Hypertext

Cronologia do Hipertexto

  • A visionária máquina de Bush

    A visionária máquina de Bush
    Vannevar Bush publica em o clássico ensaio "As We May Think" esboça o MEMEX, antecessor do PC. Teve preocupação nas formas de armazenar, sistematizar e tornar acessível às informações e processos de miniaturização. O memex foi somente um modelo conceitual, não foi implementado na época por limitações tecnológicas.
  • Period: to

    Evolução das válvulas para transistores

    O transistor é inventado na empresa Bell Laboratories. Possibilitou o processamento de impulsos elétricos em velocidade rápida e em modo binário de interrupção e amplificação, permitindo a codificação da lógica e da comunicação com e entre as máquinas: estes dispositivos têm o nome de semicondutores, mas também são chamados de chips (na verdade, agora constituídos de milhões de transistores).
    Em função do transistor, o tamanho dos computadores foi reduzido rapidamente.
  • Primeiro computador eletrônico

    Primeiro computador eletrônico
    Mauchly e Eckert desenvolveram o primeiro computador para uso geral, o ENIAC (computador e integrador numérico eletrônico). Ele pesava 30 toneladas, foi construído sobre estruturas metálicas com 2,75 m de altura, tinha 70 mil transistores e 18 mil válvulas a vácuo e ocupava a área de um ginásio esportivo. Quando ele foi acionado, seu consumo de energia foi tão alto que as luzes de Filadélfia piscaram. Ele consumia 150 kW de energia.
  • Conexões hipertextuais

    Conexões hipertextuais
    Surgem as conexões associativas (hipertextuais) em
    bancos de dados ou entre documentos escritos por autores
    diferentes, os grafos dinâmicos para representar estruturas
    conceituais e programas para comunicação e trabalho
    chamados de “groupware”
  • Projeto Xanadu

    Projeto Xanadu
    O Projeto Xanadu foi o primeiro projeto para o desenvolvimento daquilo que posteriormente veio a ser conhecido como hipertexto. Fundado em 1960 por Ted Nelson, o projeto, de acordo com seu website, contrasta sua visão com aquela típica que se tem do papel: "O software popular de hoje simula o papel. A World Wide Web trivializa nosso modelo original de hipertexto com links ('elos') de mão-única facilmente suscetíveis a falhas e sem gerenciamento da versão ou conteúdo".
  • Surgimento do termo Hipertexto

    Surgimento do termo Hipertexto
    Ted Nelson cria o termo que é o conceito-chave de toda a rede: hipertexto, que usa o sistema de links. Deste modo, a conexão entre informações não é organizada hierarquicamente e de modo linear. O link visaria a dar dinamismo à busca de informações. Um texto em hipertexto não tem margem nem define, na sua materialidade, uma totalidade, como o fazem o livro e o jornal. Os limites da compreensão são dados pela curiosidade do leitor.
  • A arpanet

    A arpanet
    Uma linha telefônica exclusiva e adaptada à velocidade requerida pelo sistema permitiu que os modems de 2 computadores remotos pudessem se comunicar diretamente e transmitir dados com a rapidez necessária. O resultado foi a Arpanet.
  • Period: to

    Mais evolução

    Um período de evoluções nas redes, softwares e hardware. Foi inventado o mouse e as interfaces gráficas.
    Em 1971 Ted Hoff inventou o microprocessador.
    Em 1972 a Arpanet foi apresentada para o público geral. Também nesse ano o e-mail foi apresentado por Ray Tomlinson, permitindo a interação e troca de idéias.
    Em 1974 foram criadas redes por rádio e satélite, contudo surgimento do TCP/IP por Bob Kahn.
    Em 1975 Ed Roberts cria o Altair, o primeiro microcomputador, dando início nessa evolução.
  • O primeiro PC para todos

    O primeiro PC para todos
    A IBM introduziu no mercado sua versão do microcomputador: o PC (Personal Computer), IBM PC (modelo 5150).
  • A entrada na internet

    A entrada na internet
    Após a desmilitarização da arpanet, milhares de milhões de usuários puderam entrar de vez nas redes que agora passam a ser controladas pela National Science Foundation.
    Em 1988 França, Canadá, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia entram na Internet. Somente em 1990 que o Brasil entra na internet.
  • A internet como conhecemos hoje

    A internet como conhecemos hoje
    Tim Berners-Lee cria uma linguagem chamada HTML (HyperText Markup Language), um conjunto de instruções que permite a criação do hipertexto. Trata-se de um modo uniforme de representar informações. Igualmente, um único endereço foi designado para qualquer informação disponível na Internet, um URL (Universal Resource Locator). Para ligar e transportar essa informação, foi criado um conjunto de convenções chamado HTTP (HyperText Transport Protocol).
    Nesse momento explodem as possibilidades.