Inteligência Artificial

Timeline created by UFMTHistoria
  • Alan Turing

    Alan Turing
    Alan Mathison Turing, Paddington, Inglaterra.
    1950 - Teste de Turing
    O Teste de Turing testa a capacidade de uma máquina exibir
    comportamento inteligente equivalente a um ser humano, ou
    indistinguível deste.
  • Claude Shannon

    Claude Shannon
    Claude Elwood Shannon, Petoskey, Michigan
    1950-. Ele desenvolveu um método para programar um computador para jogar xadrez. O sistema toma decisões baseando-se num valor atribuído a peças e posições.
  • Marvin Minsky

    Marvin Minsky
    Marvin Lee Minsky, New York City, U.S.
    1951 - Calculadora Neural-Análoga Estocástica de Reforço - SNARC
  • Terry Winograd

    Terry Winograd
    Terry Allen Winograd, Takoma Park, Maryland, EUA
    (1968-70) - Linguagem natural SHRDLU
  • Dartmouth Conference

    Dartmouth Conference
    A conferência de 1956 Dartmouth Artificial Intelligence (AI) deu origem ao campo da IA e deu às gerações futuras de cientistas seu primeiro senso do potencial da tecnologia da informação de beneficiar profundamente os seres humanos. http://wwwformal.stanford.edu/jmc/history/dartmouth/dartmouth.html
    https://medium.com/rla-academy/dartmouth-workshop-the-birthplace-of-ai-34c533afe992
  • ELIZA

    ELIZA
    Joseph Weizenbaum, cientista da computação e professor, desenvolveu o ELIZA, um programa de computador interativo que poderia conversar funcionalmente em inglês com uma pessoa. O objetivo de Weizenbaum era demonstrar como a comunicação entre uma mente artificialmente inteligente e uma mente humana era "superficial", mas descobriu que muitas pessoas atribuíam características antropomórficas a ELIZA. https://learn.g2.com/history-of-artificial-intelligence#ai-8
  • Robotics Institute

    Robotics Institute
    Pittsburgh, Pensilvânia, Estados Unidos. O Instituto de Robótica da Universidade Carnegie Mellon abriu suas portas com o sonho de inaugurar uma nova era de robôs pensantes. Nas décadas seguintes, foram experimentados muitos sucessos de pesquisa em manufatura inteligente, veículos autônomos, robôs relacionados ao espaço, robótica médica, nanomáquinas, visão computacional e gráficos e robôs antropomórficos.
  • Associação para o Avanço da Inteligência Artificial

    Associação para o Avanço da Inteligência Artificial
    Fundada na Califórnia, EUA em 1979, a Associação para o Avanço da Inteligência Artificial, fornece serviços à comunidade de Inteligência Artificial, patrocinando conferências e simpósios, e apoiando 14 revistas no campo da IA. Desde 1980, publica trimestralmente a AI Magazine, que traz novas pesquisas e literaturas significativas. Por fim, organiza a "Conferência AAAI sobre Inteligência Artificial", considerada uma das principais conferências no campo da IA.
    Acesso em: www.aaai.org
  • Deep Blue

    Deep Blue
    Deep Blue-1996
    Foi um supercomputador e um software criados pela IBM especialmente para jogar xadrez. Em maio de 1997 Deep Blue venceu Kasparov em um confronto de 6 partidas, com 2 vitórias, 3 empates e 1 derrota, tornando-se o primeiro computador a vencer um campeão mundial de xadrez num match com regras de tempo oficiais.
  • ASIMO (Advanced Step in Innovative Mobility)

    ASIMO (Advanced Step in Innovative Mobility)
    O ASIMO (Advanced Step in Innovative Mobility) é um robô humanóide criado pela Honda em 2000, no Japão. Ele é capaz de correr até 6 km/h, andar de mãos dadas com seres humanos, caminhar sobre pisos irregulares, subir e descer escadas, segurar objetos e abrir e fechar portas. Reconhece objetos em movimento, posturas, gestos, ambiente circundante, sons e rostos. Interpreta comandos de voz e gestos humanos, distinguindo entre vozes e outros sons.
    Acesso em: http://world.honda.com/ASIMO
  • ABRIA (Associação Brasileira de Inteligência Artificial)

    ABRIA (Associação Brasileira de Inteligência Artificial)
    Em maio de 2017 no Brasil, foi criada a ABRIA (Associação Brasileira de Inteligência Artificial) com o objetivo de mapear iniciativas brasileiras no setor de inteligência artificial, englobando os esforços entre as empresas nacionais e formação de mão de obra especializada.
    Com acesso em: http://abria.com.br .