-
Sob a liderança de Mao Tsé-tung, os revolucionário chineses adotaram o modelo soviético de desenvolvimento, tendo por base a estatização dos meios de produção, o desenvolvimento industrial com prioridade para a industria de base e o planejamento econômico, político e social centralizado
-
-
Os dirigentes chineses perceberam que o modelo socialista de desenvolvimento era inadequado ao país.A maioria da população (90%) estava no campo, e o país não havia realizado sua revolução industrial.
-
Os planos econõmicos foram modificados e a prioridade passou a ser a agricultura e não a indústria de base.O objetivo não era desenvolver ramos industriais que favorecem o desenvolvimento e modernização da agricultura.
-
o líder chinês Mao Tsé-tung lançou o Grande Salto para Frente (1958-1962), um programa de profundas reformas cujo objetivo era acelerar a marcha para o comunismo.Um das criações do Grande Salto foram as Comunas Populares. Elas iriam substituir as antigas cooperativas de produção agrícola, buscando suprimir os últimos resquícios de propriedade privada.
-
foi uma profunda campanha político-ideológica levada a cabo a partir de 1966 na República Popular da China, pelo então líder do Partido Comunista Chinês, Mao Tsé-tung, cujo objetivo era neutralizar a crescente oposição que lhe faziam alguns setores menos radicais do partido, em decorrência do fracasso do plano econômico Grande Salto Adiante, cujos efeitos acarretaram a morte de milhões de pessoas devido à fome generalizada, fato conhecido como a fome de 1958-1961 na China.
-
Em seu governo, foi criada a ¨Política de portas abertas¨. A economia foi modernizada e permitiram sua abertura, por meio de uma política estatal deliberada, controlada pelos lideres do partido comunista e influenciaram não só os setores da economia mas o desenvolvimento do país como um todo, até os dias atuais.
-
Os chineses implantaram cooperativas agricolas e comunas populares substituindo por unidades de administração privada.
-
O reestabelecimento parcial da propriedade privada na agricultura, gerou diversas mudanças na economia como:
-Introdução do lucro
-Criação das Zonas Econômias especiais (ZEE) -
Cresceu em torno de 10% por ano.
-
Morreu aos 92 anos
-