-
A Batalha da Grã-Bretanha foi uma campanha militar travada durante a Segunda Guerra Mundial, onde a Força Aérea Real (RAF) defendeu o Reino Unido contra um série de ataques perpetrados pela Luftwaffe, a força aérea da Alemanha Nazista. É descrita como a primeira grande campanha de guerra travada exclusivamente entre duas forças aéreas. Os britânicos reconhecem a batalha como se estendendo de 10 de julho até 31 de outubro de 1940.
-
As tropas alemãs invadiram a Polônia no dia 1º de setembro de 1939, deflagrando assim a Segunda Guerra Mundial. Em resposta à agressão alemã, a Grã-Bretanha e a França declararam guerra à Alemanha nazista. A superioridade militar da Alemanha nazista em relação à Polônia era esmagadora.
-
A Grã-Bretanha e a França, cumprindo o acordo para proteção das fronteiras da Polônia, declararam guerra à Alemanha em 3 de setembro de 1939.
-
Depois de ter cooperado com a Alemanha Nazista na invasão da Polônia, enquanto permanecia neutra no conflito do Eixo contra os Aliados, a União Soviética se juntou aos Aliados em junho de 1941, depois de ter sido invadida pela Alemanha.
-
Às 4h15 da madrugada na hora local, A "hora Weser", de 9 de abril de 1940, o "dia Weser", a Alemanha invadiu a Dinamarca e a Noruega, supostamente para protegê-las de um possível ataque da França e Inglaterra.
-
Em 22 de junho de 1940, o governo francês assinou um armistício com a Alemanha nazista que formalizou a ocupação da França pelas tropas alemãs. O armistício foi resultado das derrotas sofridas pelas forças inglesas e francesas na Batalha da França (10 de maio de 1940) e em Dunquerque (4 de junho de 1940). Nos quatro anos seguintes, a França ficou submetida ao regime de Adolf Hitler.
-
A história militar dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial abrange a guerra contra a Alemanha, a Itália e o Japão — este a partir do ataque a Pearl Harbor, em 7 de dezembro de 1941. Durante os dois primeiros anos da Segunda Guerra Mundial, oficialmente os Estados Unidos mantiveram a neutralidade promulgada no Discurso de Quarentena em 1937, proferido pelo então presidente dos Estados Unidos da época, Franklin D. Roosevelt.
-
Em 1941, os japoneses realizaram o ataque contra a base naval americana de Pearl Harbor. Esse episódio ocasionou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.
-
O dia 22 de junho de 1941 marca o começo da invasão alemã contra a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), trazendo a morte de 80% dos soldados do exército alemão, que mudou os rumos da Alemanha nazista na Segunda Grande Guerra.
-
22 de junho a novembro de 1941 A Alemanha nazista e seus parceiros do Eixo (com exceção da Bulgária) invadem a União Soviética. A Finlândia, em uma tentativa de obter reparação pelas perdas territoriais contidas no armistício que finalizou a chamada Guerra de Inverno, concorda em participar na invasão.
-
Junho de 1942 A marinha norte-americana impede o avanço naval japonês no atol de Midway, no centro do Oceano Pacífico
-
-
No norte da África os alemães do Afrika Korps e seus aliados italianos enfrentaram os britânicos pelo controle da Líbia e Egito. A guerra de partisans na Iugoslávia e na Grécia, a conquista aliada do norte da África e a subsequente invasão da Itália em 1943, completam este frente relativamente secundário da guerra.
-
No dia 6 de junho de 1944, sob o codinome de Operação Suserana (Overlord), tropas norte-americanas, britânicas e canadenses desembarcaram nas praias da região da Normandia, França, situada no Canal da Mancha a leste da cidade de Cherbourg e a oeste da de Le Havre.
-
22 de junho de 1944 Os soviéticos iniciam uma forte ofensiva na Bielorrússia oriental (Belarus), destruindo o Centro do Grupo do Exército Alemão e se dirigindo para o oeste até o rio Vístula rumo a Varsóvia, no centro da Polônia, em 1º de agosto.
-
Em agosto de 1944, sem esperar pela chegada dos aliados, Paris se rebela após quatro anos de ocupação alemã. No dia 25, após uma semana de greves, barricadas e ... Em 25 de agosto de 1944, tropas francesas e americanas libertaram Paris da ocupação alemã.
-
A Segunda Guerra Mundial começou em 1º de setembro de 1939 com a invasão alemã da Polônia e terminou na Europa em maio de 1945
-
Esse ataque foi planejado pessoalmente pelo líder soviético, Josef Stalin, e executado pelos comandantes Konev e Zhukov. A ofensiva contra Berlim iniciou-se no dia 16 de abril de 1945, quando os soviéticos avançaram contra as posições de defesa alemã instaladas nas colinas de Seelow (arredores de Berlim).
-
Esse ataque foi planejado pessoalmente pelo líder soviético, Josef Stalin, e executado pelos comandantes Konev e Zhukov. A ofensiva contra Berlim iniciou-se no dia 16 de abril de 1945, quando os soviéticos avançaram contra as posições de defesa alemã instaladas nas colinas de Seelow (arredores de Berlim).
-
No dia 28 de abril de 1945, as tropas alemãs capitularam na Itália. Ao tentar fugir para a Suíça, o líder fascista Benito Mussolini e sua amante Clara Petacci foram presos e executados.
-
Adolf Hitler morreu no dia 30 de abril de 1945, depois que ele atirou contra a própria cabeça no interior de seu aposento dentro do bunker em que ele se escondeu durante as últimas semanas da Segunda Guerra Mundial
-
Em 8 de maio de 1945, o Alto Comando da Wehrmacht assina em Berlim a capitulação incondicional do Terceiro Reich ante as forças aliadas. Era o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa, cinco anos e meio após seu início.
-
Apesar de toda a destruição de Hiroshima, o governo japonês se recusou a assinar a rendição. Como resposta, os Estados Unidos dispararam, em 09 de agosto de 1945, novamente uma bomba, dessa vez de plutônio, ainda mais violenta, que foi lançada na cidade de Nagasaki e matou instantaneamente cerca de 40 mil pessoas.
-
Estas foram as palavras do imperador Hirohito, pronunciadas alguns dias após o lançamento das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki. No dia 2 de setembro de 1945, o império japonês capitulou