-
Marcou o início da Revolução Francesa, os grupos privilegiados recusaram o sistema de votação, por cabeça, proposto pelo Terceiro Estado, contrapondo a votação por grupo ou estado que os favorecia.
-
Os franceses tomam a prisão política que simbolizava o absolutismo do rei Luís XVI.
-
Houve a abolição do feudalismo e foi proclamada a igualdade civil, ou seja, foram suprimidos os privilégios e as ordens sociais. Ainda assim, a escravidão foi mantida nas colônias. Os protestantes e judeus são reconhecidos como cidadãos.
-
Que resultou na divisão dos três poderes (executivo, legislativo e judiciário), além de estabelecer a igualdade civil. A monarquia foi mantida como forma de governo.
-
Com apoio de nobres franceses refugiados, forças militares prussianas e austríacas.
-
Em 20 de setembro de 1792 jacobinos proclamam a República.
-
Os jacobinos liderados por Robespierre começaram a perseguir, prender e até matar pessoas ligadas ao regime monárquico anterior, opositores políticos e até mesmo jacobinos que não aceitavam a violência do governo.
-
Condenado à morte na guilhotina na “Place de la Révolution”, em Paris.
-
Após os jacobinos serem tirados do poder, os girondinos conduziram a burguesia ao comando do governo francês. Na fase do Diretório, uma nova Constituição entrou em vigor, representando os ideais e anseios da burguesia.
-
Com o apoio da burguesia, Napoleão Bonaparte liderou um golpe de Estado na França (Golpe do 18 Brumário) e implantou um novo governo: o Consulado. Neste novo sistema de governo, a França passou a ser governada por três cônsules, sendo Napoleão o mais poderoso.
You are not authorized to access this page.