-
-
-
Após a Segunda Grande Guerra, libertos da invasão japonesa,nacionalistas e comunistas chineses lutaram pelo poder político, nessa data, sob a diferença de Mao Tsé-tung, os comunistas saíram vencedores e proclamaram a República Popular Chinesa. No início de seu governo o pais optou pelo modelo soviético de desenvolvimento, tendo com base a estatização dos meios de produção, o desenvolvimento das industrias de base e o planejamento econômico, político e social centralizado.
-
Nesse ano, os dirigentes chineses perceberam que este modelo de desenvolvimento não era adequado, porque diferentemente da Russia na China em 1949 antes da revolução era um país de 90% da população rural e não tinha realizado sua revolução industrial.Desta forma, um ano depois as prioridades mudaram para a agricultura e as indústrias existentes favoreceriam o desenvolvimento e a modernização da agricultura.
-
Após o sucesso do 1º Plano Quinquenal (1953-1957), o líder chinês Mao Tsé-tung lançou o Grande Salto para Frente (1958-1962), um programa de profundas reformas cujo objetivo era acelerar a marcha para o comunismo. O Grande Salto pretendia superar a divisão entre campo e cidade, instituída pelo capitalismo desde sua gênese. O objetivo era incentivar as massas populares a tomarem a iniciativa na condução de alguns aspectos da vida social, mas evidentemente com limites impostos pelo Estado.
-
Mao Tsé-tung lançou a Revolução como forma de fortalecer novamente seus objetivos econômicos expressos no Grande Salto para Frente. Cuja própria política tinha uma conotação cultural que buscava substituir o cálculo dos burocratas pela inventividade das massas.Seu objetivos eram eliminar a burocracia não maoísta do interior do Partido Comunista Chinês e dar iniciativa às massas de trabalhadores do campo e dar iniciativa às massas de trabalhadores do campo e da cidade.
-
Reestabelecimento parcial da propriedade privada na agricultura, a introdução controlada de lucro nas empresas, adoção de salário diferenciado entre os trabalhadores, a permissão para a entrada de capital e tecnologia estrangeiros, ampliação das trocas comerciais entre outras medidas foram impostas no mandato de Deng Xiaoping que assumiu em 1976 que permitiram a abertura e a modernização da economia.