Religião

  • 4000 BCE

    EGÍPCIOS

    HOMEM-NATUREZA: A fé egípcia baseava-se no culto à natureza e inumeráveis divindades.De acordo com o relato egípcio da criação, no princípio só existia o oceano.
    HOMEM-RELIGIÃO: Desse mito da criação surgiu a concepção da eneada, grupo de nove divindades, e da tríade, formada por um pai, uma mãe e um filho divinos. A eneada mais importante foi a de Rá com seus filhos e netos.
    (http://historiadomundo.uol.com.br/egipcia/religiao-egipcia.htm - acessado em 07/08/17)
  • 3500 BCE

    SUMÉRIOS

    HOMEM-NATUREZA: Por ser uma região com poucas chuvas, desde muito cedo os sumérios tiveram de aprender a desviar e armazenar as águas do Tigre e do Eufrates, e com isso puderam cultivar uma grande quantidade e variedade de alimentos.
    HOMEM-RELIGIÃO: Cada cidade-Estado era governada por um patési, que, além de sumo sacerdote, era o chefe político e militar.
    (http://historiadomundo.uol.com.br/sumeria/historia-sumerios.htm - acessado em 07/08/17)
  • 2000 BCE

    GREGOS

    HOMEM-NATUREZA: As ânforas gregas transportavam vinhos, azeites e perfumes para os quatro cantos da península. Com o comércio marítimo os gregos alcançaram grande desenvolvimento.
    HOMEM-RELIGIÃO: Os gregos desenvolveram uma rica mitologia. A filosofia também atingiu um desenvolvimento surpreendente, principalmente em Atenas, no século V. Platão e Sócrates são os filósofos mais conhecidos deste período.
    (http://www.suapesquisa.com/grecia/ - acessado em 07/08/17)
  • 1900 BCE

    BABILÔNICOS

    HOMEM-NATUREZA:Cada deus principal tinha, em uma ou mais cidades da Babilônia, um grande templo, no qual diariamente se realizavam sacrifícios de animais, oferendas e libações.
    HOMEM-RELIGIÃO: As crenças éticas e morais dos babilônios arrimavam-se na bondade e na verdade, na lei e na ordem, na justiça e na liberdade, na sabedoria e na aprendizagem, no valor e na lealdade.
    (http://historiadomundo.uol.com.br/babilonia/religiao-babilonica.htm - acessado em 07/08/17)
  • 400 BCE

    CHINESES

    HOMEM-NATUREZA: Durante o período dos Estados Desunidos (entre 403 e 221 a.C.), os estados feudais suspenderam os sacrifícios.
    HOMEM-RELIGIÃO: O exorcismo e o culto aos antepassados constituíam práticas frequentes na religião chinesa. O taoísmo religioso tem sua própria tradição de misticismo contemplativo, parte da qual deriva-se das próprias idéias filosóficas.
    (http://historiadomundo.uol.com.br/chinesa/religiao-chinesa.htm - acessado em 07/08/17)
  • 300 BCE

    JAPONESES

    HOMEM-NATUREZA: Nesse meio tempo, surgiram nas províncias grupos locais de guerreiros, mais conhecidos como samurais, que protegiam os senhores de que eram servos, criando assim o embrião de um sistema feudal.
    HOMEM-RELIGIÃO: O budismo, que chegou ao arquipélago no ano 552, espalhou-se rapidamente pela população e, no começo do século VII, já tinha ganhado o status de religião oficial.
    (http://historiadomundo.uol.com.br/japonesa/civilizacao-japonesa.htm - acessado em 07/08/17)
  • 1 CE

    CRISTÃOS

    HOMEM-NATUREZA: Segundo a religião, Deus é o criador de todas as coisas no Universo, tendo criado o mundo em sete dias.
    HOMEM-RELIGIÃO: As religiões cristãs preconizam o amor a Deus e ao próximo, conforme os ensinamentos de Jesus. Acredita-se na ressurreição de Cristo e é estabelecido o conceito da Santa Trindade.
    (http://historiadomundo.uol.com.br/religioes/cristianismo.htm - acessado em 07/08/17)
  • 865

    VIKINGS

    HOMEM-NATUREZA: Os vikings tinham a expressa necessidade de uma vestimenta que pudesse suportar as baixas temperaturas do norte europeu. Combinavam peças de tecido com couro e peles grossas que pudessem manter o seu corpo aquecido.
    HOMEM-RELIGIÃO: Várias histórias envolvem a luta entre os deuses nórdicos ou o conflito entre as divindades e os gigantes. Odin era adorado como “o Deus dos deuses”.
    (http://historiadomundo.uol.com.br/viking/ - acessado em 07/08/17)
  • 1200

    INCAS

    HOMEM-NATUREZA:Como uma sociedade essencialmente agrícola, os incas desenvolveram um modo de plantio em degraus, aproveitando ao máximo o relevo acidentado das montanhas para a irrigação.
    HOMEM-RELIGIÃO:Os incas acreditavam existir forças do bem e do mal. O sol e as chuvas eram consideradas coisas boas, pois faziam bem ao homem; já a seca, eram consideradas forças do mal.
    (https://historiazine.com/os-incas-b44f63224e38 -acessado em 08/08/17)
  • 1350

    ASTECAS

    HOMEM-NATUREZA:Na região do lago Texcoco os astecas superaram as dificuldades de plantio na região com um sistema de chinampas. Uma esteira era colocada sobre as áreas alagadas, e a fértil lama do brejo servia para adubar as plantações.
    HOMEM-RELIGIÃO:Tinham o costume de realizar sacrifícios humanos para aplacar a ira dos deuses ou aumentar a produção agrícola. Acreditavam que o sangue humano deveria ser oferecido ao Sol.
    (https://historiazine.com/os-astecas-afcdbaf55e28 - acessado em 08/08/17)