-
Com o governante Mao Tsé-tung
O sistema socioeconômico e polítco baseando no modelo soviético por base a estabilização dos meios de pordução, planejamento econômico, político e social centralizado e outras coisas mais. -
-
O modelo soviético não atendia muito bem à realidade chinesa, como por exemplo, a reorientação d desenvolvimento industrial que, a partir deste momento se volta para industria. Desenvolvimento das comunas populares.
-
Os dirigentes chineses perceberam que esse modelo de desenvolvimento não era adequado ao país. A realidade social, econômica e cultural da China distinguia-se completamente da realidade russa na época da revolução de 1917.
-
Recebe o nome de Gandre Salto Adiante uma polítca elaborada pelo Partido Comunista Chines em 1958, e que buscava modernizar a economia da China, de um modo que esta rivalizasse com a norte-americana no final da década de 1980 do século XX. Para isso o lider Mao Ze Dong concluiu que os setores da indútra e da agricultura deveriam ser modernizado e desenvolvidos. Mao então anunciou um novo plano quinquenal de metas, progamado para durar de 1958 a 1963.
-
O Grande Salto Adiante partia do princípio de que o crescimento de um setor necessáriamente contribuiram para o crescimento do outro. Com esse objetivo, a China foi dividida em uma série de comunas, propriedades que abrigavam ser cade cinco mil famílias, concentradas no cumprimento das metas. Aos moradores eram dadas ferramentas, animais e tecido etc... pertencentes ao estado. a vinda do individuo era controlada pelo estado.
-
A Revolução Cultura chinesa foi elaborada por Mao Tsé-tung, paralizando praticamente todo progresso material e tecnológico do páis. Tal revolução foi um movimento de massas da Replública Popular da China, dentre os anos de 1966 e 1976, feito por trabalhadores e estudantes contra a burocracia que tomavam conta do Partido Comunista Chines.
-
Foi permitido, através de uma decisão governamental de 1978, o investimento estrangeiro direto em várias e pequenas "zonas econômicas especiais" ao longo da costa chinesa. Porém, faltava para o país a infraestrutura legal e a experiência necessária de práticas especiais para fazer deste aspecto atrativo para muitos investidores estrangeiros.
-
Reestabelecimenti parcial da propriedade privada. Criação de Zonas Econômicas Especiais(ZEE). Adoção de salários diferentes. Criação da Bolsa de valores de Pequim.
Algumas mudanças na área econômica da China foi: crescimento econômico (taxas de 7% a 10% ao ano); o país se transformou na 2° maior economia do planeta; os níveis de poluição aumentaram muito e outras coisas a mais... -
No final de 1989, a política econômica da China voltou a ter uma maior ênfase na economia planificada e nas grandes empresas estatais, que significou um grande freio nas reformas econômicas.
-
Ao sul da China no começo do ano de 1992, o principal líder chinês, Deng Xiaoping, fez uma série de pronunciamentos políticos com o objetivo de dar novo ímpeto e para revigorar o processo de reforma econômica. Mais tarde, no final daquele ano, Deng Xiaoping reforçou seus pedidos para o aceleramento da economia durante o 14º Congresso do Partido Comunista Chinês, e declarou que a tarefa principal da China na década de 1990 seria criar um "socialismo de mercado"
-
Em 1993, a produção e os preços foram aumentados, os gastos governamentais fora do orçamento estatal foram extintos, e a expansão econõmica foi alimentada com a criação de mais de 2.000 zonas econômicas especiais, e o fluxo de entrada de capital estrangeiro para as zonas econômicas especiais foi facilitado.
-
Em 1999, com cerca de 1,25 bilhão de pessoas, mas com um PIB de apenas de 3.800 dólares per capita, a China tornou-se a segunda maior economia do mundo quando é considerado a Paridade de Poder de Compra, ficando apenas atrás dos Estados Unidos.
-
Após o terceiro plenário do Partido Comunista da China, que ocorreu em outubro de 2003, legisladores chineses mostraram várias propostas de emenda à Constituição Chinesa. Uma das propostas de emenda mais significativa foi a proposta de prover proteção para o direito de propriedades privadas.
-
Em março de 2004, o Congresso Popular Nacional aprovou as emendas.
-
Em março de 2006, a Assembleia Popular Nacional aprovou o décimo primeiro plano econômico de cinco anos. O plano tinha como objetivo o aumento mais modesto do PIB, em torno de 9% ao ano, além da redução de 20% da intensidade energética (energia consumida por unidade do PIB) em 2010.
-
A China lançou o seu plano de estímulo econômico para lidar especificamente com a crise econômica de 2008-2009. O plano de estímulo econômico focou primariamente em estabilizar os recursos domésticos, facilitando as restrições de crédito para hipotecas e para pequenas e médias empresas.