Imagem 2022 03 26 145554

Egito Antigo

  • 4000 BCE

    SISTEMAS DE ARADO PARA O GADO

    SISTEMAS DE ARADO PARA O GADO
    As probabilidades apontam que esses objetos eram construídos a partir de ferramentas manuais modificadas, mas não eram capazes de escavar tão profundamente o solo como as versões mais modernas.
    Pinturas antigas em murais ilustram um grupo de quatro homens puxando um arado através de um campo, o que não era uma boa ideia no sol escaldante do Egito. Tudo isso mudou por volta de 2 mil anos antes de Cristo, quando os egípcios tiveram a ideia de amarrar os seus arados em bois.
  • 3500 BCE

    CALENDÁRIO E RELÓGIO

    CALENDÁRIO E RELÓGIO
    Os antigos egípcios usavam um calendário com 12 meses de 30 dias cada, para um total de 360 dias por ano. Em 4000 a.C. adicionaram cinco dias extras ao fim de cada ano, para deixar mais de acordo com o ano solar. Os problemas relógios egípcios eram os Obeliscos (monumentos que possuíam quatro lados) suas sombras em movimento possibilitavam que os dias fossem divididos em partes. Logo depois, eles inventaram o primeiro relógio portátil de sombras, ele era leve e podia ser levado a qualquer lugar.
  • 3362 BCE

    NEFERTITI

    NEFERTITI
    O busto de Nefertiti é um busto feito de calcário com cerca de 3400 anos de idade, retratando Nefertiti, uma mulher nascida no ano de 1380 a.C, que se tornou notável por ser a esposa do faraó Amenhotep IV, responsável por substituir o culto politeísta pela reverência a um deus único. A escultura chama atenção, por estar somente com um olho visível e completo e o outro vazio, o que deixa parecer que a obra está inacabada. A escultura encontra-se hoje no Neues Museum de Berlim.
  • 3200 BCE

    EMBARCAÇÕES PROPULSÃO A VELA

    EMBARCAÇÕES PROPULSÃO A VELA
    Esses barcos eram feitos de madeiras nativas ou coníferas do Líbano. O cedro era importante como material de construção naval. Também usavam veleiros com vela quadrada. Os navios militares evoluíram gradualmente.
  • 3100 BCE

    I DINASTIA

    I DINASTIA
    A Primeira Dinastia de faraós egípcios faz parte, juntamente com a segunda dinastia, da Época Tinita ou período arcaico, que foi de 3100 a.C. a 2687 a.C. aproximadamente. Os documentos históricos dessa época são escassos, reduzindo-se a alguns monumentos e objetos que sustentam os nomes dos governantes.
  • 3100 BCE

    UNIFICAÇÃO DO BAIXO E ALTO EGITO

    UNIFICAÇÃO DO BAIXO E ALTO EGITO
    O Egito Antigo ainda não existia como um Estado unificado, na verdade a região era composta por várias tribos nas margens do rio Nilo. Estas tribos eram unificadas em pequenas confederações tribais denominadas nomos. Inicialmente, ocorreram duas unificações distintas, entre os nomos do sul e outra ao norte. Os nomos do sul faziam parte do Reino do Alto Egito, e os nomos do norte faziam parte do Reino do Baixo Egito. A unificação ocorreu por volta no ano 3100 a.C. com o 1º faraó, Menés I.
  • 3000 BCE

    ESFINGE DE GIZÉ

    ESFINGE DE GIZÉ
    Localizada no planalto do Gizé, ao norte do Egito e próximo à cidade do Cairo, a estátua é uma das referências arquitetônicas do local, apresentando um corpo de leão com a cabeça de um humano, o seu rosto é geralmente considerado como uma representação do rosto do faraó Quéfren, a Esfinge de Gizé é a maior estátua construída sobre um único monólito do mundo a pedra calcária. Possuindo 73,5 metros de comprimento, 19,3 metros de largura e 20,22m de altura.
  • 3000 BCE

    HESY-RA E A MEDICINA DO ANTIGO EGITO

    HESY-RA E A MEDICINA DO ANTIGO EGITO
    A prática da mumificação egípcia rendeu muitos conhecimentos medicinais. Os médico no Antigo Egito se especializavam em alguma área do corpo humano, e um deles, foi o 1º medico egípcio que se tem registro:Hesy-Ra, que viveu por volta do ano 3000 a.C. e só cuidava de dentes. No entanto, sabe-se por documentos que Hesy-Ra tinha colegas que se dedicavam exclusivamente ao nariz, olhos, abdome, etc. Ao desvendar a anatomia, a mumificação contribuiu para essa unificação e para a origem da medicina.
  • 2686 BCE

    III DINASTIA

    III DINASTIA
    A III dinastia egípcia inicia a era conhecida como Reino Antigo. Esta época foi caracterizada pela origem das pirâmides e por ter sido o início de um período pacífico de quinhentos anos. Djoser foi o segundo faraó da Terceira Dinastia e teve a Pirâmide de Degraus, primeira a ser construída, feita para ser ocupada por ele na cidade de Sacara.
  • 2620 BCE

    ESCRIBA SENTADO

    ESCRIBA SENTADO
    O Escriba Sentado é uma escultura produzida no Antigo Egito representando um escriba durante seu trabalho. Foi descoberta em Saqqara em 1850. É uma estátua frontal, uma característica comum das estátuas egípcias. A posição do escriba, sentado de pernas cruzadas em uma base pintada de preto, representa o próprio ato de escrever. Uma vez ele deveria ter uma cana aromática na mão direita que foi usada para escrever e ainda podemos ver o papiro branco parcialmente desenrolado.
  • 2181 BCE

    CONSTRUÇÃO DAS PIRÂMIDES

    CONSTRUÇÃO DAS PIRÂMIDES
    As pirâmides do Egito são túmulos que foram construídos para abrigar os corpos dos faraós falecidos. A construção destes conjuntos arquitetônicos se iniciaram no Antigo Império (2686 a.C. a 2181 a.C.) e se estenderam até o século IV d.C. A Pirâmide de Quéops é o maior túmulo do mundo, com 230 metros de largura e uma altura de 174 metros. O fim da era da construção de pirâmides ocorreu a partir do declínio da riqueza e do poder dos monarcas egípcios.
  • 1855 BCE

    PAPIRO RHIND

    PAPIRO RHIND
    Em 1855 um advogado e antiquário escocês, A. H. Rhind, viajou para o egito e teve posse de um papiro o qual continha textos matemáticos. Medindo 5,5 m de comprimento por 0,32 m de largura, datado aproximadamente no ano 1650 a.C, no documento encontramos 85 problemas matemáticos em escrita hierática copiadas pelo escriba Ahmes de um trabalho mais antigo.
  • 1750 BCE

    INVASÃO DOS HICSOS

    INVASÃO DOS HICSOS
    O Egito sofreu invasão dos povos Hicsos (povo nômades da Ásia) onde eles dominaram todo o território egípcio por quase dois séculos. Porém, os egípcios conseguiram expulsar os hicsos, restaurando a unidade política do Egito.
  • 670 BCE

    DECLÍNIO DO EGITO ANTIGO

    DECLÍNIO DO EGITO ANTIGO
    Em 670 a.C, os assírios conquistaram e dominaram o Egito. Quando finalmente os egípcios conseguiram libertação, uma grande recuperação econômica e cultural se instalou, fase conhecida como:"renascença saíta". Contudo a prosperidade durou pouco. Em 525 a.C, os persas conquistaram o Egito. Quase dois séculos depois vieram os macedônios, comandados por Alexandre Magno, derrotando os persas. O Egito foi dominado pelos romanos. E ao longo de mais de 2500 tornaram-se alvo dos árabe, turco e britânico.
  • 334 BCE

    INVASÃO DOS MACEDÔNICOS

    INVASÃO DOS MACEDÔNICOS
    O exército de Alexandre avançou rumo ao Egito. Para os egípcios, Alexandre foi considerado um libertador, porque os livrou do domínio persa. Por isso, os egípcios manifestaram sua gratidão fazendo de Alexandre um novo faraó. Alexandre aproveitou a ocasião e fundou uma nova cidade no Egito, Alexandria, que veio a se tornar local de uma das maiores bibliotecas da Antiguidade e um importante centro cultural nos séculos seguintes.
  • 4 BCE

    PASTA DE DENTE

    PASTA DE DENTE
    Os egípcios presavam muito pela estética e higiene pessoal, tanto que eles inventaram diversos cosméticos, como a maquiagem e itens de higiene pessoal como a pasta de dente. A fórmula para produzir a pasta incluía ingredientes como sal, pimenta e flores de íris que limpam os dentes e folhas de menta que promoviam a sensação de frescor.