-
A ideia da construção de máquinas capazes de realizar sequências longas de cálculos sem intervenção humana, é bastante antiga. Por volta de 2000AC, os babilônios utilizavam um instrumento para calcular chamado ábaco.
-
No século XVII, o escocês John Napier construiu tabelas móveis para multiplicação, feitas de marfim.
-
Em 1621 o inglês William Outhtred cria a Régua de cálculos, que deveria auxiliar na resolução de logaritmos matemáticos.
-
Wilhelm Schickard cria a primeira máquina de calcular mecânica, capaz realizar as 4 operações básicas com números de seis dígitos e indicar um overflow através do toque de um sino.
-
Entre 1642 e 1647, o francês Blaise PASCAL constrói uma máquina capaz de somar e subtrair através do uso de engrenagens, a PASCALine.
-
No século XIX, um matemático inglês chamado Charles Babbage tentou mecanizar seqüencias
de cálculos, através do projeto de uma máquina que realizaria todas as operações necessárias em
uma seqüencia pré-definida. -
Ainda no século XIX um contador chamado William S. Burroughs criou uma empresa, que dedicava-se à construção e comercialização de máquinas de calcular, a American Arithmometer Company, posteriormente Burroughs Company, e, na década de 1980, Unisys (após associação com a UNIVAC).
-
Entre 1801 e 1805, o matemático francês Joseph Marie Jacquard introduziu o conceito de
armazenamento de informações, utilizando placas perfuradas que controlavam a operação de teares. -
Máquina de calcular criada pelo francês Charles Thomas de Colmar, a partir de melhoramentos introduzidos na máquina de Leibniz.
-
Em 1936 Konrad Zuse iniciou a construção das primeiras calculadoras ’Z-series’, calculadoras
com memória e programáveis (inicialmente de forma limitada). -
Em 1937, Howard Aiken, um professor de matemática, propôs à IBM a construção de uma máquina que realizaria automaticamente sequências de operações e cálculos, usando algumas partes e técnicas das máquinas de cartão perfurado. A máquina, batizada MARK I, foi construída usando uma combinação de dispositivos eletromecânicos, incluindo muitos relés, e foi usada na Segunda Guerra Mundial em cálculos de trajetória.
-
Foi o primeiro computador digital, oficialmente reconhecido em 1973. O ABC era um computador com um propósito especial:
resolver sistemas de equações lineares, e que empregava capacitores para sua memória. A máquina ABC não era programável, mas era um computador em outros aspectos. Ela foi a primeira máquina a ser acessada remotamente via uma linha telefônica. -
Era uma máquina baseada em relés telefônicos e funcionou
satisfatoriamente. O Z3 passou a ser o primeiro computador programável. -
Foi um computador inglês projetado em Bletchley Park durante a Segunda Guerra Mundial pela equipe liderada por Alan Turing. Seu principal objetivo era fazer a criptoanálise de códigos ultra-secretos utilizados pelos nazistas, criados com a máquina Lorenz SZ 40/42.
-
Era uma máquina que usava componentes eletrônicos (especialmente válvulas), o que incrementou bastante sua velocidade. A programação era feita através de chaves. Tal máquina ocupava mais de 170 metros quadrados, pesava cerca de 30 toneladas e possuía 18.000 válvulas, 10.000 capacitores e milhares de resistores e relés, consumindo aproximadamente 150.000 "watts" para executar 5.000 operações de adição ou subtração em 1 segundo.
-
Foi um dos primeiros computadores fabricados no Reino Unido. O EDSAC foi um dos primeiros computadores com armazenamento de programas, possuindo uma memória que podia ser lida ou gravada, e ocupava uma sala inteira; incluía três tubos de raio catódicos de matriz de pontos 35 × 16 para mostrar graficamente o estado da memória do computador.
-
Eckert e Mauchly, com a consultoria de John Von Neumann, propuseram a construção de uma máquina onde os programas eram armazenados em uma memória.
-
Nessa época surgem as primeiras linguagens de alto nível: FORTRAN em 1956, COBOL, em 1959, e ALGOL, em 1960 (até então, as máquinas eram programadas em linguagem de
máquina, binária, ou em linguagem de montagem - "assembly"). -
O UNIVAC I, projetado por Eckert e Mauchly em sua própria companhia, foi o primeiro computador digital disponível comercialmente (o primeiro UNIVAC foi comprado pelo "U. S. Bureau of the Census"em 1951).
-
Foi o primeiro computador científico comercial da IBM, que mais tarde se tornaria a maior fabricante de computadores da época.
-
O IAS foi finalizado somente em 1952, e constitui o protótipo de todos os computadores de propósito geral. Alguns aspectos desta máquina utilizados até hoje são: utilização de unidades específicas para o controle lógico do dispositivo e a realização de operações elementares de aritmética, armazenamento dos dados e instruções na mesma memória, execução sequencial das instruções (criação do Program Counter – contador do programa), e instruções que alteram a sequência de instruções (desvios).
-
Foi o primeiro computador digital transistorizado. Construído nos laboratórios Bell em 1954, ele usava 800 transistores.
-
Foi o primeiro computador científico
transistorizado da IBM. -
Ano que marca o início da terceira geração de computadores que teve como evolução primordial a implementação de circuitos integrados. Os primeiros computadores a usarem circuitos integrados foram os modelos B3500 e o B3600 produzidos pela Burroughs Corporation e os computadores da linha IBM System/360, compatíveis em nível de software, que foram um sucesso na época, vendendo milhares de K350.
-
Algumas características das máquinas desse período são o uso de circuitos integrados em larga escala (large scale integrated - LSI), com mais de cem transistores por bloco, e circuito integrados em larguíssima escala (very large scale integrated - VLSI), com milhares de transistores por bloco, multiprocessamento (computadores com capacidade de efetuar processamento paralelo) e vetorização (execução sobreposta das etapas das instruções).
-
O Altair é reconhecido como a fagulha que levou à revolução do computador pessoal nos anos seguintes: os barramentos de computador desenhados para o Altair se tornariam um padrão de facto na forma de barramento S-100 e a primeira linguagem de programação para a máquina foi o Altair BASIC, que conduziu à fundação da Microsoft.
-
A IBM desenvolve o seu primeiro computador para uso doméstico, o IBM PC.
-
O Apple Macintosh foi o primeiro computador pessoal a popularizar a interface gráfica, na época um desenvolvimento revolucionário.
-
A Microsoft começou a desenvolver o Microsoft Windows em setembro de 1981. Os primeiros Windows, como o 1.0, 2.0, são compatíveis apenas com partições formatadas em sistema de ficheiros FAT, ou como é chamado, FAT 16. O 3.x poderia ser instalado em FAT 32, porém necessita ser instalado o MS-DOS 7.10, que era incluído nos disquetes de inicialização do Windows 95 OSR2 e Windows 98, necessitando modificar alguns arquivos para permitir seu funcionamento.
-
Naquela época, vários processadores da Intel foram lançados, acompanhados de várias versões de Windows. Entre os modelos da Intel, podemos citar: 8086, 286, 386, 486, Pentium, Pentium 2, Pentium 3, Pentium 4, Core 2 Duo, i7. A AMD entrou no ramo de processadores em 1993, com o K5, lançando posteriormente k6, k7, Atlhon, Duron, Sempron, entre outros.
-
É considerado o primeiro smartphone do mundo. O aparelho era muito avançado para a época, executava muitas tarefas, que hoje são obrigatórias em qualquer smartphone, além de receber e fazer chamadas o aparelho possuía: tela touch screen, lista de contatos,
calendário, agenda, calculadora, relógio, bloco de notas (digital e escrito), teclado virtual; caneta stylus, recebimento e envio faxes,
envio de emails, envio de mensagens. -
A décima geração de processadores da AMD possui uma gama enorme de modelos e características diferentes. Os modelos Phenom, por exemplo, estão disponíveis em versões com 3 ou 4 núcleos. Seu sucessor, o Phenom II, foi lançado em 2008, já com suporte a memória DDR3 e conector AM3. O Phenom II é um dos mais rápidos processadores da AMD, com cache L3 de 6 MB, em contrapartida aos 2 MB do seu antecessor.