Timeline capa

História do Brasil

  • Period: to

    Período da Redemocratização

    O período de redemocratização do Brasil ocorreu entre 1979 (eleição de João Baptista Figueiredo) à 1985 (eleição de Tancredo Neves), e teve como objetivo eliminar a ditadura militar e começar um novo processo político no Brasil.
  • Campanha "Diretas Já!"

    Campanha "Diretas Já!"
    A campanha "Diretas Já!" teve como seu principal objetivo passar a emenda de Dante de Oliveira, que permitiria o voto direto para presidente da República. As manifestações tiveram início em novembro de 1983, com esperança de passar a emenda para a eleição presidencial que estavam agendadas para ocorrer um ano depois, em 1984. A maior manifestação da campanha ocorreu em 16 de abril, juntando mais de 1 milhão de brasileiros em São Paulo.
  • Eleição de Tancredo Neves

    Eleição de Tancredo Neves
    Após a rejeição da emenda de Dante de Oliveira, Tancredo Neves e seu partido decidiram aceitar as regras impostas pela ditadura militar e, novamente, entrar na luta pelo Brasil. No dia 15 de Janeiro de 1985, Neves fora eleito indiretamente Presidente do Brasil.
  • Period: to

    Governo de José Sarney (planos econômicos)

    Ao assumir a Presidência, Sarney necessitava combater o problema da inflação. Como solução para este problema foi criado o Plano Cruzado, que, apesar de mostrar bons resultados iniciais, causou a explosão do consumo e o desistímulo à poupança. Vários outros planos foram desenvolvidos com a meta de combater a inflação, como o Plano Cruzado II, O Plano Bresser, A Política do "Arroz-com-Feijão" e o Plano Verão. Todos os planos econômicos falharam e a inflação continuava.
  • Morte de Tancredo Neves

    Morte de Tancredo Neves
    Um dia antes da posse de Tancredo Neves o futuro presidente fora levado às pressas ao hospital, tendo a posse impedida devido à questões de saúde que eventualmente levaram a sua morte, no dia 21 de março, dando o cargo ao seu vice, José Sarney.
  • Eleição de Collor

    Eleição de Collor
    Fernando Collor foi o primeiro presidente a ser eleito à voto direto desde o fim da ditadura militar, tendo como seu maior adversário Luis Inácio "Lula" da Silva. Seu governo, marcado pelo "Plano Collor" (plano de estabilização), teve início no dia 15 de março de 1990; sua campanha para Presidência é, até hoje, suspeita de ter sido manipulada pela mídia.