Coloração Pessoal (Personal color analysis - PCA)

  • Jan 1, 1000

    Eduarda Mendes (Consultora de Coloração Pessoal)

  • 1236

    Qutb al-Din al-Shirazi

    Qutb al-Din al-Shirazi
    Cobadim de Xiraz (1236-1311) , astrônomo persa, foi um dos primeiros a observar o fenômeno do espectro das cores no arco íris.
  • Robert Boyle

    Robert Boyle
    Robert Boyle (1627-1691) Químico irlandês que elaborou pela primeira vez o conceito das 3 cores primárias (amarelo, azul e vermelho). Anteriormente, Michelangelo tentou identificá-las, mas incluiu o verde em seus resultados.
  • Isaac Newton

    Isaac Newton
    Isaac Newton (1642-1726-?27). Foi o primeiro a explicar cientificamente o Arco íris, descrevendo e fazendo uma projeção do espectro de 7 cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo, púrpura; Demonstrou também como o prisma decompõe a luz branca no espectro de cores do arco íris. Fez o primeiro círculo de cores em 1666.
  • James Sowerby

    James Sowerby
    21/03/ 1757 – 25/10/1822) Foi um ilustrador e naturalista britânico. Escreveu "A New Elucidation of Colours".
  • Goethe

    Goethe
    Johann Wolfgang Von Goethe (1749-1832). Em 1810 publica o livro Teoria das cores (Zur Farbenlehre) que veio a influenciar fortemente pintores como Turner e Kandinsky. Goethe supera o sistema de Newton, na percepção do efeito sensual e moral das cores, as dividindo em categorias tais como poderosas, suaves e brilhantes. Foi ele também que propôs o 2º modelo de círculo das cores (o 1º foi o de Newton).
  • Chevreul

    Chevreul
    Michel Eugène Chevreul (1786–1889): Químico francês superintendente da Gobelins Manufactory em Paris. Escreveu 4 tratados sobre a cor. Entre eles, a "A lei do contraste simultâneo" das cores (De la loi du contraste simultané des couleurs), livro que foi editado em 1839: Este livro é um estudo sobre a percepção das cores em simultaneidade.
  • Godey’s Lady’s Book (1855 and 1859)

    Godey’s Lady’s Book (1855 and 1859)
    Muitas publicações foram feitas neste popular magazine americano, onde as melhores cores para mulheres loiras e castanhas eram sugeridas a partir dos conceitos extraídos das teses de Chevreul.
  • William Henry Perkin

    William Henry Perkin
    Perkin, um jovem químico inglês, foi o primeiro a produzir um pigmento sintético (malve, "mouve" em inglês), dando início a uma nova era na produção de pigmentos que antes eram somente os que se extraia da natureza. "Ao lançar as bases para a indústria de produtos químicos orgânicos sintéticos, Perkin ajudou a revolucionar o mundo da moda".
  • Charles Blanc

    Charles Blanc
    Critico de arte francês, escreveu o livro Grammaire des Arts du Dessin. Explorou novas possibilidades de estudo do círculo das cores a partir dos estudos de Chevreul sobre os contrastes simultâneos das cores.
  • Munsell

    Munsell
    Albert Henry Munsell (1858–1918); Pintor, professor de arte e inventor do Sistema de Cores de Munsell.Visitou os trabalhos de Chevreul na Manufatura de tapetes Gobelin e estudou cores na França. Desenvolveu o sistema de 3 dimensões das cores (Matiz, Luminosidade e Saturação). Escreveu três livros sobre o assunto:Uma notação da Cor(1905);Atlas do Sistema de Cor Munsell (1915) e um publicado postumamente, A Grammar of Color (1921) Após sua morte um de seus filhos criou a Munsell Color Foundation.
  • Wilhelm Ostwald

    Wilhelm Ostwald
    Letônia1853-Leipzg 1932. Até o fim de sua vida, as cores foram por ele estudadas, no esforço de encontrar uma padronização científica das mesmas. Ele desenvolveu o cone duplo de cores, que permite uma classificação com maior precisão. Hoje em dia seu sistema é usado como um atlas de identificação de cores que é muito útil, particularmente para quem se interessa pelo aspecto estético da cor. O termo metamerismo foi por ele. Publicou "Ciência da Cor em 1923.
  • Gertrud Grunow

    Gertrud Grunow
    Ensinou harmonização na Bauhaus entre 1920-1924. Acreditava que cada pessoa possuía um equilíbrio universal de cor, música, percepção, forma.Esse equilíbrio, segundo ela, podia ser redescoberto através de certos exercícios físicos. Na exposição da Bauhaus de 1923, publicou "A estrutura da forma de vida através da cor, forma, som"
    1870-11 junho 1944, em Leverkusen.
    seguidores Hildegard Heitmeyer
    https://youtu.be/H72j-WYoX5I
  • Johannes Itten

    Johannes Itten
    Johannes Itten (1888–1967). Publicou The Art of Color em 1961. Pintor e arte educador na Bauhaus University , trabalhou sobre o princípio do contraste simultâneo de Chevreul. Itten propôs o conceito de “cor subjetiva”, que ele descobriu enquanto ensinava harmonia das cores em uma classe de estudantes de pintura em 1928. Os estudantes escolhiam cores, linhas e orientações que mostravam como eles eram, "sua aura" como denominou Itenn. Ele associou essas paletas subjetivas às 4 estações do ano.
  • Robert C. Dorr (1905–1979)

    Robert C. Dorr  (1905–1979)
    Artista americano que trabalhando como pintor de cartazes teatrais em Chicago observou acuradamente, e pela primeira vez, os sub tons da pele humana criando a partir daí 2 chaves de cor (Color Key System) para esta análise; Cada uma das chaves está relacionada com a maior ou menor adição de azul, ou de amarelo na cor base. Na chave 1 a pele se harmoniza mais com magenta (redwich purple) e na chave 2 com laranja; As cores em cada uma das chaves se harmonizam entre si.
  • Belle Northrup

    Belle Northrup
    Escreveu em 1936 um artigo chamado "An approach to the problem of costume and personality" onde aplicou os conceitos de yin e yang ao estilo pessoal.
  • Fernand Aubry

    Maquiador e cabeleireiro francês que criou o termo "Visagisme". Visagisme vem do francês visage, que significa “rosto”. O visagisme é a aplicação de um conjunto de conceitos ( através de técnicas a eles relacionadas), que são usados para valorizar a beleza natural de um rosto.
  • Charleszine Wood Spears

    Charleszine Wood Spears
    Escreveu "How to Wear Colors,": With Emphasis on Dark Skins, sendo a pioneira na abordagem do uso de cores respeitando as especificidades das peles negras.
  • Ella Mae Washington

    Escreveu Colour in Dress for Dark-Skinned People, baseado em sua tese de mestrado em 1941
  • "The Charming Woman"

    "The Charming Woman"
    Em 1950, a revista "The Charming Woman" possuia um “Guia de Análise Pessoal” que oferecia uma paleta de cores para roupas e maquiagem.
  • Suzanne Caygill

    Suzanne Caygill
    Suzanne Caygill (1911-1994) Combinou a teoria sazonal de Itten com a psicologia das cores de Goethe.Iníciou seus estudos em 1942. Foi a primeira a colocar em prática um sistema de análise coloração pessoal com nomenclatura sazonal. Descreveu 24 tipos básicos de cores (6 para cada estação). Pra ela a coloração pessoal também carrega informações sobre a personalidade e estilo. Em 52 teve um programa na TV: "Living with Suzanne". Em 1980 publicou o livro "Color: The Essence of You";
  • Joseph Albers

    Joseph Albers
    Joseph Albers (1888-1976). Pintor e professor de arte por toda a vida, foi aluno da primeira turma de Itenn na Escola Bauhaus. Em 1963 publicou "Interaction of Color" no qual apresenta sua teoria de que as cores são governadas por uma lógica interna e enganosa.
  • Joan Songer e John Kitchener

    Joan Songer e John Kitchener
    Fundadora do "Personal Style Counselors" PSC. Seguidora de Suzanne Caygill, seguiu seu princípio de análise sazonal com 24 paletas pessoais, mas criou uma metodologia de análise de paletas mais fácil de ser aplicada. John Kitchener é o atual diretor.
    "Onde estou indo? Como eu gostaria de ser percebido?" São as 2 perguntas chaves propostas por Joan a seus clientes.
  • Bernice Kentner (Color Me a Season)

    Bernice Kentner (Color Me a Season)
    Bernice Kentner (1929-2018) No início dos anos 1970, ela começou a dar palestras sobre análise de cor, e alguns anos mais tarde (1978), escreveu o livro "Color Me a Season" que impulsionou a análise de cores na década de 80. Seu sistema diferiu do de Carol Jackson por enfatizar a análise do sub tom de pele, em seguida a cor dos olhos (considerada por ela como de importância secundária) e, por último, a cor dos cabelos (de importância terciária), para a análise de paletas pessoais.
  • Deborah Chase

    Deborah Chase
    Estudiosa dos fundamentos científicos da beleza e prevenção ao envelhecimento da pele, escreveu 12 livros. O mais famoso foi "The medically no-nonsense beauty" em 1974.Nele ela trouxe ao público leigo informações claras sobre os pigmentos que compõe a coloração da pele humana (caroteno, hemoglobina e melanina) e como suas diferentes proporções levam aos vários subtons de pele (ela chegou a identificar 50)
    https://nononsensebeauty.wordpress.com/
  • Carole Jackson (Color Me Beautiful)

    Carole Jackson (Color Me Beautiful)
    Carole Jackson juntamente com Sari Martin e Mary Murphy, simplificaram bastante o sistema sazonal de Suzanne Caygil criando o sistema Color me Beautiful das 4 estações em 1975. Carol escreveu o livro de grande sucesso Color Me Beautiful (1980) que na década de 80 popularizou e também mercantilizou, através da criação da Empresa Color me Beautiful, a análise de coloração pessoal (com consultores espalhados por todos os EUA) e a introdução da venda de paletas impressas portáveis
  • Norma Virgin (Color Alliance)

    Norma Virgin (Color Alliance)
    Sistema inicialmente pertencente à companhia Beauty For All Seasons (BFAS), fundada por Norma Virgin em 1976, cujo forte sempre foi a coloração no meio corporativo. Em 2016 foi adquirido pela corporação Color Me Beautiful, sua concorrente até então; Atualmente (2021) seus testes são feitos de forma mista: por um analista e por computador. Chega-se a ter 332 subestações.
  • Carolyn Miller (House of Color)

    Carolyn Miller (House of Color)
    Em 1980, a consultora de imagem, Carolyn Miller, introduziu no sistema de 4 Estações a flexibilidade necessária para respeitar cada tom de pele individual, criando sistema House of Color, uma empresa britânica sediada em Londres. Em 2008, a empresa foi comprada dos Diretores que se aposentavam por 4 franqueados existentes no Reino Unido e nasceu o sonho de franquear nos EUA. Em 2010 foi treinado o primeiro franqueado nos EUA, de onde HOC se expandiu para vária partes do mundo.
  • Carla Mathis

    Carla Mathis
    Discípula direta de Suzanne Caygil.Fundadora do "The Body Beautiful Insititute" em 1981 ( chamava-se ColorStyle) que até hoje forma consultores de estilo do mundo todo ; Em 1994 escreveu o livro "The Triumph of Individual Style"
  • Jo Peddicord

    Jo Peddicord
    (1925-2019) Maquiadora de renome, escritora e palestrante, seguiu e divulgou as premissas de Bernice Kentner na coloração pessoal. Começou a trabalhar na área de coloração pessoal em 1984. Escreveu o livro "Look Like a Winner After 50"
  • Doris Pooser

    Doris Pooser
    Foi a primeira a dar ênfase no contraste das cores pessoais na análise da paleta pessoal. Escreveu "Always in Style with Color Me Beautiful" em 1985, neste livro ela aborda o importante conceito da fluidez entre paletas, incluindo assim pessoas que ficam justamente nessa zona de passagem entre uma paleta e outra.
  • Joan Nicholson

    Joan Nicholson
    Em 1986 escreveu Color Wonderful, tendo sido a primeira autora a esquematizar testes em que a afinidade com variados contrastes de cores, juntamente com as dimensões de intensidade e profundidade das cores, foram considerados mais importantes que a temperatura da pele para definir a paleta pessoal
  • Outros seguidores de Suzanne Caygill

    Outros seguidores de Suzanne Caygill
    1-Lois Marlow-Scott (1934-2017)
    2-Anne Sagendorph-Moon treinada no Método Caygill 1980's
    3-Rochele HC Hirsch; estudou e trabalhou com Suzanne Caygill por 12 anos (1982-1994).Se graduou na Academy of Color em 1989;http://colorbyrochele.com/
    Ainda mantem o sistema de elaboração de paletas sazonais personalizadas e feitas artesanalmente.
    Veja mais em https://www.facebook.com/groups/suzanne.info
  • Kathryn Kalisz (1948-2010)

    Kathryn Kalisz (1948-2010)
    Colorista na Munsell Color Co. Aí, após muitos anos de estudos e projeções estatísticas dos dados nesta companhia, chegou à conclusão que cerca de 2/3 da humanidade deve possuir sub tons neutros de pele e, portanto, não se encaixavam no tradicional sistema de 4 estações. A partir daí, desenvolveu o sistema sazonal expandido com 12 categorias: Twelve-Tone Color System™. Em 2002 fundou o SciART (CEO até 2010); Escreveu "Understanding Your Color' (1996)
  • Jean Patton

    Jean Patton
    Em 1991 escreveu o livro "Color to Color", onde abordou as especificidades da análise de coloração pessoal para as mulheres afrodescendentes e latino-americanas;
  • Mary Spillane and Christine Sherlock

    Mary Spillane and Christine Sherlock
    Mary (foto) e Christine, Escreveram juntas "Color Me Beautiful's Looking Your Best" dando ampla divulgação através da corporação CMB ao método sazonal expandido com 12 estações criado em 1991 por Kathryn Kaliz.
  • Angela Wright

    Angela Wright
    Desde a década de 70 foi estudiosa profunda da psicologia das cores. Em 1995 escreveu 'The Beginner's Guide to Colour Psychology' , uma referência importante no assunto.
  • Seguidores de Kathryn Karlisz

    Maytee Garza; Kerry Stitch
    Chistine Scaman
  • Darlene Mathis

    Darlene Mathis
    Escreveu "Women of Color: The Multicultural Guide to Fashion and Beauty Paperback" com uma abordagem étnica da Coloração Pessoal.
  • Philip Hallawell

    Philip Hallawell
    Em 2003 publicou o livro “Visagismo: harmonia e estética”. É considerado o introdutor do visagismo no Brasil. https://www.youtube.com/watch?v=hSBArD9szE8
  • Kettlewell Colours

     Kettlewell Colours
    Melissa e seu esposo fundaram Kettlewell Colours em 2004, primeira grande empresa a vender roupas por paleta de cores
  • CMB migra do sistema Sazonal para o tonal

    CMB migra do original sistema Sazonal para o tonal de análise de cores adotando 24 diferentes paletas tonais.
  • Veronique Henderson

    Veronique Henderson
    Diretora de criação da corporação Color me Beautiful, que juntamente com a escritora Veronique Henderson, escreveu o livro "Color Me Confident: Change Your Look - Change Your Life!". Este livro se tornou referência como guia de auto análise das paletas de cores. Ela considera o contraste pessoal o ponto de partida para a análise da coloração pessoal.
  • Sistema Color Clock (Leatrice Eiseman-Pantone)

    Sistema Color Clock  (Leatrice Eiseman-Pantone)
    Leatrice Eiseman em parceria com a Pantone cria um sistema simplificado de análise de coloração pessoal com apenas 3 grupos de paletas e uma paleta de neutros (crossover) que atende todas as 3 indistintamente ; As 3 paletas principais chamam-se Sunrise, Sunlight e Sunset baseadas nas diferentes luminosidades no decorrer de um dia.
  • Ferial Youakim

    Ferial Youakim
    Criou o The Universal 4x4 Color System que acrescenta 4 novas paletas ao tradicional sistema de 12 estações. Ela.partiu da declinação de cada paleta sazonal "pura" em 3 outras versões: uma versão levemente iluminada, ou seja, com um acréscimo imaginário de branco (/ tinted); outra versão levemente escurecida, com um toque de preto (shaded ); e por fim, uma versão suavizada por um véu de cinza (toned).
  • Daniele da Mata (Brasil)

    Daniele da Mata (Brasil)
    Fundadora em 2014 da escola de maquiagem para mulheres negras do Brasil, a DaMata Makeup; Foi consultora da Mac e Avon nos seus pioneiros estudos sobre maquiagem para peles negras.
  • Lora Alexander

    Lora Alexander
    Criou o ColorBreeze System. Lora Alexander foca nas subestações "suaves", imaginando as variações de cores manchadas por diferentes tons de cinza, mais frio ou mais quente (tendendo ao marrom), mais claro ou mais escuro. Em seu sistema, ilustrado por um esquema que lembra o de Munsell de uma maneira vintage, as subestações chegaram inicialmente a 22 e depois a 28.
  • Chistine Scaman

    Com fortes influências de S.Caygill e discípula de Kathryn Kalisz, em 2018 escreveu o livro Return to your Natural Colors, referencia mais completa e atual do Sazonal Expandido.