A História do Computador

  • 2000 BCE

    Criação do ábaco

    Criação do ábaco
    A ideia da construção de máquinas capazes de realizar sequências longas de cálculos sem intervenção humana, é bastante antiga. Por volta de 2000AC, os babilônios utilizavam um instrumento para calcular chamado ábaco.
  • Tábuas de Multiplicação de Naiper

    Tábuas de Multiplicação de Naiper
    No século XVII, o escocês John Napier construiu tabelas móveis para multiplicação, feitas de marfim.
  • Régua de cálculo

    Régua de cálculo
    Em 1621 o inglês William Outhtred cria a Régua de cálculos, que deveria auxiliar na resolução de logaritmos matemáticos.
  • Invenção da máquina de calcular

    Invenção da máquina de calcular
    Wilhelm Schickard cria a primeira máquina de calcular mecânica, capaz realizar as 4 operações básicas com números de seis dígitos e indicar um overflow através do toque de um sino.
  • PASCALine

    PASCALine
    Entre 1642 e 1647, o francês Blaise PASCAL constrói uma máquina capaz de somar e subtrair através do uso de engrenagens, a PASCALine.
  • A máquina de Babbage

    A máquina de Babbage
    No século XIX, um matemático inglês chamado Charles Babbage tentou mecanizar seqüencias
    de cálculos, através do projeto de uma máquina que realizaria todas as operações necessárias em
    uma seqüencia pré-definida.
  • American Arithmometer

    American Arithmometer
    Ainda no século XIX um contador chamado William S. Burroughs criou uma empresa, que dedicava-se à construção e comercialização de máquinas de calcular, a American Arithmometer Company, posteriormente Burroughs Company, e, na década de 1980, Unisys (após associação com a UNIVAC).
  • Cartões perfurados

    Cartões perfurados
    Entre 1801 e 1805, o matemático francês Joseph Marie Jacquard introduziu o conceito de
    armazenamento de informações, utilizando placas perfuradas que controlavam a operação de teares.
  • Arithmometer

    Arithmometer
    Máquina de calcular criada pelo francês Charles Thomas de Colmar, a partir de melhoramentos introduzidos na máquina de Leibniz.
  • Z-series

    Z-series
    Em 1936 Konrad Zuse iniciou a construção das primeiras calculadoras ’Z-series’, calculadoras
    com memória e programáveis (inicialmente de forma limitada).
  • MARK I

    MARK I
    Em 1937, Howard Aiken, um professor de matemática, propôs à IBM a construção de uma máquina que realizaria automaticamente sequências de operações e cálculos, usando algumas partes e técnicas das máquinas de cartão perfurado. A máquina, batizada MARK I, foi construída usando uma combinação de dispositivos eletromecânicos, incluindo muitos relés, e foi usada na Segunda Guerra Mundial em cálculos de trajetória.
  • Atanasoff Berry Computer (ABC)

    Atanasoff Berry Computer (ABC)
    Foi o primeiro computador digital, oficialmente reconhecido em 1973. O ABC era um computador com um propósito especial:
    resolver sistemas de equações lineares, e que empregava capacitores para sua memória. A máquina ABC não era programável, mas era um computador em outros aspectos. Ela foi a primeira máquina a ser acessada remotamente via uma linha telefônica.
  • Z3

    Z3
    Era uma máquina baseada em relés telefônicos e funcionou
    satisfatoriamente. O Z3 passou a ser o primeiro computador programável.
  • Colossus

    Colossus
    Foi um computador inglês projetado em Bletchley Park durante a Segunda Guerra Mundial pela equipe liderada por Alan Turing. Seu principal objetivo era fazer a criptoanálise de códigos ultra-secretos utilizados pelos nazistas, criados com a máquina Lorenz SZ 40/42.
  • ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer)

    ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer)
    Era uma máquina que usava componentes eletrônicos (especialmente válvulas), o que incrementou bastante sua velocidade. A programação era feita através de chaves. Tal máquina ocupava mais de 170 metros quadrados, pesava cerca de 30 toneladas e possuía 18.000 válvulas, 10.000 capacitores e milhares de resistores e relés, consumindo aproximadamente 150.000 "watts" para executar 5.000 operações de adição ou subtração em 1 segundo.
  • EDSAC

    EDSAC
    Foi um dos primeiros computadores fabricados no Reino Unido. O EDSAC foi um dos primeiros computadores com armazenamento de programas, possuindo uma memória que podia ser lida ou gravada, e ocupava uma sala inteira; incluía três tubos de raio catódicos de matriz de pontos 35 × 16 para mostrar graficamente o estado da memória do computador.
  • EDVAC (Electronic Discrete Variable Automatic Computer)

    EDVAC (Electronic Discrete Variable Automatic Computer)
    Eckert e Mauchly, com a consultoria de John Von Neumann, propuseram a construção de uma máquina onde os programas eram armazenados em uma memória.
  • Surgimento das primeiras linguagens de programação de alto nível

    Surgimento das primeiras linguagens de programação de alto nível
    Nessa época surgem as primeiras linguagens de alto nível: FORTRAN em 1956, COBOL, em 1959, e ALGOL, em 1960 (até então, as máquinas eram programadas em linguagem de
    máquina, binária, ou em linguagem de montagem - "assembly").
  • UNIVAC I

    UNIVAC I
    O UNIVAC I, projetado por Eckert e Mauchly em sua própria companhia, foi o primeiro computador digital disponível comercialmente (o primeiro UNIVAC foi comprado pelo "U. S. Bureau of the Census"em 1951).
  • IAS

    IAS
    O IAS foi finalizado somente em 1952, e constitui o protótipo de todos os computadores de propósito geral. Alguns aspectos desta máquina utilizados até hoje são: utilização de unidades específicas para o controle lógico do dispositivo e a realização de operações elementares de aritmética, armazenamento dos dados e instruções na mesma memória, execução sequencial das instruções (criação do Program Counter – contador do programa), e instruções que alteram a sequência de instruções (desvios).
  • IBM 701

    IBM 701
    Foi o primeiro computador científico comercial da IBM, que mais tarde se tornaria a maior fabricante de computadores da época.
  • TRADIC

    TRADIC
    Foi o primeiro computador digital transistorizado. Construído nos laboratórios Bell em 1954, ele usava 800 transistores.
  • IBM 1620

    IBM 1620
    Foi o primeiro computador científico
    transistorizado da IBM.
  • 3ª geração de computadores

    3ª  geração de computadores
    Ano que marca o início da terceira geração de computadores que teve como evolução primordial a implementação de circuitos integrados. Os primeiros computadores a usarem circuitos integrados foram os modelos B3500 e o B3600 produzidos pela Burroughs Corporation e os computadores da linha IBM System/360, compatíveis em nível de software, que foram um sucesso na época, vendendo milhares de K350.
  • 4ª geração de computadores

    4ª geração de computadores
    Algumas características das máquinas desse período são o uso de circuitos integrados em larga escala (large scale integrated - LSI), com mais de cem transistores por bloco, e circuito integrados em larguíssima escala (very large scale integrated - VLSI), com milhares de transistores por bloco, multiprocessamento (computadores com capacidade de efetuar processamento paralelo) e vetorização (execução sobreposta das etapas das instruções).
  • Altair 8800

    Altair 8800
    O Altair é reconhecido como a fagulha que levou à revolução do computador pessoal nos anos seguintes: os barramentos de computador desenhados para o Altair se tornariam um padrão de facto na forma de barramento S-100 e a primeira linguagem de programação para a máquina foi o Altair BASIC, que conduziu à fundação da Microsoft.
  • IBM PC

    IBM PC
    A IBM desenvolve o seu primeiro computador para uso doméstico, o IBM PC.
  • Macintosh

    Macintosh
    O Apple Macintosh foi o primeiro computador pessoal a popularizar a interface gráfica, na época um desenvolvimento revolucionário.
  • Microsoft Windows

    Microsoft Windows
    A Microsoft começou a desenvolver o Microsoft Windows em setembro de 1981. Os primeiros Windows, como o 1.0, 2.0, são compatíveis apenas com partições formatadas em sistema de ficheiros FAT, ou como é chamado, FAT 16. O 3.x poderia ser instalado em FAT 32, porém necessita ser instalado o MS-DOS 7.10, que era incluído nos disquetes de inicialização do Windows 95 OSR2 e Windows 98, necessitando modificar alguns arquivos para permitir seu funcionamento.
  • Processadores Intel

    Processadores Intel
    Naquela época, vários processadores da Intel foram lançados, acompanhados de várias versões de Windows. Entre os modelos da Intel, podemos citar: 8086, 286, 386, 486, Pentium, Pentium 2, Pentium 3, Pentium 4, Core 2 Duo, i7. A AMD entrou no ramo de processadores em 1993, com o K5, lançando posteriormente k6, k7, Atlhon, Duron, Sempron, entre outros.
  • IBM Simon

    IBM Simon
    É considerado o primeiro smartphone do mundo. O aparelho era muito avançado para a época, executava muitas tarefas, que hoje são obrigatórias em qualquer smartphone, além de receber e fazer chamadas o aparelho possuía: tela touch screen, lista de contatos,
    calendário, agenda, calculadora, relógio, bloco de notas (digital e escrito), teclado virtual; caneta stylus, recebimento e envio faxes,
    envio de emails, envio de mensagens.
  • AMD Phenom

    AMD Phenom
    A décima geração de processadores da AMD possui uma gama enorme de modelos e características diferentes. Os modelos Phenom, por exemplo, estão disponíveis em versões com 3 ou 4 núcleos. Seu sucessor, o Phenom II, foi lançado em 2008, já com suporte a memória DDR3 e conector AM3. O Phenom II é um dos mais rápidos processadores da AMD, com cache L3 de 6 MB, em contrapartida aos 2 MB do seu antecessor.