-
O homem fabrica metodicamente as suas ferramentas.
(https://slideplayer.com.br/slide/7304886/24/images/2/Corpo+na+pr%C3%A9-+historia+Corpo+na+pr%C3%A9-+historia.jpg) -
O corpo era visto como elemento de glorificação e de interesse do Estado. O corpo era valorizado pela sua saúde, capacidade atlética e fertilidade. Para os gregos,cada idade tinha a sua própria beleza e o estético, o físico e o intelecto faziam parte de uma busca para a perfeição, sendo que o corpo belo era tão importante quanto uma mente brilhante.
https://slideplayer.com.br/slide/7304886/ -
Começamos por uma breve passagem pela experiência da polis grega, seguindo pelo cristianismo e suas contrariedades, pela Idade Média e pelos tempos modernos e do corpo em crise, terminando com as novas noções de corpo e cybercorpo, levantando e discutindo alguns dos traços mais marcantes do corpo na pós-modernidade, sempre com a ideia de que falamos de uma história ainda em aberto e em constante devir.
https://slideplayer.com.br/slide/7304886/ -
Com o cristianismo assiste-se a uma nova percepção de corpo. O corpo passa da expressão da beleza para fonte de pecado, passa a ser “proibido”. Perante o deus cristão, o deus que estava em toda a parte, os homens e as mulheres deviam ocultar o corpo. Nem entre os casais, na intimidade, ele deveria ser inteiramente desvelado. O pecado rondava tudo.
https://slideplayer.com.br/slide/7304886/ -
No Renascimento, as ações humanas passaram a ser guiadas pelo método científico, começa a haver uma maior preocupação com a liberdade do ser humano e a concepção de corpo é consequência disso. O avanço científico e técnico produziram, nos indivíduos do período moderno, um apreço sobre o uso da razão científica como única forma de conhecimento (Pelegrini, 2006). O corpo, agora sob um olhar “científico”.
https://slideplayer.com.br/slide/7304886/ -
A mídia hoje em dia não dita apenas padrões de comportamento, moda ou estilo de vida*, dita também como deve ser o seu corpo, qual é, e como devera ser o seu biotipo ou seja o corpo ideal, este mesmo corpo tem que vestir e consumir os produtos ideias, e nesse contexto há uma busca incessante das pessoas que estão fora deste “padrão” possa se inserir nesta realidade social, ou no contexto da mídia.
https://slideplayer.com.br/slide/7304886/ -
Nunca na história da humanidade o culto ao corpo foi tão intenso como nos dias atuais, as preocupações das pessoas em estar em forma, a procura por medidas ideais, satisfação pessoal, alegria, prazer ou até mesmo motivação na vida tem sido intensa nos últimos anos. As mulheres e os homens se preocupam cada vez mais com a forma física: os quilinhos a mais, a pele, o cabelo, o corpo em geral.
http://grupoevolucao.com.br/livro/Educacao_Fisica4/o_corpo_na_sociedade_atual.html