-
No final do século XIX, a Rússia era dominado pela monarquia, na qual o imperador, chamado de czar, era o líder soberano apoiado pela classe nobre.A maior parte da população que ocupava o território era formada por camponeses que se encontravam em situação decadente. Não somente russos formavam o Império, na região, eram encontrados povos de diversas etnias. Com a industrialização, que começou a se desenvolver com capital estrangeiro, a agrária sociedade do país começa a passar por dificuldades.
-
Em 1905, operários em greve e suas famílias caminharam desarmados pelas ruas de São Petersburgo com um baixo assinado para ser entregue ao Czar, porém o documento não foi entregue, pois ele mandou que os soldados atirassem contra a população à queima-roupa.
-
Foi liderado por políticos moderados, procurou diminuir a insatisfação popular libertando presos político. O líder era um Bolchevique com nome de Vladmir Lênin. Ele estava exilado e retornou em abril de 1917 e passou a defender a derrubada do GOVERNO PROVISÓRIO, a retirada da Rússia da guerra e uma espécie de reforma agrária.
-
Durante este período, exércitos e militares de diversos matizes políticos se enfrentaram com o objetivo de implantar o seu próprio sistema.As partes em conflito incluíram o Movimento Branco formado por ex-generais czaristas, republicanos liberais (bolchevique), milícias anarquistas o nacionalista Exército Verde e tropas de ocupação estrangeiras. O Exército Vermelho foi o único vencedor do conflito, após o qual foi criado o Estado Soviético, sob liderança dos bolcheviques.
-
Intensas crises sociais marcaram as sociedades europeias no ano de 1917, em decorrência dos três primeiros anos de conflitos que marcaram a Primeira Guerra Mundial. Faltavam alimentos em várias localidades e o número de pessoas que morriam no front de batalha aumentou, juntamente com o número de feridos e mutilados. As crescentes mortes entre a população civil foram outro fator que acentuou as crises.
-
A NEP recuperou alguns traços de capitalismo para incentivar a nascente economia soviética.Desta forma, o PC e o governo pretendiam reconstruir a economia russa devastada pela destruição do sistema de preços e mercado ocasionado pela anterior desapropriação forçada da propriedade privada, estatização da economia e consequente caos econômico.Segundo Lenin, consistia num recuo tático,admitindo o apoio de financiamentos estrangeiros.Lenin teria dito:Um passo atrás para dar dois à frente
-
Trostkyera o mais capaz intelectualmente e o mais conhecido líder bolchevique depoisde Lênin. Era considerado quase um símbolo da revolução.Falava várias línguas,Um brilhante analista político.No Ocidente, quase todos os analistas e líderes políticos esclarecidos acreditavam que ele seria o sucessor natural de Lênin.Stalin era o inverso de seu oponente:figura apagada, desconhecida do público nacional e internacional.Passara sua vida adulta dentro do partido, trabalhando na burocracia partidária.
-
Esta se formou como um grande país de dimensões continentais.O transcorrer da Primeira Guerra Mundial foi vital para o novo movimento revolucionário na Rússia e a formação de um grande país de cunho comunista. Lênin foi o grande nome da formação da União Soviética, ele foi o responsável por conduzir os trabalhadores na revolução e por estruturar a política e a economia do novo país.
-
Durante seu governo ele tomou medidas que centralizaram diversos papéis nas mãos do Estado. Com esse inchaço de atribuições do governo, os ideais socialistas foram se perdendo com o passar do tempo. Além disso, Stálin foi responsável por exercer forte repressão sobre seus inimigos políticos.