-
Estados Unidos e União Soviética passaram a disputar a hegemonia global. O Irã sofria influência de soviéticos e britânicos durante esse período.
-
Esse evento ocasionou uma crise internacional, fazendo com que os Estados Unidos interviessem e o Irã sofresse um golpe.
-
Xá ganhou plenos poderes com o apoio dos americanos. Reza Pahlavi instaurou uma autocracia marcada por prisões políticas, torturas e execuções de opositores.
-
Apesar dos lucros obtidos pelo petróleo, o país vivia em desigualdade. Assuntos considerados tabus começaram a ser discutidos socialmente, entrando em choque com o xiismo. Os ideais nacionalistas também começaram a ser discutidos, e o povo começou a questionar a subordinação do Irã aos Estados Unidos.
-
Xá foi derrubado por um levante popular liderado por jovens estudantes. Após isso, os Aiatolás (nome dado às autoridades clericais do Islamismo xiita) assumiram o poder. Khomeini volta após 14 de exílio para liderar o Irã nesse novo período.
-
Saddam Houssein, apoiado pelos EUA, invadiu o Irã. Deveria uma vitória fácil por conta da situação que o Iraque estava passando. Mas a Guerra se estendeu por 7 anos, prejudicando os civis de ambos os países.
-
-
Diante da situação enfrentada pelo Irã, Mahmoud Ahmadinejad se tronou o rosto público do regime iraniano de reabilitação nuclear.
-
Durante seu primeiro mandato, ele conseguiu permissão para disputar uma nova eleição e foi reeleito. Os protestos conhecidos como Revolução Verde, que pregava por mudanças, mas o presidente deteve-os.
-
-
-
-
Trump, que agora é presidente, afirma que tal acordo é o pior feito na história e tenta quebrá-lo, mas acaba falhando.
-
Uma série de protestos no interior do país ameaçaram o governo. Protestos são diferentes do protestos da Revolução Verde, pois não há um líder claro. Protestos foram novamente derrotados pela guarda iraniana.