Ditadura militar no brasil

Regime Militar

  • Deposicao de Joao Goulart

    Deposicao de Joao Goulart
    Por muitos Joao Goulart era considerado uma ameaca comunista portanto os militares resolveram tomar uma atitude. Iniciado em Minas Gerais, o movimento estava sobre comando de Olympio Mourao Filho e Carlos Luiz Guedes. A rebeliao militar mineira foi apoiada por outras unidades da Guanabara, de Sao Paulo, e do Rio Grande do Sul. No dia 1 de abril, Goulart abandonou Brasilia e foi para Porto Alegre, a fim de organizar a resistencia. Sem saida, no dia seguinte, refugiou-se no Uruguai.
  • Ranieri Mazzilli

    Ranieri Mazzilli
    Ranieri Mazzilli, presidente da camara dos deputados, assumi a Presidencia por conta da deposicao de Jango.
  • AI-1

    AI-1
    O Comando Revolucionario ( general Arthur Costa e Silva, almirante Augusto Rademaker e brigadeiro Correia de Melo) decreta o AI-1, transferindo o poder politico aos militares. O AI-1 conferia ao Congresso o poder de eleger um novo presidente, o governo militar podia cassar mandatos legislativos, suspender os direitos políticos (por dez anos) ou afastar do serviço público todo aquele que pudesse ameaçar a segurança nacional e as organizacoes subversivas foram dissolvidas.
  • Castelo Branco

    Castelo Branco
    Seu governno praticava a Doutrina de Seguranca Nacional para combater o comunismo na America. Essa doutrina dizia que a seguranca e a condicao basica para o desenvolvimento e que os inimigos internos eram uma ameaca grande a seguranca nacional. Chamados de subversivos, lideres sindicais e estudantis foram presos, funcionarios publicos foram demitidos e poiticos foram casados. Costa e Silva alinhou-se aos Estados Unidos, para combater a inflacao aumentou os impostos e reduziu os salarios.
  • Period: to

    Anos de Chumbo

    Periodo de grande repressao em que esteve no poder dois generais linha dura, com destaque para Medici, e um general do grupo Sorbonne.
  • AI-2

    AI-2
    Modifica a Constituição do Brasil de 1946 quanto ao processo legislativo, às eleições, aos poderes do Presidente da República, à organização dos três Poderes; suspende garantias de vitaliciedade, inamovibilidade, estabilidade e a de exercício em funções por tempo certo; exclui da apreciação judicial atos praticados de acordo com suas normas e Atos Complementares decorrentes; e dá outras providências.
  • AI-3

    AI-3
    Dispõe sobre eleições indiretas nacionais, estaduais e municipais; permite que Senadores e Deputados Federais ou Estaduais, com prévia licença, exerçam o cargo de Prefeito de capital de Estado; exclui da apreciação judicial atos praticados de acordo com suas normas e Atos Complementares decorrentes.
  • AI-4

    AI-4
    Convoca o Congresso Nacional para discussão, votação e promulgação do Projeto de Constituição apresentado pelo Presidente da República e dá outras providências.
  • Period: to

    AI-5

    Suspende a garantia do habeas corpus para determinados crimes; dispõe sobre os poderes do Presidente da República de decretar: estado de sítio, nos casos previstos na Constituição Federal de 1967; intervenção federal, sem os limites constitucionais; suspensão de direitos políticos e restrição ao exercício de qualquer direito público ou privado; cassação de mandatos eletivos; recesso do Congresso Nacional, das Assembléias Legislativas e das Câmaras de Vereadores; exclui da apreciação judicial ato
  • Costa e Silva

    Costa e Silva
    Com o general linha dura, a repressao aumentou e as manisfestacoes contra O regime Militar se tronaram mais intensas. Em 1968, Edson Luis Lima Souto foi morto por policiais em uma manifestacao e como resposta houve a Paseata dos Cem Mil. O caso Marcio serviu de pretexto para que o AI-5, ato institucional mais duro, fosse decretado. Por causa de um derrame Costa e Silva foi afastado da presidencia. Uma Junta Militar governou o pais por dois meses e aprovou a Emenda Constitucional.
  • Médici

    Médici
    O governo Médici foi o mais repressivo da história brasileira. Qualquer cidadão considerado subversivo poderia ser detido, torturado e morto, sem que a família soubesse de seu paradeiro e sem que nenhuma autoridade jurídica fosse consultada. Universidades foram invadidas, pessoas perseguidas e órgãos de repressão foram aperfeiçoados. Guerrilheiros sequestraram o embaixor americano e houve o conflito no Araguaia.O governo recorreu a propaganda de massa e ao miligre econômico para atrair o povo.
  • Geisel

    Geisel
    Geisel foi um presidente castelista, lançou o II Plano Nacional de Desenvolvimento e investiu na construção de hidrelétricas como Itaipu.Geisel continuou tomando empréstimos dos bancos internacionais mesmo com a crise do petróleo e ofereceu facilidade aos investidores estrangeiros.O presidente era favorável a uma abertura política lenta, gradual e segura.Wladimir Herzog e Manoel Fiel Filho foram encontrados mortos no mesmo quartel.Geisel aprovou a lei falcão e o pacote de abril.
  • João Figueiredo

    João Figueiredo
    Assumiu o poder em um momento que trabalhadores de várias partes do país estavam em greve, como a greve dos metalúrgicos do ABC paulista.Em agosto Figueiredo aprovou a lei de anistia, com isso exilados poderiam voltar ao Brasil e os cassados readquirir o seu direito à cidadania. Também foi aprovado o fim do bipartidarismo e assim fustigarmos novos partidos: PDS, PMDB,PP,PTB,PDT e PT. O governo reestabeleceu eleições indiretas para governador de estado.
  • Diretas Já

    Diretas Já
    Campanha por eleições diretas para presidência. A Emenda Dante de Oliveira foi boicotada e as eleições continuaram sendo indiretas.Tancredo Neve venceu a disputa presidencial porém foi internado às vésperas de assumir o poder e acabou morrendo. Seu vice José Sarney assumiu a presidência reestabeleceu as eleições diretas para presidente da Republica.