Paganismo

Timeline created by isagiujoãov
  • 4000 BCE

    Idealização da Deusa Tríplice

    Idealização da Deusa Tríplice
    Ideia de que toda mulher tem esses 3 arquétipos dentro de si:
    deusa mãe: a que nutre e devora, fértil, acolhedora e criativa.
    Anciã: bruxa, sabia e intuitiva
    virgem(donzela): solta, alegre, guerreira
  • Period: 300 to 600

    O início

    eram praticadas religiões que cultivavam o respeito pelas forças vivas e sagradas da Natureza nas mitologia greco-romana e tradições politeístas europeias e norte-africanas pré-cristãs.
  • 313

    Demonização dos Deuses

    Demonização dos Deuses
    Demonização dos animais e dos deuses pagãos
    Com o domínio do cristianismo, os cristãos começaram a demonizar animais e deuses de outras religiões, como:
    Bode-
    Paganismo: Fertilidade
    Cristianismo: Algo vindo do demônio
  • 476

    Torturas

    Torturas
    Muitos padres e cristãos da época desconfiavam das mulheres serem bruxas (que na época era uma coisa ruim), com isso mulheres eram torturadas até dizerem a verdade e convencerem os torturadores. Algumas mulheres até de tanto sofrerem confessavam crimes que não haviam cometido para se livrar da dor.
  • 1000

    Evolução na religião oficial

    houve a evolução do paganismo para religião cristã que se tornou oficial no Império, quando o catolicismo passou a tratar como “pagãos” romanos que continuavam fiéis às suas antigas religiões politeístas e não se convertiam ao cristianismo. Paganismo se tornou sinônimo de idolatria dos que não se convertiam ou não eram batizados, mera substituição do termo “gentio” que judeus usavam para quem não era de sua religião ou “infiéis”.
  • Period: 1350 to 1370

    Boatos e conspirações

    Na parte central da Europa, começaram a surgir rumores e pânico que estariam tentando destruir os reinos cristãos; falava-se de conspirações por parte dos turcos otomanos e de associações entre judeus e leprosos ou judeus e bruxas. Os judeus que por toda Idade Média tiveram liberdade de religião começaram a ser vistos com desconfiança. Depois da enorme devastação decorrente da peste negra esses rumores aumentaram e passaram a focar mais em bruxas.
  • 1430

    Acusações Injustas

    Mulheres muito bonitas também eram acusadas de bruxaria mais frequentemente, elas eram acusadas de possuir os homens e os matar após o casamento.
  • 1450

    Caça às Bruxas

    Caça às Bruxas
    A Caça às Bruxas atingiu tanto terras católicas como protestantes.
    Curandeiras passaram a ser alvo fácil, já que as autoridades não viam distinção.
    Na Idade Moderna, milhares de pessoas inocentes foram torturadas e mortas. Muitas pessoas foram julgadas por denúncias de vizinhos invejosos. Em alguns casos, também se verificou alegações falsas de prática de bruxaria e de estar possuído pelo demônio, com o fim de se apropriar ilicitamente de bens alheios ou como uma forma de vingança.
  • 1453

    Transição das festas

    Transição das festas
    Os cristãos querendo a transição do paganismo para o cristianismo,começaram a criar festivais parecidos com os dos pagãos para forçarem a transição de uma festa para a outra.
    Exemplo: O nascimento do Deus sol que ocorre no solstício de inverno no sábado de Yuli foi substituído pelo natal, e até mesmo o pinheiro (árvore de natal) foi tirado do paganismo.
  • A primeira da Alemanha

    A primeira da Alemanha
    Em 1627 Katharina Henot foi a primeira. Depois que a influente comerciante foi condenada e executada por "magia maléfica", iniciou-se uma avalancha de processos por bruxaria na cidade alemã de Colônia: nos três anos seguintes, pelos menos 24 mulheres foram acusadas e mortas.