-
Os Pré-socráticos (também chamados de naturalistas ou filósofos da physis) são os primeiros filósofos que ocupavam-se com questões cosmológicas, iniciando a separação entre a filosofia e o pensamento mítico.
-
Thales de Mileto foi um astrônomo, matemático e o primeiro filósofo. Ele acreditava que o começo do mundo ou ARCHÉ e a água.
-
Para Anaximandro de Miletom, o começo de tudo (ARCHÉ) é uma matéria indeterminada, ilimitada.
-
Para Anaxímenes de Mileto tudo veio do ar, pela rarefação e condensação.
-
Pitágoras de Samos foi um filósofo e matemático, acreditava que tudo é formado por números e todo o cosmo é harmonia, porque é ordenado pelos números.
-
Xenófanes disse que Deus é Um, não foi feito, é eterno, perfeito e não se modifica, mas que foi a terra e a água a origem de tudo. Ele ridicularizou politeísmo e antropomorfismo.
-
Heráclito de Éfeso acreditava que tudo flui e tudo o que é fixo é ilusão. Ele tambem acreditava que o ARCHÉ e o fogo.
-
Parmênides de Eléia acreditava que o princípio de todas as coisas estava contido no elemento fogo e que o ser real é imóvel, imutável e o movimento é uma ilusão.
-
Os filósofos Leucipo (séc. V a.C.) e Demócrito (460-370 A.C.) acreditavam que tudo veio de átomos, que são partículas indivisíveis, inclusive a alma.
-
Anaxágoras, nascido em Clazômena, acreditava que tudo é formado por sementes organizadas por um princípio inteligente.
-
O Empédocles acreditava que quatro elementos, terra, água, ar e fogo, formaram tudo.
-
O Sócrates era um ateniense pobre que participou da guerra do peloponeso. Depois ele comesou a buscar a existência do homem e buscou defenir varios conceitos. Sendo um bom orador, ele combatia os sofistas, foi contra a democracia (o regime político da epoca) e usando a maiêutica ganhou discípulos como o Platão. Ele foi condenado por "desviar os jovens" e não escreveu nenhuma obra. Ele e considerado o “pai da ÉTICA.”
-
O período socrático e também chamado de antropológico pois eles eram mais voltado para a capacidade de conhecer a verdade e do conhecimento do homem. Eles procura saber o proposito do homem.
-
Platão (Aristocles) virou discípulo de socrates com 20 anos e escreve em forma de diálogo as ideias de Sócrates. Ele funda a academia de Platão e percebeu a ordem, desígnio, ou propósito óbvio no universo. Sendo dualista/racionalista ele desenvolve a ideia de um bom governo e usa as ideias de heraclito e parménides para formar uma metafísica com dois universos, o físico e o mundo das ideias. Ele faz a “teoria da anamnese” (reminiscência) e desenvolve conceitos sobre virtudes.
-
Aristóteles nasceu em Estágira e estudou na Academia de Platão. Ele criticava a ideia de Platão e fez a sua metafisica e a teoria das quatro causas. Ele reconheceu a ordem e desígnio no universo e concluiu que um sobre-humano, ser pensativo chamado Deus deu ordem para tudo no universo. Ele e considerado o mais importante filósofo da Grécia, junto o Platão. Ele fundou Liceu e sistematizou e separou o conhecimento filosófico da Antiguidade. Ele defendeu a democracia e morreu apos tomando veneno.
-
A filosofia Pós-Socrática e mais focada na explicação do universo e da matéria.
-
René Descartes foi um racionalista Francês e foi influenciado por Galileo. Ele e considerado o pai do filosofia moderna e tentou achar a verdade absoluta, assim, ele fez um método que questionava as ideias e teorias anteriores para achar a verdade absoluta. Ele concluiu que a única verdade possível era sua capacidade de duvidar. Diz que a verdade absoluta está na fórmula “eu penso”, e concluiu sua própria existência na fraze “Penso, logo existo”. Ele comparou a filosofia a uma arvore.
-
John Locke foi um filósofo empirico inglês e influenciado por Francis Bacon. Ele diz que somos nascidos como uma tábua vazia e que experiências científicas precisam ser feitas através da observação do mundo. Ele recusou as ideias racionalistas e falava que o conhecimento só vem através de experiências, e não por deduções ou especulações. Ele diz que as sensações são feitas pelo pensamento, conhecimento, crença e pela dúvida, que são uma reflexão.
-
O Immanuel Kant nasceu em alemanha e juntou o pensamento racional e empírico. Acredita que sem a experiência na intuição, os pensamentos são vazios (racionalismo). E sem os conceitos, as experiências não têm sentido (empirismo). Ele definiu 12 conceitos básicos chamados de categorias, que representam as intuições sensíveis. Ele fas a revolução copernicana de kant, e fala que a causalidade está no sujeito. Ele define o espaço como a forma do sentido externo e o tempo a forma do sentido interno.