Evolucion dos cuompiuter

Evolução dos Computadores

  • 400 BCE

    Ábaco

    Ábaco
    Um dos primeiros instrumentos criados pelo homem para realizar cálculos símples, o ábaco foi muito usado, em sua forma primitiva, na China e na Babilônia por volta dos anos 400 a.C.
  • Relógio de calcular

    Relógio de calcular
    Considerado o primeiro computador digital, o relógio de calcular criado por Wilhelm Schickard, fazia uso de vários mecanismos responsáveis por ações como introduzir um número na máquina, realizar os movimentos correspondentes à adição ou à subtração, exibir o resultado, entre outros.
  • Régua de cálculo

    Régua de cálculo
    Inventada em 1630 pelo matemático inglês William Oughtred, a régua de cálculo é considerada por muitos como o primeiro computador analógico. O instrumento se baseia na sobreposição de escalas logarítmicas e consiste em elaborar cálculos deslizando as réguas logarítmicas umas sobre as outras.
  • La pascaline

    La pascaline
    A pascalina foi a primeira calculadora mecânica do mundo e foi construída por Blaise Pascal em 1642. A máquina a realizava, através de um sistema de engrenagens, contas de adição e subtração. Operações de multiplicação e divisão poderiam ser feitas através de repetições.
  • A máquina de Leibniz

    A máquina de Leibniz
    Em 1673, Leibniz inventa a primeira calculadora capaz de realizar as quatro operações básicas da matemática, e ainda, extrair a raíz quadrada. Esse instrumento é muitas vezes visto como uma evolução da Calculadora de Pascal.
  • A primeira programação de uma máquina

    A primeira programação de uma máquina
    Em 1801, o tecelão francês Joseph-Marie Jacquard criou cartões para controlar os padrões de tecelagem dos seus teares, marcando assim a primeira programação de uma máquina e sendo o precursor dos cartões perfurados.
  • A máquina diferencial

    A máquina diferencial
    Em 1823, Charles Babbage começa a trabalhar na sua máquina diferencial nº1, instrumento voltado para o cálculo com polinômios capaz de realizar os cálculos necessários para construir tabelas de logaritmos. A máquina tinha a capacidade de receber dados, processá-los, armazená-los e exibi-los. Graças a ela Babbage ficou conhecido como o pai do computador.
  • Lógica Binária

    Lógica Binária
    Em 1854, George Boole publica seu artigo sobre lógica binária, a base dos circuitos lógicos e processadores.
  • A máquina de Hollerith

    A máquina de Hollerith
    Em 1896, Hollerith usou sua máquina de leitura de cartões para o censo dos Estados Unidos. Sua invenção foi capaz de processar todos os dados em seis semanas, ao invés dos três anos que eram o de costume antes desta criação.
  • ENIAC

    ENIAC
    Em 1946 ficou pronto o primeiro computador a não possuir mais nenhuma peça mecânica. O ENIAC era capaz de realizar cerca de 5000 cálculos por segundo. A sua programação exigia dias de trabalho e era feita através de modificações físicas.
  • Transistores

    Transistores
    Criado em 1947, os transistores foram responsáveis por um grande passo para a evolução dos computadores. Tais dispositivos substituíram a válvula eletrônica, ocupando menos espaço e consumindo menos energia. Além disso, os transistores permitiram a construção de computadores mais baratos, mais rápidos e mais confiáveis. Esse instrumento marcou a segunda geração de computadores.
  • Circuitos Integrados

    Circuitos Integrados
    Esses circuitos, que caracterizaram a terceira geração de computadores, têm como características menor espaço, maior velocidade, menor consumo de energia, maior confiabilidade, uso de monitores e teclados, sistemas operacionais e múltiplos usuários, além de se acessível a um público mais amplo.
  • Microprocessadores

    Microprocessadores
    Os microprocessadores são circuitos integrados de alta escala que concentram todos os principais componentes de um computador. Contribuem para um menor espaço, maior velocidade, menor consumo de energia, maior confiabilidade e para um baixo custo. Além disso, apresentam uma grande capacidade de processamento. Os microprocessadores caracterizam a quarta e atual geração de computadores.