Marie curie c1920

Marie Curie

  • Nascimento

    Nascimento
    Nascida dia 7 de novembro de 1867, em Varsóvia na Polônia, Manya Salomee Sklodowska, mais conhecida como Marie Curie, foi filha de um professor de física e de uma pianista, embora aos 10 anos tenha ficado órfã da mãe. Com isso, passou também a montar um próprio grupo clandestino de estudos para as mulheres, e assim poder estudar e promover o conhecimento para outras pessoas, já que durante aquela época o país era dominado pela Rússia czarista.
  • Estudos e Trabalho

    Posteriormente, Marie Curie ganhou uma medalha ao completar o curso ginasial com louvor em 1883. Nesse mesmo período ajudou sua irmã mais velha a pagar os estudos, trabalhou como governanta e professora. Depois foi a vez da irmã retribuir o favor, e após ela se formar em Medicina, ajudou Marie a realizar seu sonho, que era estudar na Sorbonne, em Paris.
  • Mudança para Paris

    Mudança para Paris
    Mudou-se para Paris em 1891 com a ajuda financeira de seu pai, adotando assim a forma francesa para seu nome, mas para estudar nesse lugar Marie viveu em um sótão quase sem ar e com pouco orçamento para as refeições.
  • Conclusão do curso de licenciatura em Física

    Conclusão do curso de licenciatura em Física
    Concluiu em 1893 o curso de licenciatura em Física.
  • Conclusão do curso de Matemática

    Conclusão do curso de Matemática
    Em 1894, ela conclui também o curso de Matemática.
  • Descobertas novas e início de um relacionamento com Pierre Curie

    Descobertas novas e início de um relacionamento com Pierre Curie
    Quando preparava sua tese de doutorado em 1895, Marie conheceu Pierre Curie e juntos trabalharam com o tema raios urânicos, radiação que havia sido descoberta pelo físico inglês Becquerel. Dessa forma, conseguiu comprovar com seus estudos que o urânio era uma propriedade do átomo, e com isso descobriu a radioatividade.
  • Descoberta do Rádio e do Polônio

    Descoberta do Rádio e do Polônio
    Três anos depois da descoberta da radioatividade, em 1898 Pierre e Marie isolaram um elemento 300 vezes mais ativo que o urânio, o polônio, batizado por Marie em homenagem à sua pátria. Depois da descoberta do polônio, o casal Marie e Pierre encontraram outro elemento mais potente que o polônio, o rádio, visto que continuaram a purificação e cristalização.
  • Recebimento do Prêmio Nobel de Física

    Recebimento do Prêmio Nobel de Física
    O casal ganhou em 1903 o “Prêmio Nobel de Física”, por suas descobertas no campo ainda novo da radioatividade, e ainda no mesmo ano Marie Curie se tornou a primeira mulher a defender uma tese de doutorado.
  • Assumiu o cargo de assistente-chefe na Sorbonne

    Assumiu o cargo de assistente-chefe na Sorbonne
    Logo, Pierre foi nomeado professor da Sorbonne e Marie assumiu o cargo de assistente-chefe do laboratório dirigido por seu marido no ano de 1904.
  • Tornou-se a primeira professora (mulher) de Física Geral

    Tornou-se a primeira professora (mulher) de Física Geral
    Com a morte de seu marido em 1906, Marie foi eleita como substituta, tornando-se a primeira professora (mulher) de Física Geral.
  • Recebimento do Prêmio Nobel de Química

    Recebimento do Prêmio Nobel de Química
    Em 1910 obteve o rádio em estado metálico, junto com o químico francês André Debierne.
    Por isso, foi agraciada com o segundo "Prêmio Nobel", desta vez de Química.
  • Institut Radium

    Institut Radium
    No novo Institut Radium, um dos grandes centros de estudos de física nuclear e de química criado em 1909, Marie Curie organizou pesquisas, o qual esteve à frente sobre a aplicação do raio X na medicina no ano de 1914.
  • Morte

    Morte
    Após anos de trabalho diante de materiais radioativos, toda sua dedicação foi levada por uma rara doença hematológica, conhecida hoje como leucemia, já que não usava nenhuma proteção. Por isso, faleceu em 1934 perto de Sallanches, na França.