Marcos da discussão ambiental

  • 300

    Incas - limites físicos e sazonais à caça de certas espécies( Marcella Menezes)

  • Jan 1, 900

    Idade Média V-XV

    http://ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=9870&revista_caderno=5Proteção dos habitats relativos a recursos da fauna silvestre, cuja caça era praticada como exercício pela realeza e aristocracia rural da Europa.
  • Jan 1, 1423

    Decreto de proteção total de uma floresta na Polônia.

    ( Marcella M.P)
  • Revolução Industrial XVIII e XIX

    Surgiram movimentos no sentido da preservação de áreas naturais para a população como um todo.
    Até meados do século XIX, as medidas para a proteção das áreas naturais se fundamentaram na utilização desses recursos naturais por parte da população.
  • Criação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

    (Adicionado por Ana Luiza Queiroz) http://jbrj.gov.br/jardim/historia
  • Tipificado o corte ilegal de madeira

    [adicionado por Gabriel Zoccarato] O Código Criminal tipificou o crime de corte ilegal de madeira na lei nº 601/1850 e ainda discrimina incêndios criminosos e desmatamento como ocupações indevidas do solo.
  • Lei nº 601/1850 (Lei de Terras)

    Lei nº 601/1850 (Lei de Terras)
    A Lei nº 601, de 18 de setembro de1850 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L0601-1850.htm), dispõe sobre as terras devolutas do Império. Assinada por Dom Pedro II, a Lei proíbe a exploração florestal nas terras brasileiras descobertas. No entanto, a Lei foi ignorada, continuando o desmatamento para implantação da monocultura do café. (Ariadne Dias)
  • Criação de Yellowstone

    Criação de Yellowstone
    https://www.youtube.com/watch?v=eV-RQHPQu2Y
    (vídeo: Anna Carolina P. Guañabens)
  • Krüger National Park - África do Sul

    http://www.krugerpark.co.za/Primeiro a criar condições para a proteção e recuperação de populações animais que estavam sendo dizimadas em decorrência do desenvolvimento. A partir de então, os objetivos das áreas protegidas passaram a ser mais diversos e inovadores, incorporando novos conceitos que priorizavam cada vez mais a conservação da biodiversidade,(limites territoriais das áreas protegidas foram ampliados) (Marcella M.P)
  • Convenção para a Preservação da Fauna e Flora em seu Estado Natural - Londres

    A convenção estabeleceu um conceito básico para um parque nacional, e que este deveria ser controlado pelo Poder Público.
    A definição do que era um parque nacional dependia das características próprias e diversificadas em cada país ou região.
    ( Marcella M.P)
  • Criação do Código de águas

    (adicionado por Kolyvan Lima III)Decreto nº 24.643 / 1934
  • Itatiaia-Primeiro Parque Nacional Brasileiro

    http://www.icmbio.gov.br/portal/o-que-fazemos/visitacao/visite-as-unidades/188-parque-nacional-do-itatiaia.htmlEste é o primeiro parque nacional criado no Brasil. A sua fundação data de junho de 1937 e situa-se na Serra da Mantiqueira,( Marcella M.P)
  • Convenção Panamericana

    Foram definidos os conceitos de Reserva Nacional, Monumento Natural e Reserva Silvestre
  • Criação da ONU

    Adicionado por Daniel Dutra
  • Fundação da UNESCO

    Adicionado por Daniel Dutra
  • Criação da IUCN

    Criação da IUCN
  • Grande Nevoeiro

    Grande Nevoeiro
    Por cinco dias uma imensa núvem de poluição encobriu a capital inglesa e matou cerca de 4000 pessoas deixando outras milhares doente. O motivo foi o aumento da queima de carvão pela população para fins de aquecimento (havia chegado a Londres uma frente fria e o carvão de melhor qualidade havia sido usado na II Gerra).
    Por: Luiz
  • Primavera Silenciosa (Silent Spring)

    Primavera Silenciosa (Silent Spring)
    Livro publicado pela biológa Rachel Carson denunciava o uso abusivo dos agrotóxicos e os efeitos causados na saúde humana bem como alguns impactos ambientais, entre eles, primaveras mais silenciosas devido à morte de pássaros e insetos. O livro causou enorme repercussão nos EUA e no mundo.
    Por: Luiz
  • 1ª Conferência Mundial sobre Parques Nacionais

    Aprofundou os conceitos e critérios para as atividades desenvolvidas em áreas protegidas.
  • Criação da Superintendência do Desenvolvimento da Pesca - SUDEPE

    (adicionado por Kolyvan Lima III)
    Lei Delegada nº 10, de 11 de outubro de 1962
  • Conferência sobre a biosfera- UNESCO

    Propôs a necessidade de um enfoque interdisciplinar e norteou a criação do MAB1971(Programa Homem e Biosfera)
    Felipe Peixoto Rodrigues
  • Manifesto para Sobrevivência

    A revista britânica The Ecologist elabora o manifesto onde traziam dados da comunidade cientifica dizendo que um aumento indefinido de demanda não pode ser sustentado por recursos finitos. Por Davidson Peruci Moreira
  • Criação do programa MaB ou Homem e Biosfera

    Criação do programa MaB ou Homem e Biosfera
  • Convenção Ramsar

    Convenção Ramsar
    "O objetivo inicial foi o de conservação dos pássaros aquáticos e do seu habitat natural. Ao longo do tempo, a abrangência da convenção foi ampliada, passando a tratar também de tema associados à qualidade da água, à produção de alimentos e à biodiversidade em geral, em todas as regiões úmidas, inclusive de água salgada." (Fund. de Política e Gestão Ambiental, Bursztyn & Burszty, 2013, p. 87)
    Por: Luiz
  • Convenção de Estolcomo

    Convenção de Estolcomo
    Conferência da ONU sobre o Ambiente Humano, que gerou a Declaração sobre o Meio Ambiente, dando orientações aos governos e sobre o Plano de Ação Mundial com foco em educação ambiental
    Por: Anna Carolina
  • O Clube de Roma e Os Limites do Crescimento

    O Clube de Roma e Os Limites do Crescimento
    Foi um estudo elaborado por pesquisadores do MIT (USA) usando simulações em computador. Alertava para os limites físicos do Planeta segundo o modelo de crescimento vigente até então e realizou modelagem computacionais usando cinco parâmetros: população, poluição, insdustrialização, produção de alimentos e o uso de recursos naturais.
    Por: Luiz
  • PNUMA (UNEP)- Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente

    PNUMA (UNEP)- Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente
    Criado para a "promoção da cooperação internacional e pela coordenação das atividades das instituições especializadas da ONU, no tocante à proteção do meio ambiente." (Fund. de Política e Gestão Ambiental, Bursztyn & Burszty, 2013, p97)
    Por: Luiz
  • CITES - Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção

    CITES - Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção
    "teve como alvo evitar a exploração das espécies protegidas, pelo comércio internacional ilegal". (Fund. de Política e Gestão Ambiental, Burszty & Burszty, 2013, p. 87)
    Por: Luiz
  • Conferência de Tbilisi em Geórgia (URSS)

    Conferência de Tbilisi em Geórgia (URSS)
    Conferência organizada pela UNESCO com apoio do PNUMA, que resultou em um documento com as grandes orientações, princípios e recomendações para a Educação Ambiental, fundamental na implantação de um plano de gestão ambiental participativo.
    Por: Anna Carolina Paganini Guañabens
  • Pau Brasil declarada árvore nacional

    Pau Brasil declarada árvore nacional
    [adicionado por Gabriel Zoccarato] Declarado árvore nacional depois de séculos de exploração desenfreada até sua quase extinção, o Pau Brasil se tornou notório como algo a ser preservado, um símbolo. Talvez os poucos remanescentes devam-se a isso (vale considerar apenas em 2007 o Cites apertou o cerco comercial as transações não registradas da sua madeira).
  • CLRTAP - Convenção sobre a Poluição Atmosférica Transfronteiriça a Longa Distância

    CLRTAP - Convenção sobre a Poluição Atmosférica Transfronteiriça a Longa Distância
    "destinada a proteger o ambiente contra os efeitos negativos da poluição do ar e a prevenir e reduzir gradualmente a degradação da qualidade do ar e os seus efeitos, incluindo a precipitação ácida, a acidificação das massas de água e dos solos e a eutrofização." Wikipédia
    Por: Luiz
  • 1979-1989

    1979-1989
    De 1979 a 1989: Crise no mundo capistalista e instabilidade no socialista. A Guerra Fria torna-se mais acirrada.Algumas questões ambientais ficam em segundo plano enquanto os "Partidos Verdes" afloram na Europa. Uma série de acidentes ambientes de grande proporção coloca as sociedades em alerta: explosão em Chernobly, acidentes industriais e com petroleiros (França, Itália, EUA), vazamentos de gases tóxicos (Índia),
    Por: Luiz
  • Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA)

    Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA)
    A Lei nº 6.938, sancionada em 31 de agosto de 1981, dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Considerada a mais relevante norma ambiental depois da Constituição Federal da 1988, pela qual foi recepcionada, uma vez que traçou toda a sistemática das políticas públicas brasileiras para o meio ambiente. (Ariadne Dias)
  • Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento

    Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento
    A Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento foi criada pela ONU em 1983, após uma avaliação dos 10 anos de vigência das ações propostas na Conferência de Estocolmo. Presidida pela então primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brudtland, essa comissão propôs que o desenvolvimento econômico fosse integrado à questão ambiental, estabelecendo-se, assim, o conceito de “desenvolvimento sustentável”.
  • Criação do Ministério do Meio Ambiente

    (adicionado por Kolyvan Lima III)
    Decreto nº 91.145 / 1985
  • Relatório Brundtland (Nosso Futuro Comum) - ONU

    Foi criada a terminologia " desenvolvimento sustentável" assim definida: "O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades". Naquele momento o relatório já trazia à discussão a incompatibilidade entre desenvolvimento sustentável e os padrões de produção e consumo vigentes naquele momento, os quais não mudaram muito até os dias atuais. Por Davidson Peruci Moreira
  • Relatório Brundtland

    Relatório Brundtland
    Os trabalhos da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento foram concluídos em 1987, com a apresentação do “Relatório Brundtland”. Intitulado "Nosso Futuro Comum", o documento apontou a incompatibilidade entre desenvolvimento sustentável e os padrões de produção e consumo da época. Definiu-se, pela primeira vez, o conceito de desenvolvimento sustentável, não sugerindo a estagnação do crescimento econômico, mas sua conciliação com as questões ambientais e sociais. (Ariadne Dias)
  • Protocolo de Montreal

    Protocolo de Montreal
    "O Protocolo de Montreal sobre substâncias que empobrecem a camada de ozônio é um tratado internacional em que os países signatários comprometem-se a substituir as substâncias que demonstrarem estar reagindo com o ozônio (O3) na parte superior da estratosfera." (Wikipédia)
    "aparece como um dos primeiros passos supranacionais visando às negociações com relação ao clima do planeta." (Fund. de Política e Gestão Ambiental, Bursztyn & Bursztyn, 2013, p94)
    Por: Luiz
  • Constituição Federal

    Constituição Federal
  • Cunhado e definido o termo Hotspot

    Foi cunhado por Norman Myers em 1988 em um artigo publicado na The Environmentalist. Myers define como Hotspots áreas em florestas tropicais que se enquadrem em dois requisitos: Apresentem uma excepcional concentração de espécies com altos níveis de endemismo, e que estejam diante de graus de ameaça elevados. Ele inclui ai toda a Floresta Amazônica. Posteriormente o termo foi ampliado e novas áreas definidas como tal. Por Davidson Peruci Moreira.
  • Constituição da República Federativa do Brasil de 1988

    Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
    CAPÍTULO VI
    DO MEIO AMBIENTE
    Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.
    http://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/91972/constituicao-da-republica-federativa-do-brasil-1988 (Anna Carolina Paganini Guañabens)
  • Criação do IBAMA

    (Adicionado por Ana Luiza Queiroz)
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7735.htm
  • Convenção de Basiléia

    Convenção de Basiléia
    "A Convenção de Basileia sobre o Controle de Movimentos Transfronteiriços de Resíduos Perigosos e seu Depósito, foi concluída em Basileia, Suíça" "A convenção procura coibir o tráfico ilegal e prevê a intensificação da cooperação internacional para a gestão ambientalmente adequada desses resíduos." (Ministério do Meio Ambiente, em http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-perigosos/convencao-de-basileia)
    Por: Luiz
  • Reserva da Biosfera da MAta Atlantica

    Criação junto a UNESCO da reserva da biofera da Mata Atlantica. FABIOLA.
  • Rio 92

    Rio 92
  • Criação da Convenção da Diversidade Biológica

    Criação da Convenção da Diversidade Biológica
    A convenção foi aberta na Cúpula da Terra (Rio 92). Foi efetivada em 29 de Dezembro de 1993.
    Seu objetivo é o desenvolvimento the estratégias para conservação e uso sustentável da diversidade biológica. É um tratado assinado por várias partes.
  • Protocolo de Quioto

    Protocolo de Quioto
    O principal objetivo do Protocolo de Quioto é estabilizar a emissão de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera e assim frear o aquecimento global e seus possíveis impactos.
    Marcela Barreto
  • Criação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação

    Criação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação
    O SNUC divide as categorias de unidades de conservação federais em dois grandes grupos: proteção integral e uso sustentável. Sendo, de proteção integral: Estação Ecológica, Reserva Biológica, Parque Nacional, Monumento Natural e Refúgio de Vida Silvestre.E de uso sustentável: Área de Proteção Ambiental, Área de Relevante Interesse Ecológico, Floresta Nacional, Reserva Extrativista, Reserva de Fauna, Reserva de Desenvolvimento Sustentável, Reserva Particular do Patrimônio Natural
    Marcela Berreto
  • A Carta daTerra

    A Carta da Terra se preocupa com a transição para maneiras sustentáveis de vida e desenvolvimento humano sustentável. Integridade ecológica é um tema maior. FABIOLA http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental/documentos-referenciais/item/8071
  • Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança

    Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança
    O Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança é um acordo negociado dentro da Convenção sobre Diversidade Biológica com o objetivo de proteger a biodiversidade e a saúde humana de potenciais riscos causados pela transferência, manipulação e uso de organismos vivos modificados (OVMs) pela biotecnologia moderna.
    Marcela Barreto
  • Protocolo de Cartagena

    Protocolo de Cartagena
    "Este Protocolo visa assegurar um nível adequado de proteção no campo da transferência, da manipulação e do uso seguros dos organismos vivos modificados (OVMs) resultantes da biotecnologia moderna que possam ter efeitos adversos na conservação e no uso sustentável da diversidade biológica, levando em conta os riscos para a saúde humana, decorrentes do movimento transfronteiriço." Ministério do Meio Ambiente
    Por: Luiz
  • Rio +10

    Rio +10
  • Lei Federal 11.105 (dispõe sobre a Política Nacional de Biossegurança)

    Lei Federal 11.105 (dispõe sobre a Política Nacional de Biossegurança)
    "Art. 1o Esta Lei estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização sobre a construção, o cultivo, a produção, a manipulação, o transporte, a transferência, a importação, a exportação, o armazenamento, a pesquisa, a comercialização, o consumo, a liberação no meio ambiente e o descarte de organismos geneticamente modificados – OGM e seus derivados."
    Por: Luiz
  • Criação do ICMBio

  • Conferência de Copenhagen

    Conferência de Copenhagen
  • Criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos

    Criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos
  • Protocolo de Nagoya

    Protocolo de Nagoya
  • Protocolo de Nagoya

    Protocolo de Nagoya
    Após seis anos de negociação, o Protocolo de Nagoya sobre Acesso a Recursos Genéticos e a Repartição Justa e Equitativa dos Benefícios Advindos de sua Utilização para a Convenção sobre Diversidade Biológica foi adotado na décima reunião da Conferência das Partes em 29 de outubro de 2010, em Nagoya, Japão. (Ariadne Dias)
  • Acordo de Cancun - México

    Acordo de Cancun - México
    O acordo de Cancun levou à decisões muito importantes relacionadas às mudanças climáticas globais, como por exemplo assistir às pessoas mais vulneráveis para que possam se adaptar às mudanças climáticas e proteger as florestas mundiais "pois são o maior armazém de carbono do mundo". Eric
  • Acordos de Cancun

    Acordos de Cancun
    Na conferência de mudanças climáticas de 2010 das Nações Unidas alguns passos importantes foram tomados em relação à redução das emissões de gases do efeito estufa. Por exemplo mobilizar o desenvolvimento e transferir tecnologia limpa para atingir uma redução mais rápida da emissão de gases do efeito estufa.
  • Aprovação do Novo Código Florestal Brasileiro

    Aprovação do Novo Código Florestal Brasileiro
  • Rio +20

    Rio +20
  • Lei 12.651

    Estabelece medidas para a proteção de vegetação nativa e seus devidos usos. (Gisele Moreira)
  • Divulgação do relatório do IPCC

    O IPCC é o relatório intragovernamental sobre mudanças climáticas, nesta última edição do relatório foi falado a respeito do aquecimento global e a emissão de gases de efeito estufa.
    (Gisele Moreira)
  • Varsóvia 2013

    Varsóvia 2013
    Na conferência sobre mudanças climáticas das Nações Unidas na Varsóvia alguns passos foram tomados em relação à redução da emissão de gases do efeito estufa. Por exemplo a criação de um mecanismo para avaliar as perdas por países em desenvolvimento devido às mudanças climáticas. Eric
  • 19ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas

    19ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas
    (Adicionado por Luiza Alves Andrade Colen)
    A 19ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP19), que aconteceu de 11 a 22 de novembro na Polônia, acabou sem nenhum grande avanço nas negociações multilaterais. As expectativas dos países já não eram altas, por se tratar de uma conferência “de transição” para Paris (onde acontece a COP21, em 2015), quando o tratado que substituirá o Protocolo de Kyoto será firmado.
  • Marchas contra mudanças climáticas

    Marchas contra mudanças climáticas
    (Luiza Colen)
    Diversos países do mundo realizam marchas neste domingo (21/09/14) contra as mudanças climáticas. As cidades de Nova York, Londres, Paris, Bruxelas, Berlim e Sidney receberam passeatas.
  • Cúpula do Clima

    Cúpula do Clima
    Luiza Colen
    A Cúpula do Clima, que ocorre no dia 23/09/14 na sede da ONU com participação de 125 países, foi convocada pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, como um chamado ao “engajamento internacional” – em prol da preservação ambiental e da redução dos efeitos das mudanças climáticas. Internamente, ele tenta pressionar os países a ter compromisso com o tema, principalmente, pela necessidade de um consenso quanto ao acordo político pendente sobre o clima – que será votado no ano que vem.