-
Em 1300 em Roma, já era possível identificar a figura do perito que apesar de ainda associada a do árbitro, ele expedia o documento quando necessitava de algum parecer técnico.
-
O ”pai da contabilidade moderna”, Luca Pacioli, enfatizou a teoria contábil do débito e crédito. O método foi tão genial, que teve rápida difusão e é adotado até os dias de hoje na contabilidade.
-
Em 1870, aconteceu a primeira regulamentação brasileira da profissão contábil, por meio do decreto imperial 4 475. Foi reconhecida oficialmente a Associação dos Guarda-Livros da Corte, considerada como a primeira profissão liberal regulamentada no país
-
Em 1870, aconteceu a primeira regulamentação brasileira da profissão contábil, por meio do decreto imperial 4 475. Foi reconhecida oficialmente a Associação dos Guarda-Livros da Corte, considerada como a primeira profissão liberal regulamentada no país.
-
O governo Brasileiro decreta lei sobre os peritos contabilistas, com a atribuição de: dar parecer, verificar as contas que forem relacionadas com balanço e os relatórios. Proceder o exame nas escritas quando for ordenado pelo juiz.
-
O primeiro livro especifico sobre a matéria de perícia, foi escrito pelo o “ professor João Luiz Santos” com o título “Perícia em Contabilidade Comercial”.
-
O código de processo civil foi publicado no ano de 1939, na qual serve de suporte sobre o qual se articulam os demais institutos processuais civis a partir da previsão de um sistema orientado. O projeto foi publicado no Diário Oficial da União a 4 de fevereiro de 1939, a fim de receber sugestões, durante 60 dias.
Em 1973, a lei 5.869 aprovou o novo código de processo civil que trouxe uma ampla ordenação para a perícia judicial. -
No ano de 1946 criou-se o “Conselho Federal da Contabilidade”, os “Conselhos Regionais de Contabilidade”, com a finalidade de fiscalizar, registrar e habilitar o exercício da profissão contábil.
-
O código de ética contabilista tem o objetivo fixar a forma pela qual devem conduzir os profissionais, visando zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica.
-
Foram instituídas as normas de procedimentos de Perícias Contábeis: NBC TP 01 e NBC PP 01.
-
O Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), foi criado pela Resolução CFC n.º 1.502 , de 19 de fevereiro de 2016, e alterada pela Resolução CFC n.º 1.513, de 26 de outubro de 2016,