-
Fulgencio Batista foi escolhido para presidente democraticamente pela primeira vez em Cuba, mas a sua presidência foi marcada por corrupção e violência.
-
Em 1953, Fidel Castro e outros 160 homens tentaram o Assalto ao Quartel Moncada para conseguirem armamentos, mas falharam, e Fidel Castro foi condenado a cerca de 20 anos de prisão, e seu movimento desapareceu.
-
A Revolução Cubana foi um movimento armado e guerrilheiro que resultou na retirada do ditador Fulgencio Batista do poder no dia 1 de janeiro de 1959 pelo Movimento 26 de Julho liderado por Fidel Castro.
-
Muitos países conseguirem sua independência com períodos de mais ou menos de 10 em 10, mas Cuba e Porto Rico tardiaram, eles só conseguiram sua independência 70 anos depois.
-
Em 1954, Batista foi reeleito como presidente e Fidel Castro foi libertado.
-
Fidel foi viver um tempo no México. Em novembro de 1956, com um plano revolucionário, formou um pequeno exército. Um de seus comandantes era um médico argentino, Ernesto "Che" Guevara. O exército foi gradualmente se tornando popular, com dois novos líderes, Raúl Castro e Juan Almeida.
-
Fidel voltou a Cuba, ele tinha apoio suficiente da população, em seguida, começou a lutar pelas reformas políticas, sociais e econômicas. Fidel era muito popular. Rapidamente tornou-se primeiro-ministro e iniciou processo revolucionário mais pessoal.
-
A revolução cubana teve grande importância desde que começou graças às campanhas de alfabetização e de cuidados de saúde que foi implementado para toda a população. Após estas campanhas, a política econômica de Cuba deixou tão alarmados os Estados Unidos que estes romperam relações diplomáticas com o país. Cuba, então, estabelece relações abertas com a União Soviética.
-
Em 1962, espiões estadunidenses descobriram a presença de mísseis nucleares em Cuba. Esta é a causa da crise dos mísseis. Em seguida, os Estados Unidos bloquearam a costa cubana. Após 13 dias de estarem à beira de uma guerra nuclear, o problema foi resolvido com a retirada dos mísseis. Um ano depois, os Estados Unidos obrigaram o comércio com Cuba, restrição utilizada pelo governo cubano como justificativa pelas dificuldades econômicas que o país enfrentou ao longo dos anos.
-
Fidel castro morreu em 2016 com câncer de pulmão.
-
Atualmente o governo de Cuba é igual ao nosso, dividido em três poderes: Executivo, Legislatio e Judiciário.