Que bicho e essa tal de hipermidia15063

Hipermídia

  • 1501

    Marginálias

    Marginálias
    A ideia de hipertexto não é de hoje, nem surgiu com o advento da Internet, ela vem desde os séculos XVI e XVII com as chamadas marginálias.
  • Vannevar Bush

    Vannevar Bush
    O físico e matemático americano Vannevar Bush, com a publicação de seu artigo As We May Think, traz a tona mais uma vez, a noção de hipertexto quando do esboço do seu Memex, instrumento que hoje poderíamos comparar com os nossos computadores pessoais.
  • Douglas Engelbart

    Douglas Engelbart
    Na década de 50, Douglas Engelbart, testou as telas com múltiplas janelas de trabalho, a possibilidade de manipular, com a ajuda do mouse, complexos informacionais representados na tela por um símbolo gráfico, as conexões associativas (hipertextuais) em bancos de dados ou entre documentos escritos por autores diferentes, os grafos dinâmicos para representar estruturas conceituais e programas para comunicação e trabalho coletivo – os hoje chamados “groupware”.
  • Projeto Xanadu

    Projeto Xanadu
    Ted Nelson, concebeu o que ele denominou de Projeto Xanadu. Baseado em hipertexto, o Projeto Xanadu seria uma biblioteca universal, com o intuito de armazenar documentos. Apesar de não sair do papel, Nelson foi ambicioso nos seus pensamentos e com o projeto pretendia unir todas as publicações do mundo disponibilizando-as para acesso dos leitores de forma interligada.
  • Xerox Star

    Xerox Star
    A Xerox desenvolveu a estação de trabalho Star, primeira comercial a utilizar tecnologias que hoje fazem parte dos computadores pessoais. Janelas com interface gráfica, ícones, pastas, mouse, servidor de arquivos e impressoras e e-mail faziam parte do sistema. O conceito de Hipermídia começava a amadurecer com a utilização de widgets e tornava-se cada vez mais uma extensão do hipertexto.
  • Hypercard

    Hypercard
    A Apple desenvolveu o primeiro aplicativo bem sucedido baseado em hipermídia. Tratava-se do Hypercard, aplicação que combinava banco de dados com interface gráfica, flexibilidade e interação do usuário com o programa por meio de modificações. Oficialmente lançado com o System Software 6, o Hypercard incorporava também o Hypertalk, uma linguagem poderosa e de fácil aprendizagem que permitia a manipulação de dados e de interfaces.
  • World Wide Web

    World Wide Web
    Tim Berners-Lee concebeu a World Wide Web no âmbito do trabalho de apoio aos sistemas de documentação e colaboração entre investigadores e cientistas do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear – CERN – com base na Suíça. O problema do CERN foi solucionado e a Internet ganhou uma porta que possibilitou a entrada de milhares de usuários no ciberespaço.
  • Liberação da WWW

    Liberação da WWW
    A WWW passou a ser livre para todos e houve uma grande virada a seu favor. O conceito de Hipermídia expandiu-se após a criação da WWW e Berners-Lee realizou o sonho que Ted Nelson teve com o Projeto Xanadu – interligar documentos textuais e visuais em sistemas informacionais. Utilizada hoje em instituições educacionais, a hipermídia auxilia cada vez mais a construção de sociedades capazes de pensar em conjunto e de maneira compartilhada.