Histórico do Hipertexto - Rosana

  • O primeiro computador

    O primeiro computador
    Charles Babbage construiu em 1830 o primeiro computador do mundo, cem anos antes de se tornar realidade. O projeto de Babbage apresentava desvantagens; uma delas era o fato de que o seu computador deveria ser mecânico, e a outra era a precariedade da engenharia da época.
  • Hipertexto

    Hipertexto
    As marginalias seriam anotações feitas pelos leitores nas margens das páginas dos livros da época e em seguida transferidas para “cadernos de lugares comuns” para que pudessem ser posteriormente consultadas. Tanto os manuscritos como as marginalias apresentam o caráter coletivo nas suas práticas, pois os textos, mesmo tendo seus autores originais, eram construídos ao longo do tempo a várias mãos, através das alterações dos manuscritos e através das anotações.
  • Memex

    Memex
    Vannevar Bush propunha a construção do Memex, que seria um dispositivo, parecido com uma escrivaninha, para armazenar conteúdo de forma conectada. Com essa conexão entre os documentos, Bush queria possibilitar a consulta aos mesmos, de forma não-linear e não de acordo com os sistemas de indexação da época, em ordem alfabética, hierárquica ou numérica.
  • Projeto Xanadu

    Projeto Xanadu
    O termo hipertexto é criado, por Theodor Holm Nelson, quando de sua proposta do Projeto Xanadu. Ted Nelson elaborou um sistema, através de computador, que armazenava documentos de forma conectada, permitindo assim sua consulta aleatória, de forma não linear pelos usuários, que também poderiam fazer modificações nos documentos armazenados no sistema.
  • Invenção do CD

    Invenção do CD
    O CD foi inventado em 1979, e comercializado a partir do final de 1982. A sua capacidade, durabilidade e clareza sonora, sem chiados, fazendo os discos de vinil serem considerados obsoletos (mas ainda hoje, para muitas pessoas, o vinil continua firme em suas predileções visto que nos discos deste tipo o áudio é gravado como verdadeiramente é, enquanto que nos CDs o quê se escuta é apenas uma especie de 'amostragem'.)
  • Criação da web

    Criação da web
    Tim Berners-Lee cria as páginas web e atrofia o potencial coletivo do hipertexto, já que nessas páginas somente o programador da página pode modificar o conteúdo do hipertexto e incluir e/ou excluir links.
  • Hipertexto

    Ted Nelson critica a criação de Berners-Lee, pois não considera que a estrutura das páginas web de hoje configurem uma rede hipertextual. Na verdade, o que Nelson chamou de hipertexto nunca existiu, pelo menos na Internet, isto porque a concepção de hipertexto do autor é diretamente ligada à idéia de links bidirecionais, ao contrário da unidirecionalidade dos links atuais. Ele afirma que os links deveriam levar e trazer de volta, ir e voltar.
  • Telefone celular no Brasil

    Telefone celular no Brasil
    No Brasil, o primeiro celular foi lançado em 1990, no Rio de Janeiro e, em seguida, em São Paulo.
  • Nasce Rosana Carvalho da Rosa

  • Surgimento do Orkut

    Surgimento do Orkut
    O Orkut é uma rede social filiada ao Google, com o objetivo de ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkökten, engenheiro turco do Google.
  • Web 2.0

    Web 2.0
    A primeira Web 2.0 Conference ocorreu em 2004 e desde então reúne executivos, empresários de gigantes da Internet e companhias inovadoras que estão transformando as maneiras de fazer negócio na Rede. O foco da discussão foram as implicações da web como uma plataforma.
  • 2005

    2005
    O que caracteriza essa nova web é a existência de serviços e não de pacotes fechados de software, sua arquitetura é edificada sob a cooperação, os dados possuem origem remixável e podem ser transformados, os softwares são acima de um único dispositivo: o aproveitamento da inteligência coletiva.