-
no éon Fanerozóico, na era Cenozóico, no período Quartenário, nas épocas Pleistoceno e Holoceno. Começa há 1,8 milhões de anos.
-
no éon Fanerozóico, na era Cenozóico, no período terciário, nas épocas Mioceno e Plioceno, ocorre a idade dos mamíferos, que se encerra há 1,8 milhões de anos atrás.
-
no éon Fanerozóico, na era Cenozóico, no período Terciário, nas épocas Paleoceno, Eoceno e Oligoceno, ocorre a extinção dos dinossauros e de muitas outras espécies. A partir de 65,5 milhões de anos atrás.
-
no éon Fanerozóico, na era Mesozóico, nos períodos Triásico, Jurássico e Cretáceo, a idade dos répteis compreende os dinossauros dominantes, os primeiros pássaros e primeiras plantas com flores. Entre 245 e 65,5 milhões de anos atrás.
-
no éon Fanerozóico, na era Paleozóico, nos períodos Devoniano, Carbonífero e Permiano ocorre a Idade dos Anfíbios, que compreende os primeiros insetos fósseis, anfíbios abundantes, grandes pântanos de carvão, primeiros répteis e extinção de trilobitas. Entre 416 e 254 milhões de anos.
-
no éon Fanerozóico, na era paleozóico, nos períodos Cambriano, Ordoviciano e Siluriano, ocorre a Idade dos Invertebrados, compreendendo os primeiros organismos com concha, primeiros peixes trilobitas e primeiras plantas terrestres. Entre 542 e 416 milhões de anos.
-
no éon Proterozóico, na era Pré-Cambriano, há 542 milhões de anos.
-
no éon Proterozóico, na era Pré-Cambriano, há 2500 milhões de anos, surgem os primeiros organismos multicelulares
-
idade mínima da crostra. No éon Arqueano, na era Pré-Cambriano, há 4030 milhões de anos.
-
no éon Arquiano, na era Pré-Cambriano, há 4566 milhões de anos o surgimento do sistema solar.