Para timeline

Minha passagem pela vida

  • Apr 22, 1500

    Começa minha história - Chegada dos Portugueses ao Brasil

    Começa minha história - Chegada dos Portugueses ao Brasil
    Resumo sobre o Descobrimento do Brasil, primeiros contatos com os índios, contexto histórico, curiosidades
    Esse acontecimento marca o inicio da minha formação pois meu pai é descendente de portugueses, ou seja, o pai dele portugues veio para se casar e minha avó era filha de portugueses também.
  • Apr 25, 1500

    Faz parte da minha história - Indios

    Faz parte da minha história - Indios
    http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=lang_pt&id=6MZRNldDlnoC&oi=fnd&pg=PA13&dq=Indios+no+brasil&ots=q3XQcxVJG5&sig=bWorZhLPUbU-hEAiubd0uDVN6zs#v=onepage&q=Indios no brasil&f=false
    Meu avó materno é filho de indios da tribo botocudos e minha avó descendente de portugueses.
  • Nasce a Cidade de Serro Frio

    Nasce a Cidade de Serro Frio
    HISTÓRIA
    Nesta cidade é onde começa toda a história de minha família, pois foi onde meus pais nasceram.
  • Nascimento do meu pai - Francisco Souza de Oliveira - ( Serro Frio - Minas Gerais )

    Nascimento do meu pai - Francisco Souza de Oliveira -  ( Serro Frio - Minas Gerais )
    Filho de Getulio Souza de Oliveira e Rita Rosa Rodrigues, Francisco Souza de Oliveira ficou orfão ainda muito cedo, foi criado pela irmã mais velha,estudou em seminário até completar o primario. Com 18 anos veio para o Rio de Janeiro trabalhar onde exerceu varias atividades, entre elas como auxiliar administrativo em um jornal, muito boemio morava na Lapa.
  • Nascimento da minha mãe - Serro Frio (Minas Gerais)

    Nascimento da minha mãe  - Serro Frio (Minas Gerais)
    Maria das Dores dos Santos, filha de Pedro Firmino dos Santos e Expedita Fernandes Leão, enfrentou dificuldades desde cedo. O pai descendente de índios da etnia Botocudos, era garimpeiro, quase não tinha contato com a família. A mãe faleceu ao dar a luz ao terceiro filho do casal, deixando minha mãe com 5 anos e o meu tio José de 3. Com o falecimento da esposa, meu avô levou o menino para o garimpo e formou uma nova família e minha mãe foi morar com a avó materna. Já adolescente foi para BH.
  • Casamento dos meus pais

    Casamento dos meus pais
    Era o ano de 1956. Na cidade de Belo Horizonte Francisco e Maria se casam e vem morar em Copacabana, na cidade do Rio de Janerio. Nasce em 1957 Rosangela, em 1958 Ricardo e em 1960 Riany. Em 1964 meu pai com sérios problema com alccol passa por grande dificuldade econômica e acabam indo morar em Japeri numa casa de sapé.Nasce José e em 1966 Robson. Esta é a minha família.
  • O Golpe Militar, 1964

    O Golpe Militar, 1964
    Este momento foi de grande mudança no Brasil e também em toda America Latina. No dia 01 de abril minha mãe da à luz ao meu irmão José, o mesmo nasce em casa e meu pai que nesta época trabalhava em Volta Redonda teve que vir de carona, pois não tinha condução.
    Ditadura Militar no Brasil
  • UNE - A reação dos estudantes no Golpe Militar de 1964

     UNE - A reação dos estudantes no Golpe Militar de 1964
  • HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

    HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
  • Gente cheguei...

    Gente cheguei...
    Pois é, era uma 6ª feira 16 de março de 1968, nasci as 08:10 no Hospital Nossa Senhora de Fatima em Nova Iguaçu, venho ao mundo no ano que não terminou, momento de luta, sonhos, desejos de mudança, signo de peixes com ascendente em áries. Vamos a luta, pois nada vai ser facíl, o mundo me espera........
  • Inicio dos meus estudos no Colégio Dom João VI

    Inicio dos meus estudos no Colégio Dom João VI
    Antes de ir para uma escola regular, tive meu primeiro contato com o mundo das letras e números na casa de uma senhora chamada D. Marina que morava na rua da minha casa, a mesma alfabetizava crianças e adultos pelo MOBRAL. Aos 7 anos, já sabendo ler fui matriculada no Colégio Estadual Dom João VI onde cursei da 1ª a 4ª série.
  • Greve dos professores

    Greve dos professores
  • Colegio Estadual Professor Luis Guimarães

    Colegio Estadual Professor Luis Guimarães
    Terminado o primário tive que mudar de escola, fui para a maior escola da minha cidade, minha mãe teve que dormir na fila para conseguir esta vaga. Que susto quando cheguei, pois agora na 5ª série (hoje 6º ano) estudava de manhã, o colegio era enorme e vários professores, Que medo. Mais consegui, em 1984 já no 2º grau (Ensino Médio) fui estudar a noite, pois precisava trabalhar, situação financeira na minha casa muito dificil, Terminei em 1986. A única da minha família a concluir os estudos.
  • 1ª tentativa de entrar na Universidade

    1ª tentativa de entrar na Universidade
    FUNDAÇÃO CESGRANRIO - HISTÓRIA Em dezembro de 1986, terminando o 2º grau, prestei vestibular que na epoca o ingresso as Universidades Publicas e Privadas eram realizadas pela Fundação Cesgranrio, como era dificil, mas para minha surpresa consegui passar para Universidade Gama Filho (curso de enfermagem), minha família não tinha condições, Guardei o sonho da formação superior.
  • Cruz Vermelha Brasileira

    Cruz Vermelha Brasileira
    Como não consegui entrar na Universidade, fui para a Cruz Vermelha fazer um curso de Auxiliar de Enfermagem, tinha por vários anos participado de atividade voluntária pela Instituição tais como: Curso de 1º Socorros, Campanhas de Vacinação (Pólio, Raiva) e em 1988 ajudei dando assistência aos desabrigados da enchente de janeiro no mesmo ano. Terminado o curso em + ou -2 anos trabalhei, por um tempo na área sendo que logo descobri que não me sentia habilitada emocionalmente para lidar com pessoa
  • Nascimento da minha filha Ligia Maria de Oliveira Nonato

    Nascimento da minha filha Ligia Maria de Oliveira Nonato
    Ligia Sabado chuvoso, as 8:30 do dia 19 de junho de 1993 nasce a minha filha, criança Cristal, minha amiga, companheira. Foi um momento de grande emoção, pois quando olhei o rostinho dela, nossa, era a menina que estava sempre nos meus sonhos. Obrigado por vocês existir, te amo.
  • Nascimento da minha filha Maria Eduarda de Oliveira Pereira

    Nascimento da minha filha Maria Eduarda de Oliveira Pereira
    Dia quente, as 5:40 do dia 26 de outubro de 2004, nasce minha criança Índigo, branca como a neve, brigona, birrenta, especial de todas as formas, pois é portadora da Sindrome de Cornelia de Lange, foi a força que me faltava para ir em busca dos meus sonhos. te amo Duda.......
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
    Sonho guardado por 26 anos, chorei muito meu coração ficou em fangalhos. Pensei como conciliar trabalho, tratamento de filha especial, filha na faculdade, marido, casa. Alguém me falou: " Se vira, você tem que fazer esta faculdade, esta você não pode perder". Vai ser dificil, mas eu sempre soube que um dia eu estaria lá. E aqui estou........
  • Agradecimento

    Agradecimento
    Pois é, entregando meu trabalho ao Professor Valter Filé, quero agradecer a você pelo despertar para a pesquisa, pois estou me descobrindo e redescobrindo. E também aos meus amores, pois sem eles eu não estaria aqui, marido e filhas ( Antonio Alves, Ligía Maria e Maria Eduarda) que me aturarem quando estou estudando me dando sempre muita força. Amo vocês.