Memex1

História do Hipertexto

By Zilar
  • May 10, 1510

    Hipertexto – da Idade Média ao século XXI

    Hipertexto – da Idade Média ao século XXI
    A idéia de hipertexto não é de hoje, nem surgiu com o advento da Internet, ela vem desde os séculos XVI e XVII com as chamadas marginalia. Na idade média os livros eram acorrentados nas bibliotecas e lidos em voz alta. Os comentários dos leitores eram anotados com ilustrações e notas de rodapé remissivas aos textos nas margens das páginas que iam acumulando-se ao longo das leituras. Um dos exemplos do uso passado da escrita hipertextual é o Leonardo da Vinci.
  • MEMEX - Memory Extension

    MEMEX - Memory Extension
    Em 1945, Vannevar Bush, publicou o seu artigo As We May Think, trazendo a tona mais uma vez, a noção de hipertexto quando do esboço do seu Memex. A operação deste dispositivo chamado Memex foi com base nos processos da mente humana, que se distinguem pelas associações entre ações e objetos, bem como, a escolha entre um objeto e outro que seria feito mediante a indexação. Memex foi uma máquina um tanto quanto visionária para auxiliar a memória e guardar conhecimentos.
  • ENIAC

    ENIAC
    Em 1946, logo após a publicação do artigo de Bush, surge o primeiro computador eletrônico, o ENIAC – Eletronic Numeric Integrator and Calculator.
    Ao longo dos anos, após a invenção do transistor por John Bardeen, William Shockley e Walter Brattain, outros computadores foram sendo construídos e evoluídos por máquinas cada vez menores e mais rápidas.
  • Groupware

    Groupware
    Na década de 50, Douglas Engelbart, testou as telas com múltiplas janelas de trabalho, a possibilidade de manipular, com a ajuda do mouse, complexos informacionais representados na tela por um símbolo gráfico, as conexões associativas (hipertextuais) em bancos de dados ou entre documentos escritos por autores diferentes, os grafos dinâmicos para representar estruturas conceituais e programas para comunicação e trabalho coletivo – os hoje chamados "groupware".
  • Period: to

    PDP-8

    No ano de 1965, a Digital Equipment introduz o PDP-8, o primeiro minicomputador comercial e com preço competitivo no mercado informático.
  • Projeto Xanadu

    Projeto Xanadu
    Em 1965, o filósofo e doutor em Sociologia, Theodor Holm Nelson, mais conhecido como Ted Nelson, concebeu o que ele denominou de Projeto Xanadu. Baseado em hipertexto, o Projeto Xanadu seria uma biblioteca universal, podendo ser comparado ao intuito de Alexandre, o Grande, quando da construção de sua Biblioteca de Alexandria. Foi o primeiro projeto para o desenvolvimento daquilo que posteriormente veio a ser conhecido como hipertexto.
  • Tim Berners-Lee

    Tim Berners-Lee
    Em 1989 o engenheiro de sistemas inglês, Tim Berners-Lee concebeu a World Wide Web no âmbito do trabalho de apoio aos sistemas de documentação e colaboração entre investigadores e cientistas do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear – CERN – com base na Suíça. Nessa época, a Internet e o hipertexto já eram difundidos e utilizados no meio e assim, Berners-Lee ficou responsável por encontrar uma plataforma eletrônica para a troca de informações entre os pesquisadores do CERN.
  • World Wide Web

    World Wide Web
    Um computador NeXTcube foi usado por Berners-Lee como primeiro servidor web e também para escrever o primeiro navegador, o WorldWideWeb, em 1990. No final do mesmo ano, Berners-Lee já havia construído todas as ferramentas necessárias para o sistema: o navegador, o servidor e as primeiras páginas web, que descreviam o próprio projeto. Em 6 de agosto de 1991, ele postou um resumo no grupo de notícias alt.hypertext. Essa data marca a estreia da Web como um serviço publicado na Internet.