Personal color analysis (PCA)

  • 1236

    Qutb al-Din al-Shirazi

    Qutb al-Din al-Shirazi
    Cobadim de Xiraz (1236-1311) , astrônomo persa, foi um dos primeiros a observar o fenômeno do espectro das cores no arco íris.
  • Robert Boyle

    Robert Boyle
    Robert Boyle (1627-1691) Químico irlandês que elaborou o conceito das 3 cores primárias (amarelo, azul e vermelho)
  • Isaac Newton

    Isaac Newton
    Isaac Newton (1642-1726-?27). Foi o primeiro a explicar cientificamente o Arco íris, descrevendo e fazendo uma projeção do espectro de 7 cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo, púrpura; Demonstrou também como o prisma decompõe a luz branca no espectro de cores do arco íris. Fez o primeiro círculo de cores em 1666.
  • James Sowerby

    James Sowerby
    21 /03/ 1757 – 25/10/1822) Foi um ilustrador e naturalista britânico. Escreveu "A New Elucidation of Colours".
  • Goethe

    Goethe
    Johann Wolfgang Von Goethe (1749-1832). Em 1810 publica o livro Teoria das cores (Zur Farbenlehre) que veio a influenciar fortemente pintores como Turner e Kandinsky. Foi o primeiro a associar aspectos psicológicos e fisiológicos às cores. Goethe supera o sistema de Newton, com a percepção do efeito sensual e moral das cores as divididindo em categorias tais como poderosas, suaves e brilhantes. Foi ele também que propôs o 2º modelo de círculo das cores (o 1º foi o de Newton).
  • Chevreul

    Chevreul
    Michel Eugène Chevreul (1786–1889): Químico francês superintendente da Gobelins Manufactory em Paris. Escreveu 4 tratados sobre a cor. Entre eles, a "A lei do contraste simultâneo" das cores ( De la loi du contraste simultané des couleurs), livro que foi editado em 1839: Este livro é um estudo sobre a percepção das cores em simultaneidade.
  • Godey’s Lady’s Book (1855 and 1859)

    Godey’s Lady’s Book (1855 and 1859)
    Publicações feitas neste popular magazine americano, onde as melhores cores para mulheres loiras e castanhas eram sugeridas a partir dos conceitos extraídos das teses de Chevreul.
  • William Henry Perkin

    William Henry Perkin
    Perkin , um jovem químico inglês, foi o primeiro a produzir um pigmento sintético (malva, "mouve" em inglês), dando início a uma nova era na produção de pigmentos que antes eram somente os que se extraia da natureza.
  • Charles Blanc

    Charles Blanc
    Critico de arte francês, escreveu o livro Grammaire des Arts du Dessin. Explorou novas possibilidades de estudo do círculo das cores a partir dos estudos de Chevreul sobre os contrastes simultâneos das cores.
  • Munsell

    Munsell
    Albert Henry Munsell (1858–1918); Pintor, professor de arte e inventor do Sistema de Cores de Munsell.Visitou os trabalhos de Chevreul na Manufatura de tapetes Gobelin e estudou cores na França. Desenvolveu o sistema de 3 dimensões das cores (Matiz, Luminosidade e Saturação). Escreveu três livros sobre o assunto: uma notação Cor (1905), Atlas do Sistema de Cor Munsell (1915) e um publicado postumamente, A Grammar of Color (1921) Após sua morte um de seus filhos criou a Munsell Color Foundation.
  • Wilhelm Ostwald

    Wilhelm Ostwald
    Letônia1853-Leipzg 1932. Até o fim de sua vida, as cores foram estudadas, no esforço de encontrar uma padronização científica para cores. Ele desenvolveu o cone duplo de cores, que permite uma classificação com maior precisão. Hoje em dia seu sistema é usado como um atlas de identificação de cores que é muito útil, particularmente para quem se interessa pelo aspecto estético da cor. O termo metamerismo foi proposto pelo químico alemão. Publicou "Ciência da Cor em 1923.
  • Gertrud Grunow

    Gertrud Grunow
    Ensinou harmonização na Bauhaus entre 1920-1924. Acreditava que cada pessoa possuía um equilíbrio universal de cor, música, percepção, forma.Esse equilíbrio, segundo ela, podia ser redescoberto através de certos exercícios físicos. Na exposição da Bauhaus de 1923, publicou "A estrutura da forma de vida através da cor, forma, som"
    1870-11 junho 1944, em Leverkusen.
    seguidores Hildegard Heitmeyer
    https://youtu.be/H72j-WYoX5I
  • Johannes Itten

    Johannes Itten
    Johannes Itten (1888–1967). Publicou The Art of Color em 1961. Pintor e arte educador na Bauhaus University , trabalhou sobre o princípio do contraste simultâneo de Chevreul. Itten propôs o conceito de “cor subjetiva”, que ele descobriu enquanto ensinava harmonia das cores em uma classe de estudantes de pintura em 1928. Os estudantes escolhiam cores, linhas e orientações que mostravam como eles eram, "sua aura" como denominou Itenn. Ele associou essas paletas subjetivas às 4 estações do ano.
  • Robert C. Dorr (1905–1979)

    Robert C. Dorr  (1905–1979)
    Artista americano que trabalhando como pintor de cartazes teatrais em Chicago observou acuradamente, e pela primeira vez, os sub tons da pele humana criando a partir daí 2 chaves de cor (Color Key System) para esta análise; Cada uma das chaves está relacionada com a maior ou menor adição de azul, ou de dourado na cor base. Na chave 1 a pele se harmoniza mais com magenta (redwich purple) e com laranja, na chave 2; As cores de cada chave se harmonizam entre si.
  • Belle Northrup

    Belle Northrup
    Escreveu em 1936 um artigo chamado "An approach to the problem of costume and personality" onde aplicou os conceitos de yin e yang ao estilo pessoal.
  • Fernand Aubry

    Maquiador e cabeleireiro francês que criou o termo Visagismo. Visagisme vem do francês visage, que significa “rosto”.O visagismo é o conjunto de técnicas usado para valorizar a beleza de um rosto.
  • Suzanne Caygill

    Suzanne Caygill
    Suzanne Caygill (1911-1994) Combinou a teoria sazonal de Itten com a psicologia das cores de Goethe (início dos estudos em 42). Foi a primeira a colocar em prática um sistema de análise sazonal de cores. A coloração pessoal carrega informações sobre a personalidade e estilo. Através da análise das cores e texturas da pele, cabelo, e olhos pode-se encontrar a paleta pessoal de cada um. Em 52 teve um programa na TV: "Living with Suzanne".1980 publicação do livro "Color: The Essence of You" ;
  • Joseph Albers

    Joseph Albers
    Joseph Albers (1888 - 19760. Pintor e professor de arte por toda a vida, foi aluno da primeira turma de Itenn na Escola Bauhaus. Em 1963 publicou "Interaction of Color" no qual apresenta sua teoria de que as cores são governadas por uma lógica interna e enganosa.
  • Joan Songer e John Kitchener

    Joan Songer e John Kitchener
    Fundadora do "Personal Style Counselors" PSC. Seguidora de Suzanne Caygill, seguiu seu princípio de paletas estritamente individuais, mas criou uma metodologia de análise de paletas mais fácil de ser aplicada. John Kitchener é o atual diretor.
    "Onde estou indo? Como eu gostaria de ser percebido?" Perguntas chaves propostas por Joan a seus clientes.
  • Deborah Chase

    Deborah Chase
    Estudiosa dos fundamentos científicos da beleza e prevenção ao envelhecimento da pele, escreveu 12 livros. O mais famoso foi "The medically no-nonsense beauty" em 1974.Nele ela trouxe ao público leigo informações claras sobre os pigmentos que compõe a coloração da pele humana (caroteno, hemoglobina e melanina) e como suas diferentes proporções levam aos vários subtons de pele (ela chegou a identificar 50)
    https://nononsensebeauty.wordpress.com/
  • Bernice Kentner

    Bernice Kentner
    Bernice Kentner (1929-2018) No início dos anos 1970, ela começou a dar palestras sobre análise de cor, e alguns anos mais tarde, escreveu o livro "Color Me a Season" que impulsionou a análise de cores na década de 80. Seu sistema diferiu do de Carol Jackson por enfatizar bastante a análise do sub tom de pele, em seguida a cor dos olhos (consideradas por ela com importância secundária) e por último a cor dos cabelos (importância terciária), para a análise de paletas pessoais.
  • Carole Jackson

    Carole Jackson
    Escreveu o livro de grande sucesso Color Me Beautiful (1980) que na década de 80 popularizou a análise de coloração pessoal através do sistema simplificado de 4 estações e a introdução das paletas impressas portáveis.
  • Carla Mathis

    Carla Mathis
    Discípula de Suzanne Caygil.Fundadora do "The Body Beautiful Insititute" em 1981 ( chamava-se ColorStyle) que até hoje forma consultores de estilo do mundo todo ; Em 1994 escreveu o livro "The Triumph of Individual Style"
  • Jo Peddicord

    Jo Peddicord
    (1925-2019) Maquiadora de renome, escritora e palestrante, seguiu e divulgou as premissas de Bernice Kentner na coloração pessoal. Começou a trabalhar na área de coloração pessoal em 1984. Escreveu o livro "Look Like a Winner After 50"
  • Doris Pooser

    Doris Pooser
    Foi a primeira a dar ênfase no contraste das cores pessoais na análise da paleta pessoal. Escreveu "Always in Style with Color Me Beautiful" em 1985
  • Outros seguidores de Suzanne Caygill

    Outros seguidores de Suzanne Caygill
    1-Lois Marlow-Scott (1934-2017)
    2-Anne Sagendorph-Moon treinada no Método Caygill 1980's
    3-Rochele HC Hirsch; estudou e trabalhou com Suzanne Caygill por 12 anos (1982-1994) Se graduou na Academy of Color em 1989;http://colorbyrochele.com/
    Suguem a linha da elaboração de paletas estritamente personalizadas, feitas artesanalmente.
    Veja em https://www.facebook.com/groups/suzanne.info
  • Kathryn Kalisz (1948-2010)

    Kathryn Kalisz (1948-2010)
    Colorista na Munsell Color Co. Aí, após muitos anos de estudos e projeções estatísticas dos dados nesta companhia, chegou à conclusão que cerca de 2/3 da humanidade deve possuir sub tons neutros de pele e, portanto, não se encaixam no tradicional sistema de 4 estações. A partir daí, desenvolveu o sistema sazonal expandid com 12 categorias: Twelve-Tone Color System™. Em 2002 fundou o SciART (CEO até 2010); Escreveu "Understanding Your Color' (1996)
  • Mary Spillane and Christine Sherlock

    Mary Spillane and Christine Sherlock
    Mary (foto) e Christine, Escreveram juntas "Color Me Beautiful's Looking Your Best" dando ampla divulgação ao método sazonal expandido com 12 estações criado em 1991 por Kathryn Kaliz.
  • Angela Wright

    Angela Wright
    Desde a década de 70 foi estudiosa profunda da psicologia das cores. Em 1995 escreveu 'The Beginner's Guide to Colour Psychology' , uma referência importante no assunto.
  • Seguidores de Kathryn Karlisz

    Maytee Garza; Kerry Stitch
  • Philip Hallawell

    Philip Hallawell
    Em 2003 publicou o livro “Visagismo: harmonia e estética”. É considerado o "pai" do visagismo no Brasil. https://www.youtube.com/watch?v=hSBArD9szE8
  • Veronique Henderson e Pat Henshaw

    Veronique Henderson e Pat Henshaw
    2 autoras da corporação Color me Beautiful escreveram o livro "Color Me Confident: Change Your Look - Change Your Life!" um livro que se tornou referência como guia de auto análise das paletas de cores.
  • Ferial Youakim

    Ferial Youakim
    Criou o The Universal 4x4 Color System que acrescenta 4 novas paletas ao tradicional sistema de 12 estações. Ela.partiu da declinação de cada paleta sazonal "pura" em uma versão levemente iluminada, ou seja, com um acréscimo imaginário de branco (/ tinted), escurecido com um toque de preto (shaded ) ou suavizado por um véu de cinza (toned).
  • Daniele da Mata

    Daniele da Mata
    Fundadora em 2014 da escola de maquiagem para mulheres negras, DaMata Makeup; É consultora da Mac e Avon sobre maquiagem para peles negras
  • Lora Alexander

    Lora Alexander
    Criou o ColorBreeze System. Lora Alexander foca nas subestações "suaves", imaginando as variações de cores manchadas por diferentes tons de cinza, mais frio ou mais quente (tendendo ao marrom), mais claro ou mais escuro. Em seu sistema, ilustrado por um esquema que lembra o de Munsell de uma maneira vintage, as subestações chegaram inicialmente a 22 e depois a 28.
  • Color Alliance color analysis

    Color Alliance color analysis
    Sistema adquirido pela Color Me Beautiful coporação; Nele os testes são feitos de forma mista: por um analista e por computador. Chega-se a ter 332 subestações.