quando usadas, separando teclas em comum como "qu" e "th".
  • computador mecânico

    computador mecânico
    Hermann Hollerith desenvolve o primeiro computador mecânico
  • Computador pré-modernos

    Computador pré-modernos
    Em 1931, Vannevar Bush implementou um computador com uma arquitetura binária propriamente dita, usando os bits 0 e 1.
  • Teclado DVORAK

    Teclado DVORAK
    O Simplified Keyboard, conhecido mais como Dvorak Layout. Faz um enquandro de teclas baseado em uso e acessibilidade.
  • ENIAC

    ENIAC
    No ano de 1946, ocorreu uma revolução no mundo da computação com o lançamento do computador ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator), desenvolvido pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly. Esta máquina era em torno de mil vezes mais rápida que qualquer outra que existia na época.
  • EDVAC

    EDVAC
    Com a ideia planejada em 1945, este computador foi o primeiro a ter uma unidade central de processamento
  • UNIVAC I

     UNIVAC I
    considerado o primeiro computador comercial da história
  • Pesquisas no MIT

    Pesquisas no MIT
    O Instituto de Tecnologia de Massachusetts começa a pesquizar sobre o inserimento direto de teclados em computadores
  • Spacewar

    Spacewar
    Na década de 1960, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts era um dos principais centros de pesquisa na área da computação no mundo e dispunha do TX-0, um computador dotado de transistores, ao invés de válvulas, e que era menor que os mainframes padrão da época. O computador logo atraiu um grupo de estudantes de engenharia, que passaram a desenvolver nele ferramentas de programação, além de jogos simples, como Mouse in the Maze (que simulava um rato em um labirinto) e Tic-Tac-Toe.
  • IBM 7030

    IBM 7030
    O IBM 7030, também conhecido por Strech, foi o primeiro supercomputador, desenvolvido pela IBM. Seu tamanho era bem reduzido comparado com máquinas como o ENIAC,
  • Model 33 Keyboard

    Model 33 Keyboard
    A Teletype Corporation lança em mercado o Model 33, que vira a ponte entre computadores e usuarios nos primeiros microcomputadores
  • Primeiro Mouse

    Primeiro Mouse
    Não usava lazers, nem sistema de rolamento, mas sim duas rodas em perpendicular que captavam movimento. Apesar de sua imporância atual, não se via muito uso na época.
  • IBM System/360

    IBM System/360
    IBM introduz um conceito e funcionalidade aos seus teclados, novas teclas como Esc, Alt, Ctlr....
  • PDP-8

    PDP-8
    PDP-8 foi um dos minicomputadores mais conhecido. Basicamente, foi uma versão mais basica do supercomputador, sendo mais atrativo do ponto de vista financeiro.
  • televisão

    televisão
    Em 1966, o engenheiro Ralph Baer foi incumbido de criar a melhor televisão do mundo. Ele pensava em criar uma TV interativa com jogos, mas a ideia não vingou
  • IBM 360/91

     IBM 360/91
    Foi um grande sucesso em vendas na época. Esta máquina já trabalhava com dispositivos de entrada e saída modernos, como discos e fitas de armazenamento, além da possibilidade de imprimir todos os resultados em papel.
  • Brown Box

    Brown Box
    Um alemão desenvolveu e patenteou um aparelho chamado “Brown Box”, capaz de rodar diferentes tipos de jogos, fato que tornou Ralph Baer o “pai” do videogame.
  • The Sword of Damocles

    The Sword of Damocles
    Primeira tecnologia de realidade virtual estilo HMD,criado por apenas um cientista e seu estudande
  • Odyssey 100

    Odyssey 100
    o primeiro console de videogame da história, conhecido como Odyssey 100.
  • Intel 4004

    Intel 4004 foi o primeiro microporcessador, com clock maximo de 740KHz
  • Xerox Alto I Mouse

    Xerox Alto I Mouse
    Primeiro mouse a possuer tres botoes, e também a usar o sistemade capção de movimento por uso de uma bola interna no mouse.
  • Intel 8080

    Intel 8080
    Apesar de ser um processador 8 bits, podia realizar alguns processos de 16 bits
  • Altair 8800

    Altair 8800
    revolucionou tudo o que era conhecido como computador até aquela época. Com um tamanho que cabia facilmente em uma mesa e um formato retangular, também era muito mais rápido que os computadores anteriores.
  • Internet

     Internet
    A Internet surge nos Estados Unidos na década de 60, época da Guerra Fria, como uma rede de informações militares que interliga centros de comando e de pesquisa bélica. Para atender à necessidade militar de proteger os sistemas de defesa do país no caso de um ataque nuclear, a rede não tem um "centro" que sirva de alvo principal ao inimigo. Nos anos 70, a rede começa a ser utilizada pela comunidade acadêmica mundial e, em 1975, são feitas as primeiras ligações internacionais. Nesse período, os c
  • Apple

    Apple
    Vendo o sucesso do Altair, Steve Jobs (fundador da Apple) sentiu que ainda faltava algo no projeto: apesar de suas funcionalidades, este computador não era fácil de ser utilizado por pessoas comuns. Steve sempre foi conhecido por ter um lado artístico apurado, portanto, em sua opinião, um computador deveria representar de maneira gráfica o seu funcionamento, ao contrário de luzes que acendiam e apagavam. Por isso, o Apple I, lançado em 1976, pode ser considerado como o primeiro computador p
  • Atari 2600

    Atari 2600
    o Atari 2600 deu continuidade ao Pacman e Space Invaders, trazendo Pitfall para a mesa de cultura gamer.
  • Intel 8086

    Intel 8086
    Esse processador passou a processar verdadeiramente em 16 bits, marcando a era x86
  • 386 e 486

    386 e 486
    Final da decada de 80. As CPUs 80386 e 80486, lançadas entre o meio e o fim da década de 80, trabalhavam com clocks que iam de 33 MHz a 100 MHz
  • Spectrum

    Spectrum
    Em 1982, segundo se conta, o empresário britânico Sir Clive Sinclair desenvolveu o ZX Spectrum para participar de um concurso promovido pela BBC, que premiaria um computador pessoal de baixo preço com acessão de suas iniciais e apoio no marketing. O vencedor, entretanto, foi outro (o Acorn), e Sinclair decidiu lançar o seu micro por conta própria, como "sucessor" de suas espetaculares criações ZX 80 e ZX 81.
  • MS-DOS

    MS-DOS
    Paralelamente à Apple, Bill Gates fundou a Microsoft, que também desenvolvia computadores principiais. No começo de sua existência, no final dos anos 70 e até meados dos anos 80, Gates usou as ideias contidas nas outras máquinas para construir a suas próprias. Utilizando processadores 8086 da Intel, o primeiro sistema operacional da Microsof, MS-DOS, estava muito aquém dos desenvolvidos por Steve Jobs.
  • IBM Enhanced Keyboard

    IBM Enhanced Keyboard
    Depois de pesquisas e estudos, IBM lança no mercado o primeiro teclado de 101, incluindo todas as teclas de função, que pode ser usado em qualquer de suas plataformas e sistemas. Outras empresas logo adotaram como padrão de fábrica
  • NES e Master System

    NES e Master System
    Jogos em 8 bits como Mario e Sonic entram para a popularidade.
  • Logitech Mouseman Cordless

    Logitech Mouseman Cordless
    Primeira interação de mouse sem fio, antigamente chamado de Crodless, hoje conhecido como Wireless
  • Internet ampliada

     Internet ampliada
    A partir de 1994, a Internet amplia suas funções: além de ser uma rede de circulação de informações, também torna-se um meio de comercialização de produtos e serviços. É o início do comércio eletrônico. Apesar desse comércio ainda ser incipiente, é possível, por exemplo, comprar CDs, livros e programas de computador.
  • Consoles e jogos 3D

    Consoles e jogos 3D
    Consoles da quinta geração trazem jogos em 3D em 32 e 64 bits.
  • Virtual Boy

    Virtual Boy
    Primeiro console baseado inteiramente na ideia de HMD (Head Mounted Display, criado pela Nintendo, e embora a inovador, não fez sucesso
  • Genius Easyscroll

    Genius Easyscroll
    Inventado por Eric Michelman, foi o primeiro mouse a possuer a roda do meio (Scroll Wheel)
  • Microsoft Intellimouse

    Microsoft Intellimouse
    Desenvolvido pela Microsoft, com um novo design ergonomico, confortavel e atraente, popularizando sua aparência.
  • Jogos online

    Jogos online
    Xbox, Playstation 2, Dreamcast e GameCube chegam no mercado. Jogos passam a ter disponibilidade online.
  • Consoles portáteis

    Consoles portáteis
    Nintendo DS e PSP fazem sucesso absurdo rodando os mesmos jogos dos consoles domésticos.
  • Logitech MX1000

    Logitech MX1000
    Não foi o primeiro a usar, mas esse mouse já possui sistema optico de captação de movimento, utilizando lazes. Também popularizou um sistemade iluminação puramente cosmético.
  • Realismo nos consoles

    Realismo nos consoles
    Xbox 360 e Playstation trazem alta definição e controles sem fio.
  • Movimentos de corpo

    Movimentos de corpo
    Nintendo Wii traz a tecnologia de jogar usando o próprio corpo como controle.
  • SteelSeries World of Warcraft Mouse

    SteelSeries World of Warcraft Mouse
    Com o mercado de jogos crescendo, muitas tecnologias foram desenvovidas para dar maior conforto, precisão e perícia aos jogdadores, como esse mouse da SteelSeries, baseado no popular MMO World of Warcraft. Possui mais botoese capacidade de Macros, e um desing focado no jogo.
  • Apple Magic Mouse

    Apple Magic Mouse
    Ao mesmo tempo, a Apple via um futuro mais limpo e simples, introduzindo o Magic Mouse, com um design minimalista, possuindo sensores de toque ao invez de botoes.
  • Jogos em 3D

    Jogos em 3D
    Nintendo 3DS roda jogos em 3D sem a necessidade de óculos especiais.
  • Oculus Rift

    Oculus Rift
    Dois meses após a empresa independente ser fundada, iniciaram um Kickstarter com a promeça de um oculos de realidade virtual comercial e acessivel. Previsto para ser lançado em 2016.