-
A primeira ferramenta utilizada pelo homem para realizar contagem foram os dedos da mão. Na medida em que os cálculos tornaram-se complexos, surgiu o ábaco.
-
Durante milênios a cópia de manuscritos era restrita a pequenos grupos de pessoas. Johannes Gutenberg inventou a Máquina de Imprensa que permitia imprimir quantas cópias o estoque de tinta à quantas cópias o estoque de tinta à base de óleo suportasse.
-
Matemático francês Bleise Pascal inventa a primeira calculadora mecânica do mundo (Pascalina).
-
O matemático e filósofo alemão Gottfried Leibniz inventou a calculadora que efetuava quatro operações: adição, subtração, multiplicação e divisão.
-
Joseph Marie Jacquard construiu um tear inteiramente automatizado, foi a primeira máquina que utilizou a ideia de armazenamento e programação.
-
O matemático Charles Babbage construiu um modelo para calcular tabelas de funções (logaritmos, funções trigonométricas, etc.) sem a intervenção de um operador humano, que chamou de Máquina das diferenças.
-
Ada Lovelace escreveu o primeiro algoritmo da história para a máquina de Babbage. Considerada a primeira a programadora da história.
-
Herman Hollerith construiu para o Ministério do Recenseamento dos EUA uma máquina programável que podia, automaticamente, ler, registrar e ordenar informações armazenadas em cartões perfurados.
-
Criado durante a II Guerra Mundial, era considerado uma calculadora eletromecânica muito grande e o primeiro projeto de computador.
-
O modelo de Alan Turing, criado em 1936 foi a primeira descrição
de um computador moderno, com resultados completos, com um mínimo de intervenção humana. -
ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator) era mil vezes mais rápida que qualquer computador da época. Considerado o primeiro computador eletrônico.
-
Substituição de dezenas de válvulas por equipamentos chamados transistores organizados em circuitos impressos. Os computadores tornaram-se muito menores.
-
A terceira geração de computadores é marcada pela
utilização dos circuitos integrados, feitos de silício, também conhecidos como microchips, permitindo comercialização do computador. -
Os computadores da quarta geração são reconhecidos pelo surgimento dos processadores e construção de sistemas operacionais. Esta geração é marcada pela venda de computadores pessoais.
-
A quinta geração está sendo marcada pela inteligência artificial, conectividade e mobilidade.
You are not authorized to access this page.