Tecnologia

Produção e Multimídia Hipertexto

  • Jan 1, 1500

    Séculos XVI e XVII

    Séculos XVI e XVII
    Um dos exemplos do uso passado da escrita hipertextual é Leonardo da Vinci (1452- 1519), que realizava anotações nas margens das páginas de seus escritos.
  • Period: Jan 1, 1500 to

    Avanço tecnológico

  • Surge o Memex

    Surge o Memex
    Vamos continuar essa terminologia, Aquino (2004) diz que em 1945 surge o Memex (amálgama de memory + index) foi uma máquina visionária imaginada para auxiliar a memória e guardar conhecimentos.
  • Period: to

    Evolução do Hipertexto

  • ENIAC computador eletrônico

    ENIAC computador eletrônico
    Em 1946, logo após a publicação do artigode Bush, surge o primeiro computador eletrônico, o ENIAC – Eletronic NumericIntegrator and Calculator – projetado porJohn W. Mauchly e J. Presper Eckert e construídona Universidade da Pensilvânia, extremamente pesado e cujo funcionamento dependia de uma grande quantidade de cabos telefônicos. (AQUINO, 2004)
  • Conexões associativas groupware

    Conexões associativas groupware
    Em 1950 surge as conexões associativas (hipertextuais) em bancos de dados ou entre documentos escritos por autores diferentes, os grafos dinâmicos para representar estruturas conceituais e programas para comunicação e trabalho chamados de “groupware”. (AQUINO, 2004)
  • World Wide Web

    World Wide Web
    Em 1989 o engenheiro de sistemas inglês, Tim Berners-Lee concebeu a World Wide Web no âmbito do trabalho de apoio aos sistemas de documentação e colaboração entre investigadores e cientistas do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear – CERN – com base na Suíça. (AQUINO, 2004)
  • Características do hipertexto

    Características do hipertexto
    Metamorfose: contínuo movimento de (re)configurações da rede; Heterogeneidade: hiperrelações no ambiente eletrônico; Multiplicidade e encaixe das escalas: quaisquer nós e conexões podem assumir graus de efeito; Exterioridade: correspondem ao princípio de ação e efeito dos elementos externos sobreTopologia; Mobilidade dos centros: identificada com a lógica rizomática, a rede não tem centro.