
Processo Revolucionário Russo(Ana Coelho n°9, Clara Beloto n°6, Manuela Carvalho n°7 9°B)
By ellengold
-
Marx passou a afirmar que os trabalhadores fariam a revolução, derrubariam a burguesia e tomariam controle do estado.
-
Com a entrada de idéias marxistas na Rússia, diversos agrupamentos foram formados, que, quando reunidos, formaram o Partido Operário Social-Democrata Russo
-
Após o POSDR ser desmantelado, os dois principais líderes, Trotsky e Lênin, voltaram a se organizar no interior. Com o surgimento de divergências, esses grupos se dividiram em dois: Bolcheviques (Lênin) e Mancheviques (rivais de Lênin).
-
Operários em greve marcham desarmados até o Palácio de Inverno, com o objetivo de entregar uma carta pedindo melhores condições de trabalho, porém são baleados a queima-roupa.
-
Decidida a controlar o acesso do Mar Mediterrâneo pelo Mar Negro, a Rússia entra na 1° Guerra Mundial, o que causou desemprego, fome e inflação.
-
Unido, o povo invade o palácio de Inverno e põe fim ao czarismo na Rússia, o que fez com que o poder passasse para o Parlamento e um governo provisório fosse formado.
-
Lênin propôs a paz aos alemães, distribuiu as terras antes do czar aos camponeses, estatizou a economia e estabeleceu a igualdade de direitos.
-
As ações de Lênin provocaram a reação de monarquistas, mencheviques e liberais, que formaram o Exército Branco. Para defender a revolução, os bolcheviques organizaram o Exército Vermelho, o que deu início a uma guerra civil de 3 anos.
-
Um grande congresso que reunia diferentes povos que habitavam o território russo fundou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
-
Stalin melhorou os setores da indústria e da educação, porém suas ações nos campos causou diversas crises de fome no país. Seu governo foi caracterizado por uma ditadura brutal (Stalinismo).