-
-
-
Os planos econômicos foram modificados e a prioridade deixou de ser a indústria de base para desenvolver indùstrias que favorecessem o desenvolvimento e a modernização da agricultura
-
Criada por Mao Tsé Tung, foi um programa de profundas reformas cujo objetivo era acelerar a marcha para o comunismo.
-
Uma das criações do Grande Salto foram as Comunas Populares. As Comunas reuniam cerca de 20 mil a 30 mil pessoas, criando uma unidade social, agrícola, industrial, administrativa, cultural, médica e militar. Eram administradas por um Comitê Central que controlava a produção e organizava as Brigadas de Trabalho.
Essa alteração deslocava o centro dos investimentos do Estado para o campo e não mais para as indústrias de base localizadas nas cidades. -
O fracasso do Grande Salto para Frente enfraqueceu a liderança de Mao Tsé-tung, fazendo com que ele tivesse que tentar reconquistar o prestígio através do lançamento da Revolução Cultural, em 1966.
-
Porém, o Grande Salto não resultou no crescimento econômico previamente calculado. As colheitas agrícolas foram prejudicadas pelas secas e inundações de algumas regiões, bem como a produção de matérias-primas para as indústrias; máquinas se desgastaram devido ao uso intensivo ou mesmo pela falta de conhecimento técnico capaz de operá-las. Este último ponto foi intensificado pelo fato de a China ter-se distanciado da URSS e perdido a cooperação técnica com o vizinho do norte.
-
-
A economia começa a crescer em 13% ao ano até 1989
-
- Introdução do lucro
- Reestabelecimento parcial das proproiedades privadas
- Criação das Zonas Econômicas Especiais (ZEE)
- Adoção dos salários diferenciados
- Permissão para a entrada de capital e tecnologias estrangeiras
- Criação da bolsa de valores de pequim
- Entre Outras...
-
-
No decorrer da décadade 1990 e nos anos 2000, o PIB chinês apresentou um crescimento elevado, em torno de 10% ao ano
-
-
O PIB chinês atingiu a marca de 4,3 trilhôes de dólares, constituindo nesse ano o terceiro maior PIB do mundo
-