-
surgiu em meio ás lutas do operário europeu com as seguintes ideias: proletariado faria a revolução e assumiria o poder e o motor da história é a luta de classes
-
Operários formaram o Partido operário social-democrata russo, principais lideres eram Lênin e Trotsky. Pessoas que votaram em Lênin no congresso ficaram chamadas de Bolcheviques e seus opositores Mancheviques (Trotsky)
-
Operários em greve caminharam desarmados para a sede do governo com um abaixo-assinado (redução de impostos, horas de trabalho e salários mínimos). Antes mesmo de ser entregue Czar mandou atirar nos manifestantes.
-
Decidida a controlar o acesso do mar vermelho a Rússia entrou na 1 guerra. Resultado trágico contra Alemanha 3 milhões de soldados mortos. Atingiu a população com desemprego, inflação e fome.
-
O povo culpava czar pela permanência da Rússia na 1 guerra e uma onde de protestos se alastrou pelo país. O povo invadiu o Palácio de inverno e pôs fim ao czarismo, assim formou-se o governo provisório.
-
procurou diminuir a insatisfação popular: Liberou presos políticos e concedeu liberdade de imprensa.
Porém declarou que a Rússia continuaria na guerra. -
Implantou-se uma ditadura do Partido Comunista e os soviéticos perderam sua autonomia sendo obrigados a obedecer o partido.
Em 1922 um grande congresso fundou a URSS e com a oposição sobre controle o autoritarismo se agigantou. -
Usou de seu cargo para afastar, prender e eliminar seus opositores.
-
-
Com a morte de Lênin acirraram-se as disputas pelo poder.
Segundo Trotsky para impedir que as potências capitalistas destruíssem a união soviética era necessário aumentar a revolução para outros países.
Já Stalin acreditava que era necessário primeiro consolidar o socialismo -
Por meio de manobras politicas Stalin expulsou Trotsky do partido e mandou o assasinar.
-
Adotou um rigoroso planejamento da economia; investiu na montagem de industrias de base e instalação de automóveis. Porém expulsou milhares de camponeses do campo
-
Por conta do governo de stalin que investiu na produção e educação