-
As ideias fundamentais do socialismo estão contidas no manifesto comunista.
O motor da história é a luta de classes: Burguesia vs Proletariado. -
Os operários russos se organizaram em vários agrupamentos políticos de tendência socialista. Esses agrupamentos se juntaram e formaram o POSDR. O partidos era dividido em bolcheviques( teses de Lênin) e mencheviques(opositores).
-
Operários russos e suas famílias caminharam em direção ao palácio de inverno com um abaixo assinado para ser entregue ao czar. O czar mandou que seus soldados atirassem contra a multidão deixando mortos e vários feridos. O episódio ficou conhecido como domingo sangrento.
-
A Rússia teve péssimas atuações, devido o mal treinado exército. A Rússia perdeu para o Japão e o Czarismo saiu do conflito desmoralizado. Com a pressão interna, Czar convocou a Duma. Ao se sentir fortalecido , Czar desmanchou logo em seguida a Duma e e lançou cerca de 13 milhões de soldados contra a Alemanha! Cerca de 3 milhões morreram.
-
--> Propôs a paz aos alemães: a Rússia saía da guerra, assinando com a Alemanha o tratado de Brest-Litovsk.
--> Confiscou as terras da família real.
--> Estatizou a economia: Indústrias, bancos, estradas de ferro.
--> Estabeleceu a igualdade de direitos entre homens e mulheres. -
Com o objetivo de defender a revolução de Outubro, os Bolcheviques organizaram o exército vermelho. Isso originou uma sangrenta guerra civil entre esses dois exércitos. O governo radicalizou suas posições:
--> Adota o comunismo de guerra.
--> Confiscou a produção agrícola dos camponeses para manter o esforço da guerra.
--> Criou tribunais que condenavam sem julgamento todos aqueles que eram inimigos da revolução. -
A flexibilidade na economia, não correspondeu a uma abertura na política. Ao contrário, implantou-se uma ditadura do Partido Comunista. Em dezembro de1922, um grande congresso reunindo povos que habitavam o território russo fundou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
-
Ao fim da guerra a economia encontrava-se arrasada. Diante disso, o governo de Lênin adotou algumas medidas capitalistas ao lado das socialistas, tais como: Permissão aos camponeses da venda do excedente das colheitas no mercado interno; incentivo da formação de pequenas e médias indústrias privadas; liberação da entrada de capitais estrangeiros na Rússia, etc..