- 
  
  Sob a liderança de Mao Tsé-tung, os comunistas saíram vencedores e proclamaram a República Popular da China.
- 
  
  
- 
  
  Modelo soviético de desenvolvimento econômico caracterizado pela estatização dos meios de produção, o desenvolvimento industrial com propriedade para a indústria de base e o planejamento econômico, político e social centralizado
- 
  
  A mudança na organização da atividade agrícola chinesa realizou-se em etapas distintas: até 1984 , os dirigentes chineses implantaram cooperativas agrícolas e comunas populares, extintas em 1984 e substituídas por unidades de administração privada.
- 
  
  Os dirigentes chineses perceberam que o modelo soviético de desenvolvimento adotado não era adequado ao país
- 
  
  Os planos econõmicos foram modificados e a prioridade passou a ser a agricultura e não a indústria de base por conta do fato do país possuir uma sociedade agrária.
- 
  
  A mudança na organização da atividade agrícola chinesa realizou-se em etapas distintas: até 1984, os dirigentes chineses implantaram cooperativas agrícolas e comunas populares, extintas em 1984 e substituídas por unidades de administração privada.
- 
  
  Recebe o nome de Grande Salto Adiante uma política elaborada pelo partido comunista chinês em 1958, e que buscava modernizar a economia da China, de modo que esta rivalizasse com a norte-americana no final da década de 1980 do século XX.
- 
  
  A Revolução Cultural Chinesa foi elaborada por Mao Tsé-Tung no ano de 1966, paralisando praticamente todo o progresso material e tecnológico do pais. Tal revolução foi um movimento de massas da Republica Popular da China dentre os anos de 1966 e 1976, feito por trabalhadores e estudantes contra a burocracia que tomava conta do Partido Comunista Chinês.
- 
  
  Tudo começa no ano de 1958, onde foi implantado na China O Grande Salto Adiante. Com o fracasso do plano Salto, houve um período de grande fome no começo da década de 60, pois a produção agrícola estava muito desorganizada. E, depois de ser muito criticado, em 1966 Mao iniciou a Revoução Cultural.
- 
  
  Entre as principais mudanças radicais na economia, destacam-se algumas como:
 A introdução controlada de lucro nas empresas;
 A adoção de salário diferenciado entre os trabalhadores, tendo como base o mérito, o cargo e a função (antes da remuneração era igual para todos os trabalhadores);
 A criação da Bolsa de Valores de Pequim;
 A aquisição de modernas tecnologias de pordução.
 Essas medidas ficaram conhecidas como a "política de portas abertas".
- 
  
  Com essas e outras medidas da "política de portas abertas", a agricultura e a indústria cresceram de forma significativa. Ela era controlada pelos líderes do Partido Comunista.
- 
  
  
- 
  
  Essa abertura econômica iniciada com Deng Xiaoping, tem tido continuidade com seus sucessores, Entre 1990 e o final de 2001, o PIB chinês quintuplicou, e em 2008 atingiu a cifra de 4,3 trilhões de dólares, constituindo, nesse ano, o terceiro maior PIB do mund, ultrapassado apenas por Estados Unidos e Japão.