Jogos Olímpicos

By lmmha
  • 2500 BCE

    Primeiras Manifestação do Futebol

    Primeiras Manifestação do Futebol
  • 2197 BCE

    tsu-chu

    Durante a dinastia do imperador Huang-ti, era costume chutar os crânios
    ou cabeças dos inimigos derrotados. Os crânios, que mais tarde viriam a
    ser substituídos por bolas de couro, tinham que ser chutados pelos
    soldados chineses por entre duas estacas cravadas no chão, no primeiro
    indício de traves. O esporte era chamado de tsu-chu, que em chinês,
    significa uma "bola recheada feita de couro”.
  • 2197 BCE

    O Kemari

    Significando pontapear a bola é uma variação do tsu-chu com origem no Japão. Ao contrário do desporto chinês, as mulheres não podiam participar do kemari. E difundido pelos imperadores Engi e Tenrei, e era proibido qualquer contacto corporal. O campo era quadrado e cada lado havia uma árvore: cerejeira, salgueiro, bordo e pinheiro.
  • 2197 BCE

    Continuação do kemari

    Os jogadores eram oito. Esse jogo era mais um ritual religioso do que propriamente um esporte, antes de se iniciar era realizada uma celebração para abençoar a "bola" que simbolizava o Sol e era criada artesanalmente com bambu...
  • 2197 BCE

    Os sacrifícios dos Maias

    Entre os anos de 900 e 200 a.C., na Península de Iucatã, atual México, os maias praticavam um jogo (pok ta pok) com os pés e as mãos. O objetivo do jogo era arremessar a bola num furo circular no meio de seis placas quadradas de pedras. Na linha de fundo havia dois templos, onde o atirador-mestre do grupo perdedor era sacrificado.
  • 200 BCE

    O Harpastum

    Descendente do epyskiros, o harpastum foi um esporte praticado por volta de 200 a.C. no Império Romano. O harpastum era disputado num campo retangular, divido por uma linha e com duas linhas como meta. A bola, feita de bexiga de boi, era chamada de follis.
  • 1175

    O Footbal

    O primeiro registro de um desporto semelhante ao futebol atual nos
    territórios bretões vem do livro Descriptio Nobilissimae Civitatis Londinae, de Willian Fitztephe, em 1175. A obra cita um jogo durante a Schrovetide (espécie de Terça-feira Gorda), em que habitantes de várias cidades inglesas saíram à rua chutando uma bola de couro para comemorar a expulsão dos dinamarqueses. A bola simbolizava a cabeça de um invasor
  • Como o futebol foi criado

    O jogo moderno foi criado na Inglaterra com a formação da The Football Association, cujas regras de 1863 são a base do desporto na atualidade.
    O órgão regente do futebol é a Federação Internacional de Futebol , mais conhecida pela sigla FIFA.
    A principal competição internacional de futebol é a Copa do Mundo FIFA, realizada a cada quatro anos. Este evento é o mais famoso e com maior quantidade de espectadores do mundo, o dobro da audiência dos Jogos Olímpicos.
  • Tipos de velas

    O desporto da vela classifica as embarcações segundo diferentes utilizações ou características e das quais se poderia falar de tipo de utilização, de tipo de equipagem e de tipo de casco.
    Os, consoante a dimensão do barco e a possibilidade de residir a bordo.
  • Tipo de utilização

    Vela ligeira
    Os vela ligeira, veleiros ligeiros, com patilhão amovível e para uma equipagem de um máximo de três pessoas.
  • Tipo de utilização

    De cruzeiro
    Os barcos de arlon cruzeiros, pequeno cruzeiro, cabinados ou corrida-cruzeiro por vela de vaga servirem às duas utilizações, são equipados com patilhão fixo, para uma equipagem de mais de três velejadores e a partir dos 6 m (20 ft) de comprimento.
  • Tipo de equipagem

    O tipo de equipagem refere-se mais à equipagem de um veleiro que depende não só das especificações própria a uma dada classe de veleiro - um Laser ou as exigências de determinadas competições à vela.
    Num veleiro ligeiro, o que se ocupa do leme é conhecido por isso como "o leme", pois utiliza a cana de leme, e o que se ocupa do estai por "o proa".
    O número da tripulação (equipagem) varia segundo o tipo da embarcação e/ou das regras da prova e assim distinguem-se três tipos...
  • Tipo de equipagem


    Só ou solitário; com um só velejador como no Laser, Optimist ou Moth ou nas provas chamadas em solitário como a Solitaire du Figaro
  • Tipo de equipagem

    Duo
    Duo ou a dois; com dois velejadores como no 420, 470, 29er ou 49er ou segundo os regulamentos da prova como por exemplo a Transat em duo ou Transat a doiscomo também é chamada a Transat Jacques-Vabre.
  • Tipo de equipagem

    Equipe
    em equipe; como no SB3 ou iates com uma equipagem de três ou mais velejadores.
  • Tipo de equipagem

    Regata
    As competições da vela são formadas regatas, quando o percurso a efectuar é identificado com boias.
    As regatas ainda se podem dividir em dois grandes tipos, a regata em flotilha, com um a participação de vários concorrentes, e o duelo, o "match-racing", como na Taça América.
    Existem três tipos comuns de regata, a competição convencional, onde todos os barcos competem entre si.
  • Tipo de casco

    Em relação ao número de cascos, uma embarcação, veleiro ou não, pode ser chamada de monocasco, quando só tem um casco, ou de multicasco, quando tem mais de um casco, como o trimaran, que tem três.
  • Classificação

    Normalmente, a cada regata, o barco soma determinado números de pontos de acordo com sua posição de chegada. Vence, a competição, aquele que somar o menor número de pontos ao final da série de regatas. Há há dois métodos na classificação de uma prova, que são os chamados "tempo real", quando se trata de uma prova só com barcos do mesmo tipo (monotipos), e o "tempo compensado", quando, a cada barco, é enfectado um handicap de tempo em função das diferenças de "jauge".
  • Mareações

    Largo aberto: Navegar mais afastado do vento, velas mais folgadas do que no largo.Popa: Vento ligeiramente de um dos lados da popa, mais fácil manobrar o barco do que á popa rasada,velas bem folgadas.Popa rasada: Vento de trás do barco, barco é muito instável, as velas totalmente folgadas. Patilhão totalmente levantado.
  • Classes vela ligeira

    Vela ligeira;
    Os vela ligeira são todos monotipos o que quer dizer que só podem ser modificados segundo os regulamentos pré-definidos. São divididos em classes, pelo que, quando se fala de um Laser, estámo-nos a referir ao veleiro e à classe a que pertence. Em Portugal, essa classificação é reconhecida pela Federação Portuguesa de Vela. Entre outros, podemos designar os veleiros ligeiros para um único velejador como o Laser, para dois velejadores como o 420 ou para mais de dois como o Yngling.
  • Velejadores famosos

    A vela é um esporte olímpico desde 1900. É uma das modalidades que mais rendeu medalhas olímpicas ao Brasil.
  • Tipo de equipagem

    Corrida
    As corridas não são regatas porque os competidores não partem ao mesmo tempo como numa regata.
    Neste tipo de competição, as embarcações devem ligar dois pontos com eventual passagem por um ou mais pontos intermédios. Esta competição pode ter lugar com um só marinheiro a bordo, as corridas em solitário como na Solitaire du Figaro, "a dois" como na Transat Jacques-Vabre, ou com vários membros de equipagem.
  • Navegação à vela

    Para orientar a direcção de um barco à vela, usa-se o leme, peça submersa e normalmente ligada ao casco no painel de popa ou próximo deste e na sua posição natural está alinhado ao comprimento da embarcação.
    É mudando a direcção do leme que alteramos o rumo ora para bombordo, se o leme (não a cana do leme!) for deslocado para a esquerda, ora para estibordo, se for deslocado para a direita.
  • Os factos dessa época

    Esta viria a ser a primeira das três ocasiões na qual Londres foi sede dos
    Jogos Olímpicos. As outras duas edições foram em 1948 e 2012. Pela primeira vez, na cerimónia de abertura os atletas desfilaram por nações, visto que a maioria dos países enviou equipes nacionais.
    O italiano Dorando Pietri protagonizou o mais dramático momento destes Jogos, que a história preservou como a maior lembrança dos Jogos de Londres de 1908.