-
A estreia foi na TV Excelsior de São Paulo com o nome Os Adoráveis Trapalhões com o galã Wanderley Cardoso, o diplomata Ivon Cury, o estourado Ted Boy Marino e o palhaço Renato Aragão, o "Didi Mocó", além de Manfried Sant'anna, o "Dedé Santana".
-
No mesmo ano houve mudança com os integrantes. A entrada do sambista participante de Os Originais do Samba Antônio Carlos Bernardes Gomes, o "Mussum", e de Mauro Faccio Gonçalves, o "Zacarias", tornar-se um dos quadros mais famosos da TV brasileira.
-
O formato clássico do programa Os Trapalhões estreava na TV Globo com Didi, Dedé, Mussum e Zacarias para se tornar um fenômeno de popularidade no Brasil. O humor brasileiro mudou de cara para sempre. Mais de quatro décadas atrás, entrando para o Guinness Book como o humorístico de maior duração da televisão, com 30 anos de exibição.
-
Entre os maiores sucessos cinematográficos estão: O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão (1977), com 5,8 milhões de espectadores; Os Saltimbancos Trapalhões (1981), com 5 milhões; Os Trapalhões na Guerra dos Planetas (1978), com 5 milhões; O Cinderelo Trapalhão (1979), com 4,7 milhões; Os Trapalhões na Serra Pelada (1982), com 4,7 milhões; O Casamento dos Trapalhões (1988), com 4,5 milhões; e Os Vagabundos Trapalhões (1982), com 4,4 milhões de espectadores.
-
O humorístico estreou sem a presença de Zacarias, sem aquela risada na TV foi preciso reformular a atração que se dividia em duas partes: uma com atrações musicais e a outra se passava no "Trapa Hotel". No hotel cada trapalhão tinha uma função: Didi era o secretário-geral, Dedé era o secretário de esportes e lazer e Mussum era o segurança.
-
Após o falecimento de Mussum, o grupo foi desfeito, mas durante algum tempo a Globo exibiu reprises de seus programas. Renato Aragão e Dedé Santana posteriormente voltaram a atuar na TV, porém sem refazer a dupla.
-
Após alguns anos a Rede Globo reergueu sua parceria com Aragão no programa de televisão A Turma do Didi, dirigido por Guto Franco. O episódio foi transmitido em 22 de junho de 2008 e contou com a participação dos amigos juntos, com o eterno "Didi mocó"!
-
Depois de ter ficado 14 anos afastado da Rede Globo e após diversas negociações, em junho de 2008 Dedé voltou a trabalhar com o atual parceiro Renato Aragão, e o retorno foi no programa humorístico A Turma do Didi, da Rede Globo, onde Dedé foi recebido com muita festa por toda a equipe do programa, com a música "No Mundo da Lua".
-
Os Trapalhões foi um revival de comédia da série homônima, em comemoração dos 40 anos da série original. Foram produzidos 10 episódios, com veteranos trapalhões Didi Mocó (Renato Aragão) e Dedé Santana com uma nova geração de novatos de Trapalhões: sobrinhos dos personagens originais.
Porém, devido a recepção negativa de público e crítica, o programa acabou cancelado em 10 de abril de 2018 após uma temporada com apenas dez episódios. -