Evolução da Contabilidade no Brasil - Karyn Leticia Kosloski Prado

  • Jan 1, 1500

    Leonardo da Vinci

    Inventou uma calculadora mecânica. Foi a primeira máquina desenvolvida para efetuar operações matemáticas simples.
  • John Napier

    Nobre escocês e inventor dos logaritmos, também inventou os "ossos (ou bastões) de Napier", que eram tabelas de multiplicação gravadas em bastão, para evitar a memorização da tabuada; utilizando um conjunto de 9 bastões, um para cada dígito, e que transformavam a multiplicação de dois números em uma soma das tabuadas de cada dígito.
  • Wilhelm Schickard

    Construiu a primeira máquina aritmética, o "Relógio Calculador", em Tuebingen, Wuerttemberg (atual Alemanha), sendo capaz de somar e subtrair 6 digitos, e em caso do resultado ser maior do que 6 digitos tocava um sino. As operações eram feitas por manivela, que girava e os números mudavam. Essa máquina foi perdida durante a guerra dos 30 anos, mas recentemente foi encontrada alguma documentação sobre ela. Durante muitos anos permaneceu desconhecida
  • William Oughtred

    O sacerdote inglês, representou esses logaritmos de Napier em escalas de madeira, marfim ou outro material, chamando-os de círculos de proporção. Este dispositivo originou a régua de cálculos.
  • Lenoir-Gravet

    criou a régua de cálculo, composta por uma régua fixa e outra deslizante que já era capaz de efetuar as quatro operações básicas. Como os logarítmos são representados por traços na régua e sua divisão e produto são obtidos pela adição e subtração de comprimentos, a régua é considerada o primeiro computador analógico
  • Blaise Pascal

    O filósofo, físico e matemático francês, inventou a primeira calculadora, a "Pascaline", que fazia somas e subtrações até 8 dígitos. Foram vendidas dúzias de exemplares da máquina em várias formas.
  • Gottfried Wilhelm Von Leibnitz

    Um matemático alemão que inventou o Cálculo, criou a Roda de Leibnitz, uma máquina de calcular que efetuava as quatro operações matemáticas (soma, subtração, divisão e multiplicação) e, ainda, cálculo de raiz quadrada. A calculadora usava dois contadores: um para efetuar a adição e outro para determinar o número de operações. Tinha alavancas para entrada de dados, indicador de resultados e um contador de rotações. Era baseada em um cilindro com caminhos dentados individuais, denominado de "roda
  • Joseph Marie Jacquard

    Mecânico francês, inventou um tear mecânico controlado por grandes cartões perfurados. A máquina era capaz de produzir tecidos com desenhos bonitos e intrincados e pode ser considerada a primeira máquina mecânica programável da história. Os cartões forneciam os comandos necessários para a tecelagem de padrões complicados em tecidos. E foram usados pelos primeiros computadores eletrônicos desde a década de 40 até o desenvolvimento de métodos de armazenamento mais confiáveis.
  • Charles Xavier Thomas

    Projetou e construiu uma máquina capaz de efetuar as 4 operações aritméticas básicas: a Arithmometer. Foi a primeira calculadora comercializada com sucesso e fazia multiplicações com o mesmo princípio da calculadora de Leibnitz e, com a assistência do usuário, efetuava divisões
  • Charles P. Babbage

    Foi um matemático inglês que estudou em Cambridge, onde lecionou matemática (1828-1839). Recebeu uma bolsa do governo para projetar uma calculadora com capacidade para até a vigésima casa decimal. Babbage inventou a Máquina Diferencial, pois estava preocupado com os erros contidos nas tabelas matemáticas de sua época, construiu um modelo para calcular tabelas de funções (logaritmos, funções trigonométricas, etc.) sem a intervenção de um operador humano. Ao operador caberia somente iniciar a cade
  • Babbage

    Projetou a máquina analítica (com o auxílio de sua esposa Ada August Byron King, Condessa de Lovelace e filha de Lord Byron, a primeira programadora dessa máquina). Era muito mais geral que a de Diferenças e era constituída de unidade de controle de memória, aritmética, de entrada e de saida. Sua operação era comandada por um conjunto de cartões perfurados, de modo que, de acordo com os resultados obtido nos cálculos intermediários, a máquina podia saltar os cartões.
  • Ada Lovelace

    Tornou-se a pioneira da lógica de programação, escrevendo séries de instruções para o calculador analítico. Ela inventou o conceito de subrotina e descobriu o valor das repetições ('loop") e iniciou o desenvolvimento do desvio condicional.
  • Samuel F. Morse

    Criação do código morse por Samuel F. Morse nos E.U.A.. Em 1844 houve a primeira demonstração pública do telégrafo.
  • George e Edvard Scheutz

    Construíram em Estocolmo a o primeiro computador mecânico baseados no trabalho de Babbage.
  • Sir Charles Wheatstone

    Usou fitas de papel para armazenar dados, de modo similar aos cartões perfurados, exceto que a fita podia ser alimentada continuamente através da máquina.
  • Sholes e Glidden

    Invenção da máquina de escrever por Sholes e Glidden e do telefone por Graham Bell nos E.U.A. A empresa "Bell Telephone Company" é fundada.
  • Frank S. Baldwin

    Inventou uma máquina de calcular, com acionamento de pinos móveis em um painel.
  • Romon Verea

    Vivendo em Nova York, inventou uma calculadora, a Arithmometer, que possuía uma tabela multiplição interna; dispensando o uso de engrenagens ou outros métodos. Interessante é notar que ele não estava interessado em produzir, mas apenas em provar que os espanhóis podiam inventar como os americanos.
  • Herman Hollerith

    Um empregado do Bureau de Recenseamento dos E.U.A., com Ph.D. em estatística, inventou uma máquina capaz de processar dados baseada na separação de cartões perfurados de oito colunas, conforme um código, que foi utilizada para auxiliar no censo de 1890 e reduziu o tempo de processamento de dados de 7 anos (em que todos os cálculos foram feitos a mão em papel de jornal), do censo anterior, para 2 anos e meio.
  • Nikola Tesla

    Um iugoslavo que havia trabalhado para Thomas Edison, patenteou ciruitos elétricos lógicos chamados "switches"
  • Konrad Zuse

    Na Alemanha nazista, completou o primeiro computador eletro-mecânico completamente funcional do mundo que começara anos antes. Foi chamado de Z 1 e usava relês que executavam os cálculos e dados lidos em fitas perfuradas. E utilizava um sistema binário constituído por "pinos" cravados numa régua metálica onde podiam ocupar duas posições. Esta técnica era diferente da usada nos calculadores mecânicos da época que utilizavam engrenagens com 10 dentes.
  • Alan Mathison Turing

    Um matemático inglês, desenvolveu a "máquina universal", muito antes de existirem os modernos computadores digitais, sobre a qual publicou um artigo em 1936, que versava sobre modelo teórico de um computador, restrito só aos aspectos lógicos do seu funcionamento (memória, estados e transições). Concluía que uma máquina seria capaz de resolver todo o tipo de problemas, ou seja, a ideia de "computabilidade" começou a ser delineada.
  • George Stibitz

    Construiu o primeiro calculador binário no "Bell Telephone Laboratories", empresa americana de telefonia e pesquisas
  • John Vincent Atanasoff com o auxílio do estudante de graduação Clifford Berry

    Durante a II Guerra Mundial nasceram os computadores atuais. Projetaram e construíram o primeiro computador eletrônico digital. Ambos trabalharam até 1942 para completar o Atanasoff-Berry Computer, que ficou conhecido como ABC. Mas, devido à incompetência dos escritórios de patentes, John W. Mauchly e J. Presper Eckert receberam os créditos pela construção do ENIAC, que foi reconhecido inicialmente como o primeiro computador eletrônico
  • Konrad Zuse

    O computador Z 3, a primeira máquina de calcular com controle automático de suas operações, construído por Konrad Zuse para os alemães na II Guerra Mundial, tinha como principal função a codificação de mensagens, mas foi destruído em Berlim, deixando poucas informações.
  • Tommy Flowers

    Os ingleses também buscaram tecnologias para decifrar códigos secretos dos alemães, produzidos pela máquina "Enigma" que produzia mensagens indecifráveis. À pedido do Serviço de Inteligência Britânico, uma equipe liderada por Tommy Flowers, construiu o "Colossus", que Alan Mathison Turing tinha inventado no "Post Office Research Laboratories", ao norte de Londres. O computador era enorme e funcionava por meio de 1500 válvulas, chegando a processar cerca de 5.000 caracteres por segundo.
  • Grace Murray Hopper

    oficial Naval e matemática, registrou o primeiro "bug" de computador. Era um inseto preso entre os relés. O bug foi documentado às 15:45 horas no Harvard Mark II de Harvard. Mas já era usada a palavra "bug" para descrever defeitos em sistemas mecânicos. Por exemplo, há anotações de Thomas Edison com esse termo
  • John Presper Eckert (1919-1995) e o físico John Mauchly

    Em 14 de fevereiro de 1946, foi anunciado o ENIAC ("Electronic Numerical Integrator and Computer"), o primeiro computador elétrico digital eletrônico de grande escala. O projeto era do Exército dos E.U.A., usava apenas válvulas e objetivava calcular as trajetórias de mísseis com maior precisão, mas só foi terminado após o fim da guerra.
  • John Tukey

    A palavra bit para dígito binário foi usada pela primeira vez por John Tukey.
  • Von Neuman, Eckert e Mauchly

    Começaram a trabalhar em uma versão melhorada do ENIAC, denominada EDVAC ("Electronic Discrete Variable Automatic Computer"), que incorporou o conceito de programas armazenados que eram perfurados em fita ou em plugs e após armazenados na memória. Só foi completado em 1952. O EDVAC usava memórias baseadas em linhas de retardo de mercúrio, com maior capacidade de armazenamento.
  • Claude Shannon

    O "The Mathematical Theory of Communication", de Claude Shannon, conseguia codificar dados de modo que eles pudessem ser checados com exatidão após uma transmissão entre computadores. Identificava o bit como a unidade fundamental dos dados e, coincidentemente, a unidade básica da computação.
  • Maurice V. Wilker

    Na Universidade de Cambridge, montou o EDSAC, o primeiro computador prático, ainda com válvulas eletrônicas, mas já com programas armazenados. Para a programação do EDSAC, Wilkes construiu uma biblioteca de programas pequenos, chamados subrotinas, armazenados em cartões de papel perfurado. Chegava à velocidade de 714 operações por segundo.
  • Internation Business Machines

    A IBM "Internation Business Machines" lançou o IBM 701, seu primeiro computador digital. Foi o primeiro computador da marca comercializado e foram vendidas 19 unidades em 3 anos.
  • Martin Graetz, Stephen Russell e Wayne Wiitanen

    É considerado o primeiro jogo interativo de computador tendo inspirado os futuros vídeo games. Novamente, o objetivo dos programadores, foi chamar a atenção do público, que visitava as instalações do MIT só para ver a maravilha tecnológica, que foi o primeiro minicomputador a ser fabricado. Como o DEC PDCP-1 era uma peça sem maiores atrativos para o público leigo, resolveram criar o joguinho, utilizando conceitos de física real, como aceleração e gravidade.
  • O governo dos E.U.A.

    O governo dos E.U.A. iniciou o desenvolvimento de uma rede de comunicação para fins militares. O Pentágono procurava instalar um sistema de comunicação indestrutível, que pudesse resistir a um ataque atômico, e que permitisse aos responsáveis políticos e militares sobreviventes retomar o contato entre eles, para lançar o contra-ataque.
  • Douglas Engelbart

    O técnico de radar Douglas Engelbart inventou o equipamento de indicação para computadores, o mouse, nos laboratórios da Xerox Corporation. Mas só registrou a patente em 17 de novembro de 1970. O equipamento "X-Y Position Indicator For A Display System" recebeu a patente número 3.541.541. No início, era uma caixinha de madeira que tinha apenas um botão. mas, como a maioria dos computadores utilizava apenas textos sem cursores na tela,o invento de Engelbart ficou quase que sem uso por muito tempo
  • O exército americano

    O exército americano interligou as máquinas da Arpanet, formando a rede que originaria a Internet. O Departamento de Defesa dos E.U.A. contratou uma equipe de pesquisadores nas áreas de negócios, acadêmica e do governo para colaborar com a Arpanet; quatro lugares são escolhidos como os lares dos primeiros IMPs da Arpanet: a UCLA (Universidade da Califórnia), em Los Angeles, o SRI ("Stanford Research Institute"), a UCSB ("Universidade da Califórnia em Santa Bárbara") e a Universidade de Utah.
  • (NPC),

    Foi criado o Network Control Protocol (NPC), precursor direto do "TCP". No início da década de 70, as universidades e outras instituições que faziam trabalhos envolvendo defesa, tiveram permissão para se conectar à Arpanet.
  • Federico Faggin, Ted Hoff e Stan Mazor

    a "Intel" apresentou o chip 4004 de 4 bits e 108 Khz - o primeiro processador que reuniu, num mesmo circuito integrado, todas as funções do processador central. Foi inventado pelos engenheiros Federico Faggin, Ted Hoff e Stan Mazor. Com velocidade de 60.000 instruções por segundo, com 3x4 milímetros, usando 2.300 transistores de 10 mícrons e 640 bytes de memóriae podendo endereçar 640 bytes
  • Arpanet

    As primeiras conexões internacionais para a Arpanet foram estabelecidas, com nós na Universidade de Londres e no Royal Radar, na Noruega.
  • Vinton Cerf e Bob Kahn

    Vinton Cerf e Bob Kahn da ARPA, publicaram "A Protocol for Packet Network Interconection" (“Um protocolo para intercomunicação com a rede de pacotes”) , que hoje é reconhecido como o documento básico que descreve pela primeira vez como conectar diferentes redes de pacotes.
  • Arpanet

    A Arpanet alcança 63 IMPs, o que demanda mais uma grande revisão nos padrões de endereçamento de redes; a direção da Arpanet passou da ARPA para a Defense Communications Agency.
  • Steven Paul Jobs

    Em 1º de abril de 1976, Steven Paul Jobs, então com 21 anos, Stephen Gary Wozniak, engenheiro, cinco anos mais velho, e Ronald Gerald Wayne, que tinha à época 41 anos fundaram a Apple Computer. Produziram um kit para montagem de computador do tipo "Faça você mesmo", o Apple I, projetado na garagem da casa dos pais de Jobs.
  • A "Apple", a "Commodore" e a "Tandy"

    A "Apple", a "Commodore" e a "Tandy" começaram a vender pcs. Jobs, Wozniak e Wayne apresentaram o computador pessoal Apple II, que permitia produzir gráficos a cores. O pc tinha memória de 4 KB, precisava ser conectado à uma TV e não tinha mouse, mas tinha circuito impresso em sua placa-mãe, fonte de alimentação, teclado e cartuchos para jogos.
  • Foi criada a primeira rede de comunicação BBS.

    Foi criada a primeira rede de comunicação BBS.
  • Começou a CSNET (Computer Science Network) e já havia computadores em mais de 200 lugares conectados via Arpanet.

    Começou a CSNET (Computer Science Network) e já havia computadores em mais de 200 lugares conectados via Arpanet.
  • a ARPANET mudou seu protocolo de NCP para TCP/IP

    Em janeiro, a ARPANET mudou seu protocolo de NCP para TCP/IP ("Transmission Control Protocol / Internet Protocol"), a linguagem comum usada por todos os computadores conectados à rede até hoje. A Internet começou a surgir; foi desenvolvido o "Name Server" na Universidade de Wisconsin; estações de trabalho se tornaram acessíveis e houve uma explosão de redes locais.
  • (Domain Name Server).

    Foi estabelecido o DNS (Domain Name Server). É importante lembrar que cada computador ligado à Internet possui um endereço único chamado "endereço IP" (endereço de Protocolo Internet). No princípio, estes endereços IP eram séries de números difíceis de memorizar, mas o DNS permite utilizar letras e palavras mais familiares.
  • "National Science Foundation"

    A "National Science Foundation" estruturou o NSFNET ligando 5 supercomputadores nas Universidades de Princeton, Pittsburgh, Califórnia, Illinois e Cornell.
  • NSFNET

    A "National Science Foundation" implementou a NSFNET, um sistema de redes regionais de roteadores conectados por meio de um backbone
  • Mais de quatro mil BBS's já estavam ligados em rede

    Mais de quatro mil BBS's já estavam ligados em rede
  • Foi registrada a marca de 77.448.692 pacotes transmitidos pela Arpanet por dia.

    Foi registrada a marca de 77.448.692 pacotes transmitidos pela Arpanet por dia.
  • NSFNET

    O Brasil (.br) se conecta à NSFNET juntamente com a Argentina (.ar), a Áustria (.at), a Bélgica (.be), o Chile (.cl), a Grécia (.gr), a Índia (.in), a Irlanda (.ie), a Coréia do Sul (.kr), a Espanha (.es), e a Suiça (.ch); a Electronic Frontier Foundation (EFE) foi fundada
  • Internet Society

    A Internet uniu 17 mil redes em 33 países; a Internet Society é fundada; mais de um milhão de hosts ligados à Internet; o número de requisições por arquivos via FTP chegou a 50 mil por mês; a expressão "Surfando na Internet" é criada por Jean Armour Polly
  • Shawn Fanning

    Shawn Fanning, um universitário norte-americano, criou o Napster, o primeiro programa P2P, "Peer-to-Peer", para compartilhamento de arquivos de música (principalmente .mp3). Essa tecnologia estabelece uma espécie de rede virtual, onde cada computador possui capacidades e responsabilidades equivalentes. Difere da arquitetura cliente/servidor, no qual alguns computadores são dedicados a servirem dados a outros
  • Wi-Fi

    O governo brasileiro incentiva o software livre para proporcionar a inclusão digital. Início do Wi-Fi ( Internet banda larga sem fio). O site TV Terra atinge mais de 3 milhões de visitantes por mês. Vários serviços online ( álbum de fotos, e-mail protegido, bloggers, mensageiros instantâneos ) começaram a modificar o comportamento do internauta
  • 3G

    Na Europa, os serviços 3G foram introduzidos a partir de 2003 começando pelo Reino Unido e Itália. O Conselho da União Européia sugeriu às operadoras 3G cobrirem 80% das populações nacionais europeias até ao final de 2005.
  • ORKUT

    O Brasil já tinha cerca de 30 milhões de internautas e é líder mundial de inscritos no Orkut, o site de comunidades virtuais mais procurado do mundo, mas extremamente popular no Brasil. O uso de webcams começou a se popularizar
  • Ipod

    a Aplle lanca o Ipod nano com tela lcd, com capacidade de armazenamento de 200gb
  • Prodigy e a America OnLine (AOL) e a CompuServe tornam-se provedores

    Serviços de acesso discado tradicionais, como o Prodigy, a America OnLine (AOL) e a CompuServe tornam-se provedores de acesso; no mês de julho a estimativa era de que cerca de 30 milhões de pessoas já estejam conectadas à Internet no mundo todo