-
O Paleolítico Inferior é a mais antiga subdivisão do Paleolítico, sendo o período mais antigo da Pré-História do homem. Teve início por volta de 2,5 milhões de anos atrás; e foi até cerca de 300 mil anos a.C., quando mudanças importantes levaram os historiadores e arqueólogos a uma nova divisão, o Paleolítico Médio.
-
Australopithecus, é um gênero de Hominídeo extinto, que existiu entre o Plioceno e o Pleistoceno, na África. Sendo muito próximos, evolutivamente, ao gênero Homo, seu estudo é de vital importância para a compreensão da evolução humana. Existiu a 4 milhões de anos atrás.
-
Homo habilis é uma espécie de hominídeo que viveu no princípio do Pleistoceno inferior. Os primeiros fósseis de H. habilis foram descobertos em 1964 por Louis Leakey e seus colegas, no desfiladeiro de Olduvai, Tanzânia, que faz parte do Grande Vale do Rift, na África oriental. Viveu a cerca de 2,5 e 1,5 milhões de anos atrás.
-
Homo erectus é uma espécie extinta de hominídeo que evoluiu na África e viveu há entre 1,8 milhões de anos e 100-200 mil anos. seus espécimes estão entre os primeiros membros reconhecíveis do gênero Homo. Existiu a cerca de 1,8 milhão a 580 mil anos
atrás. -
Humano é a única espécie do gênero Homo ainda viva e o primata mais abundante e difundido da Terra, caracterizado pelo bipedalismo e por cérebros grandes, o que permitiu o desenvolvimento de ferramentas, culturas e linguagens avançadas. Surgida a cerca de 200/150 mil anos atrás.
-
O paleolítico médio é um conceito que compreende um espaço temporal, cultural e geográfico mais restrito do que os períodos do Paleolítico que o antecedem e precedem.[1] O homem de neandertal, a sua distribuição geográfica (Europa), as técnicas de talhe (indústrias mustierenses) e a sua cronologia (c. 300 mil a 30 mil anos a.C.).
-
As mais antigas manifestações de arte pré-histórica no Brasil encontram-se no maior parque arqueológico do país, o Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, datando de cerca de 13 000 a.C. Na Caverna da Pedra Pintada, no Pará, foram encontradas pinturas com cerca de 11 mil anos de idade.
-
O Paleolítico Superior é classificado como a última das três fases do período Paleolítico, durando entre 50.000 a.C. até 10.000 a.C. Por representar uma fase onde já existiam maiores achados arqueológicos de ferramentas, machados, anzóis, dardos, entre outros, os grupos humanos foram considerados cada vez mais.
-
Vênus de Willendorf, hoje também conhecida como Mulher de Willendorf, é uma estatueta de Vénus estimada como esculpida entre 28 000 e 25 000 anos antes de Cristo.
-
Arte pré-histórica se refere às produções artísticas de povos que viviam antes da invenção da escrita, que aconteceu por volta de 3.500 a.C., já as manifestações artísticas mais antigas foram encontradas na Europa, em especial na Espanha, sul da França e
sul da Itália e datam de aproximadamente de 25000 a.C. -
A Escultura na Pré-História consiste tanto de pequenos objetos de arte como a Vênus de Willendorf quanto as estátuas na ilha de Páscoa num período de tempo de 24.000 a.C. até 2.100 a.C. A escultura de objetos incluiu animais como leões, ursos, mamutes e seres humanos, sobretudo mulheres.
-
A Revolução Agrícola deu as transformações que ocorreram na cultura agrícola que influenciaram na história da humanidade que migraram do sistema de caça e coleta para sobreviver passando a utilizar a agricultura como principal fonte de cultivo do solo para plantação de alimentos.
-
O período Neolítico se estendeu de 10.000 a.C. até cerca de 3.000 a.C. e foi um dos períodos da Pré-História. No Neolítico, o ser humano passou a utilizar ferramentas produzidas de pedra polida. Um dos grandes avanços desse período foi a Revolução Neolítica, que permitiu a sedentarização.
-
A arquitetura pré-histórica tem maior importância no período Neolítico, altura da construção do grande círculo de pedra Stonehenge, no sul da Inglaterra, o mais bem preservado dentre vários monumentos megalíticos ou "de grandes pedras". A estrutura, de objetivo religioso, é inteiramente voltada para o sol.
-
As principais manifestações da pintura pré-histórica são encontradas no interior de cavernas, em paredes de pedra e a princípio retratavam cenas envolvendo principalmente animais, homens e mulheres e caçadas, existindo ainda a pintura de símbolos
-
Na sociedade comunista primitiva, não existia nem poderia existir a exploração do homem pelo homem. O trabalho era dividido entre homens e mulheres. No clã conviviam membros mais fortes e membros mais fracos, mas não existia a exploração de uns pelos outros e a terra pertencia a todos e não havia escravidão.
-
A Idade dos Metais foi o último período da Pré-Histórica e teve como característica principal o uso de metais na fabricação de utensílios, ferramentas e armas. Os metais usados foram: cobre, bronze e ferro.
-
Sabe-se que a história da escrita começou na antiga civilização mesopotâmica (atual Iraque) por meio dos povos sumérios. Essas pessoas desenvolveram a escrita cuneiforme por volta de 4.000 a.C. Eles iniciaram o processo da escrita usando argila e a cunha (uma ferramenta de metal ou madeira dura, em forma de prisma).
-
A Idade do Cobre é um período da Pré-História que corresponde à transição do Neolítico para a Idade do Bronze. Portanto, teve início entre 4.000 a.C. e 3.000 a.C., iniciando desta forma a Idade dos Metais. O cobre foi um dos primeiros metais a ser utilizado pelos homens pré-histórico.
-
A Idade do Bronze é um período da civilização no qual ocorreu o desenvolvimento desta liga metálica, resultante da mistura de cobre com estanho
-
A Idade do Ferro se refere ao período em que ocorreu a metalurgia do ferro. Este metal é superior ao bronze em relação à dureza e abundância de jazidas.
-
Nossa língua está cheia de palavras derivadas do grego. Com os gregos, aprendemos a expressar nossos sentimentos por meio da poesia.
-
O Período Pré-Homérico da história da Grécia Antiga foi estabelecido cronologicamente entre 2000 a.C. e 1200 a.C. pelos historiadores e marcou a formação da cultura e do povo grego.
-
Essa civilização começou a desenvolver-se a partir de 1100 a.C., e sua história deu-se até 146 a.C., quando foi dominada pelos romanos. Tradicionalmente, os historiadores dividiram a história grega em cinco períodos, sendo que o arcaico e o clássico correspondem ao auge dessa civilização.
-
O Período Homérico compreende aproximadamente os anos 1150 a.C. a 800 a.C. e se refere à formação do povo grego e seu desenvolvimento. O nome desse período se refere a Homero, autor dos poemas Ilíada e Odisseia, os quais servem de fonte histórica acerca dos acontecimentos desse período da história grega.
-
Drácon e Sólon: adoção de importantes transformações políticas em Atenas. Durante o período arcaico (800 – 500 a.C.), a cidade-Estado de Atenas passou por um conjunto de transformações econômicas bastante significativo.
-
Religião na Grécia antiga diz respeito a um conjunto de crenças que se modificou ao longo dos períodos Minoico, Micênico, arcaico e clássico do mundo grego antigo e apresentou diversos aspectos. Até onde se sabe, os gregos não possuíam nenhum livro sagrado como a Bíblia.
-
Os Jogos Olímpicos da Antiguidade eram um festival religioso e atlético da Grécia Antiga, que se realizava de quatro em quatro anos no santuário de Olímpia, em honra de Zeus. A data tradicional atribuída à primeira edição dos Jogos Olímpicos é 776 a.C.
-
O teatro grego teve início em Atenas, na Grécia, por volta de 550 a.C. e surgiu a partir das celebrações realizadas principalmente para o Deus Dionísio.
-
Função de orientar a política externa. Eram eleitos 10 por ano.
-
A assembleia de todos os
cidadãos. -
Funções executivas, a Bulé era formada
pelos demos composto. -
Organizavam as cerimônias
fúnebres e religiosas, além de presidir os
tribunais. -
Formado pelos arcontes, podiam julgar os crimes mais graves, como religiosos, homicídios e incêndios.
-
Faziam o julgamento das demais
infrações. -
Um cargo de duração curta, de um ano, acessível a qualquer cidadão ateniense.
-
A assembleia de todos os cidadãos e como
poderíamos designar: “a casa do povo”. -
Gozavam de direitos políticos para participar da democracia
-
Uma democracia só para os cidadãos.
-
Somente em 507 a.C. foi que suas reformas foram retomadas pela ação do legislador Clístenes, peça chave na consolidação da democracia ateniense. Psístrato teve a participação direta dos cidadãos nos assuntos políticos e econômicos de Atenas. - Estabelecimento da Assembleia como mecanismo de discussão, debate e decisão (através do voto em leis criadas pela Bulé). A participação era restrita aos cidadãos.
-
O Período Arcaico, entre os anos de 800 a.C. e 500 a.C., corresponde ao terceiro período histórico da Grécia Antiga, logo após o período homérico.
-
O Período Arcaico, entre os anos de 800 a.C. e 500 a.C., corresponde ao terceiro período histórico da Grécia Antiga, logo após o período homérico. Esta época guarda profundas mudanças políticas e econômicas devido à consolidação das cidades-estados, das quais se destacam Esparta e Atenas.
-
Estudos apontam que nesse período existiam mais de cem cidades-estados na Grécia Antiga. Começa a despontar a democracia, principalmente na cidade de Atenas, e também a surgir uma sistematização das legislações. Surge o conceito de sociedade privada na sociedade grega, a qual era comandada pelos proprietários de terra.
-
"O Período Clássico Grego, que se desenvolveu entre os séculos V e IV a.C., é visivelmente marcado por uma série de invasões e conflitos que transformaram a Hélade em um cenário de guerra acalorado. Entretanto, mesmo com tais confrontos, muitos compreendem esse como sendo o apogeu da própria civilização grega. A transformação política em Atenas e a disseminação de seu modelo político-admininstrativo para outras cidades-Estado gregas marcaram o auge da Antiguidade Grega".
-
As Guerras Médicas foram os conflitos que aconteceram entre gregos e persas no começo do século V a.C. Após esse conflito e o crescimento da rivalidade entre Atenas e Esparta ocorreu a Guerra do Peloponeso entre 431-404 a.C. que contribuiu para o enfraquecimento da região e facilitou o domínio macedônio.
-
O período helenístico refere-se ao período da história da Grécia e de parte do Oriente Médio compreendido entre a morte de Alexandre o Grande em 323 a.C. e a anexação da península grega e ilhas por Roma em 146 a.C.
-
O período helenístico da história grega começa com a morte de Alexandre em 323 a.C. e termina com a anexação da península e ilhas gregas pela República Romana em 146 a.C..
-
Foi no Período Clássico da Grécia Antiga, entre os séculos VI e IV a.C., que a ciência se desenvolveu.
-
Mona Lisa também conhecida como A Gioconda ou ainda Mona Lisa del Giocondo é a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci, um dos mais eminentes homens do Renascimento italiano. Sua pintura foi iniciada em 1503 e é nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumato.
-
A Lei Áurea, como mencionado, foi assinado pela princesa Isabel enquanto regente do Brasil (D. Pedro II estava viajando), no dia 13 de maio de 1888. O projeto de lei que resultou na abolição da escravatura foi proposto por João Alfredo, deputado do Partido Conservador e foi aprovada mediante a assinatura da princesa
-
Em 22 de agosto, é festejado o Dia do Folclore. A origem remete ao arqueólogo William John Thoms, que nessa mesma data, em 1846, sugeriu que todo o conjunto de tradições ou “antiguidades” populares poderia ser definido pela palavra “folklore”. No Brasil, o termo folclore foi oficializado em 1965.