-
OMS é notificada sobre casos de pneumonia viral de causa desconhecida em Wuhan, na China
-
OMS emite primeiro boletim de alerta de surto sobre pneumonia viral detectada na China
-
OMS informa que China identificou causa da pneumonia como novo coronavírus
-
OMS recebe sequência genética do novo coronavírus
-
OMS declara que o surto do novo coronavírus constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII).
-
OMS anuncia que doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 será chamada Covid-19. Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus nomeia o vírus como SARS-CoV-2.
-
Em São Paulo, primeiro brasileiro é diagnosticado com Covid-19
-
Brasil tem dois casos confirmados do Covid-19, doença provocada pelo coronavírus. Os dois pacientes estiveram no norte da Itália e apresentaram o quadro da doença ao regressarem para o Brasil. O Ministério da Saúde monitora 207 pessoas em vários estados com suspeita da doença. No mundo, há quase 90 mil pessoas infectadas e o coronavírus já provocou quase três mil mortes. (Reportagem contem um trecho identificado como 'A busca por medicamentos e vacinas')
-
O repórter Álvaro Pereira Júnior mostra como é desenvolvida uma vacina e qual remédio pode ser uma possível cura contra o novo coronavírus.
-
OMS decreta situação do surto de Covid-19 como pandemia
-
-
https://www.reuters.com/article/us-health-coronavirus-china-vaccine-idUSKBN2141TI
Academia Militar de Ciências Médicas e Cansino Biologics -
Primeira morte por Covid-19 é confirmada no Brasil, em São Paulo
-
Notícias falsas têm circulado com grande velocidade pelas redes sociais e podem colocar pessoas em risco diante da pandemia do coronavírus. O Domingo Espetacular consultou um imunologista para você saber o que é verdade e o que é mentira sobre a covid-19
-
Desde a chegada da covid-19 ao Brasil, um país diferente tem se desenhado a cada dia. O brasileiro descobriu a importância de lavar as mãos e, especialmente, de ficar em casa. O distanciamento social passou a ser a regra, e as ruas ficaram vazias. Na linha de frente do combate à doença, os profissionais de saúde receberam nesta semana o carinho dos brasileiros, que aplaudiram de suas janelas esses trabalhadores. Há ainda brasileiros na corrida pela vacina, algo que ainda pode demorar.
-
Pesquisadores do mundo inteiro trabalham em busca de vacinas, tratamentos, medicação, qualquer coisa que possa ser uma arma eficaz para neutralizar o coronavírus. E desse movimento incansável, já começam a surgir alguns caminhos que possam apontar para uma possível cura. Para assistir ao Domingo Espetacular na íntegra, acesse o PlayPlus.com
-
-
-
-
-
Laboratórios do mundo todo correm por uma vacina salvadora. O Fantástico conversou com alguns voluntários que aceitam ser contaminados propositalmente com o vírus, para acelerar as pesquisas.
-
Farmacêutica americana Moderna anuncia que primeira vacina contra o SARS-CoV-2 testada em humanos teve resposta positiva no ensaio clínico de fase 1. Em todo o mundo, há mais de 100 projetos de pesquisa de vacinas contra a doença em andamento.
-
Número de mortes causadas por Covid-19 no Brasil chega a 10 mil
-
O doutor Ricardo Gazzinelli, presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia e pesquisador da Fiocruz, está envolvido no desenvolvimento de uma vacina 100% nacional e que pode chegar ao mercado brasileiro no final de 2021. (Matéria fala das vacinas da Moderna e outras)
-
Brasil recebe primeiro lote de vacina desenvolvida na Universidade de Oxford, na Inglaterra, para testes, inicialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.
-
Governador de São Paulo, João Doria, anuncia acordo entre Instituto Butantan e empresa chinesa Sinovac para teste de vacina e transferência de tecnologia
-
Brasil atinge 1 milhão de infectados pelo SARS-CoV-2
-
Profissional de saúde de São Paulo recebe vacina de Oxford em ensaio clínico
-
Governo anuncia parceria com farmacêutica AstraZeneca e a Universidade Oxford, do Reino Unido, para desenvolvimento e produção de vacinas contra a Covid-19. Tecnologia será desenvolvida pela Fiocruz
-
Quando finalmente nós vamos ter uma vacina contra a Covid-19? A repórter Sônia Bridi mostra o trabalho dos pesquisadores.
-
Os ensaios clínicos iniciais da vacina indicaram segurança e eficácia após mais de mil voluntários serem testados. Segundo a empresa, a dose aplicada induziu a criação de um alto nível de anticorpos em 100%dos participantes. Na China, pelo menos oito diferentes vacinas estão sendo testadas em humanos e podem começar a produção em larga escala já no ano que vem.
-
Balanço do consórcio de veículos da imprensa contabiliza 2.014.738 de infectados e 76.822 mortes por Covid-19 no Brasil
-
Médica é a primeira a tomar vacina chinesa em fase de testes no HC em SP; 9 mil profissionais participarão de pesquisa no Brasil
-
Segundo dados do Ministério da Saúde, a 30ª semana epidemiológica de 2020, computada entre os dias 19 e 25 de julho, foi a que registrou o maior número de óbitos de toda a pandemia, com 7.677 mortes em sete dias. O número só foi superado em 2021, na 6ª semana epidemiológica (entre os dias 7 e 13 de fevereiro), quando 7.520 pessoas morreram.
-
Estamos no sexto mês da pandemia do coronavírus, que já matou mais de 680 mil pessoas no mundo. Durante esse tempo, um batalhão de cientistas, médicos e pesquisadores reúnem esforços para encontrar uma vacina. No Brasil, por exemplo, há dezenas de projetos e alguns em fase avançada de testes. Mas, será que é possível arriscar uma data para que a imunização fique pronta? O Domingo Espetacular foi investigar, acompanhe na reportagem de Afonso Mônaco.
-
Os testes da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica americana Pfizer em parceria com a alemã BioNTech começam nesta quarta (5) no Brasil. As doses serão aplicadas em quinze voluntários na cidade de São Paulo no primeiro dia. Esta é a terceira vacina experimental em fase final de testes com voluntários no país, após AstraZeneca e Coronavac.
-
Bolsonaro assina medida provisória que libera R$ 1,9 bilhão para produção de vacina de Oxford que será produzida pela Fiocruz
-
Em audiência na Câmara dos Deputados, diretor do Instituto Butantan anuncia possibilidade de vacina contra o coronavírus ainda em outubro
-
Brasil atinge 100 mil mortes em decorrência da Covid-19
-
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, anuncia o registro da primeira vacina contra o novo coronavírus. A vacina Sputnik 5 é vista com ceticismo pela comunidade internacional por não ter cumprido os testes da fase 3.
-
Nove em cada dez brasileiros querem tomar a vacina contra a Covid-19, assim que houver opção. Foi o que revelou uma pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo (16) no jornal Folha de S. Paulo. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.L
-
O repórter Álvaro Pereira Júnior conversou com especialistas para entender se essa urgência toda não pode acabar prejudicando o trabalho dos cientistas, e como conciliar a necessidade de combater a pandemia com a segurança da população.
-
Com tantas notícias sobre a vacina contra a covid-19, às vezes fica difícil entender tudo. Por isso, pedimos para vocês mandarem suas dúvidas para as redes sociais do #DomingoEspetacular. O infectologista Anthony Wang topou responder e as respostas você confere agora!
-
A farmacêutica AstraZeneca confirmou nesta terça-feira que fará uma pausa no estudo de sua vacina de Covid-19, que desenvolve em parceria com a Universidade de Oxford, após um dos voluntários do teste ter sofrido um episódio de reação adversa no Reino Unido. A vacina estava em teste também com voluntários no Brasil.
-
A vacina, da Universidade de Oxford e do laboratório AstraZeneca, está sendo testa em cinco mil brasileiros, muitos deles profissionais de saúde da linha de frente.
-
O principal executivo da empresa compareceu ao evento e afirmou: "vamos nos esforçar ao máximo para atender os países onde estamos fazendo testes clínicos".
-
O Instituto Butantan anuncia que pretende iniciar os testes da CoronaVac em crianças e adolescentes no Brasil. Brasil adere ao plano Covax Facility, com a liberação de 2,5 bilhões do Governo para integrar o programa global de vacinas.
-
Anvisa facilita o registro para vacinas da Covid-19 no país com submissão contínua.
-
As vacinas de Oxford, que estavam previstas para chegar no Brasil no mês de Dezembro, tiveram sua entrega adiada para Janeiro de 2021.
-
Bolsonaro desautoriza o ministro da Saúde sobre a compra da CoronaVac. Presidente negou compra do imunizante um dia após Pazuello anunciar que estava negociando a compra de 46 milhões de doses da vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac com o Instituto Butantan, de São Paulo.
-
Após fundo de investimento russo anunciar que entregou documentação, Anvisa nega que tenha recebido pedido de registro da vacina Sputink V.
-
Anvisa suspende testes da Coronavac após morte de voluntário. Instituto Butantan afirma que óbito não tem relação com pesquisa
-
Agência liberou retomada da pesquisa após receber informações sobre óbito. Há suspeita de overdose ou suicídio. Bolsonaro comemorou suspensão.
-
Pfizer e BioNTech concluem estudos da fase 3 de vacina contra Covid e anunciam 95% de eficácia. Imunizante é o primeiro a ter testes da fase 3 concluídos.
-
O anúncio, esta semana, de uma vacina com 95% de eficácia representou um marco histórico na ciência - e esperança para todos. Mas quando, de fato, teremos a vacina aqui no Brasil?
-
Vacina de Oxford anuncia resultados positivos com até 90% de eficácia. Cientistas questionam dados sobre eficácia maior com dose menor.
-
Enquanto a vacina para o coronavírus não chega, o que se vê é o relaxamento das medidas de segurança por parte da população.
-
Fantástico mostra a situação ao redor do mundo agora que uma vacina foi aprovada no Reino Unido, a primeira vacina com uso autorizado em um país ocidental. Veja como está na Rússia, nos Estados Unidos e no Brasil.
-
O Reino Unido começou a aplicar a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Pfizer e BioNTech nesta terça-feira, tornando-se o primeiro país ocidental a começar a vacinar sua população de forma massiva. Margaret Keenan, uma britânica de 90 anos, tornou-se a primeira pessoa no mundo a receber a vacina da Pfizer contra a Covid-19 fora de um ensaio clínico.
-
Butantan anuncia que começou a fabricar a CoronaVac, mesmo antes de resultados do ensaio de fase 3
-
O primeiro carregamento deixou a fábrica da Pfizer, na cidade de Kalamazoo, no Michigan, debaixo de aplausos.
-
É o primeiro passo para o fim da pandemia, mas ainda falta um longo caminho a percorrer e os brasileiros estão cheios de dúvidas
-
O Fantástico encontrou com Lúcia em Londres, alguns dias após ela ser receber a primeira dose da vacina. A carioca, que vive há 23 anos no país, foi uma das primeiras imunizadas porque é transplantada e toma imunossupressores. A segunda dose será no dia 5 de janeiro.
-
A vacinação nos EUA começou com o imunizante Pfizer/BioNTech no dia 14 de dezembro, mas a partir do dia 21, a vacina da empresa de biotecnologia Moderna também foi somada à distribuição.
-
O governo federal lança o plano nacional de vacinação contra a Covid-19 quatro dias depois de apresentar projeto ao STF.
-
Bolsonaro critica contrato com Pfizer em que fabricante não assume responsabilidade por efeitos colaterais.
-
Butantan e governo de São Paulo informam que a vacina CoronaVac apresentou eficácia superior a 50% e registro será pedido à Anvisa. Divulgação dos dados foi adiada a pedido da Sinovac.
-
A imunização no país começou em 24 de dezembro e tornou o Chile o primeiro país da América do Sul a vacinar a população. As doses da vacina Pfizer/BioNTech chegaram no mesmo dia e foram recebidas pelo presidente Sebastián Piñera.
-
A União Europeia começou oficialmente, neste domingo (27), a aplicar a vacina anti-Covid das empresas Pfizer e BioNTech, mas cada país está fazendo seu próprio cronograma.
-
O imunizante contra a Covid foi aprovado para uso emergencial na Índia, mas ainda precisa de aprovação da Anvisa para ser usado no Brasil.
-
País anunciou que a vacinação vai começar ainda em janeiro. O imunizante tem eficácia de 79%.
-
A Fiocruz informou que esta semana deve dar entrar no pedido de uso emergencial para a vacina de Oxford, do laboratório inglês AstraZeneca. A fundação diz que, para garantir imunização no Brasil, ainda em janeiro, irá adquirir as vacinas prontas do Instituto Serum, da Índia, um dos centros de produção. No sábado (02), a pedido da Fiocruz, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária já havia aprovado a importação de 2 milhões de doses.
-
Brasil atinge 200 mi mortes por Covid-19
-
Há uma grande expectativa pela aprovação do uso emergencial da CoronaVac. A Anvisa tem prazo de dez dias para responder se autoriza ou não o uso da vacina contra a Covid-19 produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o Laboratório chinês Sinovac.
-
Veja com exclusividade como funciona o trabalho no setor de produção dessa vacina contra a Covid-19.
-
Pedido de autorização para uso emergencial da vacina CoronaVac foi feito à Anvisa no dia 8. Após adiamentos, resultados com dos testes foram divulgados.
-
No Domingo Espetacular, você viu uma reportagem sobre os preparativos para a vacinação contra Covid-19 no Brasil. Entramos no Instituto Butantan e mostramos o processo de produção dessa vacina. Será que gestante pode tomar? Como ela age no nosso organismo? Quem já teve Covid-19 deve tomar também? No vídeo, a microbiologista Natalia Pasternak responde às dúvidas mais frequentes dos brasileiros sobre as vacinas que devem ser distribuídas à população. Confira!
-
Mônica Calazans recebeu a primeira dose da CoronaVac. A aplicação do imunizante provocou uma troca de acusações entre o governador de São Paulo e o Ministro da Saúde.
-
Segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, todos os estados receberão os imunizantes e a previsão é que a vacinação comece na próxima quarta-feira (20).
-
Medida valeria desde que os imunizantes tenham registro em agências certificadas pela Organização Pan-Americana de Saúde. O governo baiano já fechou um acordo para comprar até 50 milhões de doses da russa Sputnik.
-
Mônica Calazans, de 54 anos, mulher e enfermeira que trabalha na linha de frente no combate ao coronavírus, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a doença no Brasil. Em iniciativa do governo de São Paulo, ela foi vacinada neste domingo (17) logo após a Anvisa aprovar o uso emergencial das vacinas de Oxford e CoronaVac.
-
Parece estar muito próximo o início da vacinação no Brasil. Mas, em meio à muita expectativa, os brasileiros querem saber mais sobre o assunto. O Domingo Espetacular responde as diversas dúvidas com uma especialista no assunto e você vai conhecer também um pouco mais sobre as vacinas aprovadas pela Anvisa. Além disso, você vai saber como é feito o envase de uma das vacinas que devem chegar logo aos brasileiros: a CoronaVac.
-
Parece estar muito próximo o início da vacinação no Brasil. Mas em meio a muita expectativa, os brasileiros querem saber mais sobre o assunto. O Domingo Espetacular responde suas dúvidas com uma especialista no assunto. Além disso, você vai conhecer também um pouco mais sobre as vacinas aprovadas pela Anvisa e saber como é feito o envase de uma das vacinas que devem chegar logo aos brasileiros: a CoronaVac.
-
Anvisa aprova uso emergencial das vacinas Oxford/AstraZeneca e CoronaVac. Primeira brasileira é imunizada em SP.
-
A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) formou maioria de votos neste domingo (17) a favor do uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19.
-
Os diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária defenderam a Ciência como maneira de enfrentar a pandemia e afirmaram que não existem tratamentos para evitar a Covid.
-
Neste domingo, a Anvisa autorizou, por unanimidade, o uso emergencial de duas vacinas contra o novo coronavírus.
-
O Dr. Drauzio Varella tirou essas dúvidas com quatro dos maiores especialistas brasileiros na doença, num encontro preparatório para o Simpósio Nacional sobre Vacinas Contra a Covid-19.
-
Aviões distribuem vacinas pelo país e estados iniciam campanha de imunização.
-
Equipe do Fantástico teve acesso a áreas restritas do aeroporto de Guarulhos para mostrar, passo a passo, como os carregamentos de vacinas iniciam sua jornada a todos os cantos do país. É uma operação complexa, que exige planejamento e organização.
-
Para frear o avanço da covid-19, o estado do Amazonas vai limitar a circulação de pessoas a partir desta segunda-feira (25)
-
A decisão de inclusão do grupo partiu do diretor do departamento de imunização e doenças transmissíveis, Laurício Monteiro Cruz, que também é médico-veterinário. Apesar dos profissionais estarem no Conselho Nacional de Saúde, especialistas defendem que, neste momento, ainda com poucas vacinas, a prioridade deveria ser dada aos profissionais que atuam no enfrentamento da covid.
-
O Fantástico mostra todos os detalhes do início da vacinação no país. A primeira semana de imunização teve escassez de doses e denúncias de fura-fila Brasil afora, em 14 estados e no Distrito Federal. Em pelo menos 26 cidades, o Ministério Público abriu apurações.
-
A expectativa é de que vacinação comece nesta segunda (25) assim que os lotes chegarem a cada cidade.
-
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, desembarcou sábado à noite em Manaus - no mesmo dia em que o procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu ao STF a abertura de inquérito para investigar a conduta dele na crise da saúde do Amazonas. Pazuello chegou a Manaus no mesmo voo que levou doses da vacina de Oxford para o estado.
-
A Associação Brasileira de Insumos diz que, nos últimos 40 anos, o setor só encolheu e, hoje, dá conta de suprir apenas 5% das necessidades do mercado nacional. A China faz o caminho oposto há décadas e domina 40% do mercado mundial.
-
Segundo o Ministério Público, a prefeitura achou uma maneira irregular para contratar as duas gêmeas e mais oito jovens médicos às vésperas do início da vacinação.
-
Manifestações foram convocadas por partidos políticos de oposição e movimentos sindicais e não houve registro de grandes conflitos.
-
O ator e o sambista participaram de cerimônia simbólica que deu início à vacinação de idosos na cidade. Nova etapa, após imunização dos profissionais de saúde, vai vacinar idosos acima dos 80 anos até o fim de fevereiro.
-
Segundo o governo do estado de São Paulo, o IFA, matéria-prima para a vacina, deve chegar na quarta-feira (3) ao país. Com essa nova remessa, o Instituto Butantan vai conseguir produzir mais 8,6 milhões de doses da vacina.
-
Ministério da Saúde anuncia reunião com instituto russo Gamaleya, fabricante da vacina Sputnik V, e laboratório indiano Bharat Biotech, fornecedor do imunizante Covaxin para negociar a aquisição de mais 30 milhões de doses de vacinas contra a covid-19.
-
Em carta, o deputado Ricardo Barros, do Progressistas, voltou a defender neste domingo (7) a proposta aprovada pelo Congresso na quinta (4), que definiu um prazo de cinco dias para que a Anvisa autorize o uso de vacinas contra a Covid já liberadas por pelo menos um dos nove órgãos sanitários internacionais.
-
Vacinas foram feitas a partir dos insumos que chegaram da China na quarta-feira (3).
-
Decisão foi tomada depois da divulgação de um estudo que indicou que a vacina oferece pouca proteção contra casos leves e moderados de infecção pela variante do coronavírus identificada na África do Sul.
-
Em todo o país, a vacina contra a covid-19 passou a ser aplicada em idosos com mais de 90 anos. Foi uma injeção de ânimo e de esperança para muitas famílias que sonham com um recomeço no meio da pandemia. São avós, bisavós, homens e mulheres que inundaram o país com sorrisos contagiantes. É o caso de Dona Maria Borel, de 101 anos, que está toda empolgada com a vida que vem por aí. Veja!
-
África do Sul suspende vacina da AstraZeneca após evidências de proteção limitada contra variante. Segundo o ministro da Saúde sul-africano, os dados de um ensaio clínico mostraram que a vacina AstraZeneca oferece proteção limitada contra a variante do coronavírus 501Y.V2.
-
A vacina, que até então levantava dúvidas porque ainda faltavam estudos de peso, passou a ser uma opção aqui para o Brasil.
-
O ator de 88 anos, que tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 esta semana, entrevista profissionais de saúde, artistas e outras personalidades sobre a importância da imunização.L
-
Todos os indicadores da pandemia estão em queda na maioria dos estados americanos desde o fim de janeiro.
*Frame de abertura da reportagem é imagem de pessoa sendo vacinada. -
De acordo com o governo japonês, a vacinação contra a Covid vai começar na próxima semana - cinco meses antes da abertura da Olimpíada de Tóquio. O Japão tem acordos para receber mais de 300 milhões de doses das fabricantes AstraZeneca, Moderna e Pfizer - o suficiente para imunizar toda a população.
-
Enquanto a vacinação contra a Covid-19 avança no Brasil, atores, jornalistas e apresentadores reforçam a importância dessa proteção pelo bem de todos.
-
A suspeita de irregularidade aconteceu porque as gêmeas e outros cinco médicos foram contratados pela Prefeitura de Manaus em janeiro deste ano, pouco antes de começar a vacinação. Isabelle e Gabrielle Lins pertencem a uma família influente da capital do Amazonas, dona de hospitais e universidades particulares. Depois que as irmãs postaram fotos em redes sociais recebendo a primeira dose do imunizante, o caso repercutiu e gerou revolta.
-
O governo publicou no Diário Oficial a dispensa de licitação para a russa Sputnik e a indiana Covaxin. Ministério da Saúde afirmou que só vai adquirir os imunizantes depois que a Anvisa aprovar o uso emergencial ou der o registro definitivo.
-
- Especialista explica como não ser enganado na hora da vacinação | DE Responde No último Domingo Espetacular, nós mostramos uma reportagem sobre as denúncias de falsas vacinações pelo Brasil inteiro. Mostramos pessoas que foram enganadas na hora da vacina. Por isso, o DE Responde de hoje vai te ajudar a não cair em nenhum golpe nessa hora. O diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri, vai tirar todas as suas dúvidas. Dá o play.
-
Fantástico vai até Serrana, onde líderes religiosos estão ajudando a USP e o Instituto Butantan em uma pesquisa sobre imunização em massa. Expectativa é que 30 mil pessoas recebam a CoronaVac.
-
Boris Johnson deve anunciar a reabertura de escolas, prioridade absoluta e traçar os próximos passos para reunir famílias e reabrir a economia.
*Frame de abertura da reportagem é imagem de pessoa sendo vacinada. -
imunizante da Pfizer é primeira vacina a receber registro definitivo da Anvisa
-
Com alta na média de mortes diária, Brasil atinge 250 mil mortes por Covid-19.
-
Para tentar conter o caos, governadores estão voltando com medidas de isolamento tomadas no início da pandemia. Nos EUA, o ritmo de mortes tem caído à medida em que a vacinação avança. Na Europa, a epidemia também está regredindo. Enquanto isso, Wuhan, a cidade onde a Covid surgiu, já está com a pandemia sob controle.
-
A vacinação contra o coronavírus de idosos com mais de 80 anos começou neste fim de semana em São Paulo. A previsão é vacinar 140 mil pessoas nessa faixa etária na capital paulista. E os locais de imunização ficaram lotados. Os drives thrus, que foram abertos em uma decisão de última hora neste domingo, tiveram fila desde o começo do expediente. No sábado, a situação foi ainda pior. E a espera chegou a 6 horas.
-
Na véspera de completar um ano da declaração de pandemia, Brasil registra, pela primeira vez, mais de 2 mil mortes por Covid-19 em 24 horas
-
Ao menos 13 países da União Europeia suspenderam temporariamente o uso da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca, depois de relatos de formação de coágulos em pessoas vacinadas.
-
Chegou na noite deste domingo (21), em São Paulo, a primeira remessa de mais de 1 milhao de vacinas contra a covid-19 do consórcio global Covax Facility. A aliança com mais de 150 países é liderada pela ONU para impulsionar o desenvolvimento e a distribuição das vacinas contra o coronavírus. O acordo do Brasil com o consórcio prevê 42 milhões de doses. Essa e a maior aquisição de vacinas da história. Outros 9,1 milhões de doses da Oxford Astrazeneca devem chegar ao Brasil entre março e abril.
-
O Ministério da Saúde mudou a orientação para estados e municípios e liberou uso de todo estoque de vacina contra Covid para a primeira dose. Neste domingo, o Brasil recebeu o primeiro lote de vacina do consórcio Covax Facility, da ONU.
-
Brasil registra, novo recorde do número diário de registros de mortes por COVID-19, com 3.251 mortes. É a primeira vez que o país ultrapassa 3 mil óbitos causados pela doença em apenas um dia desde o início da pandemia
-
Brasil atinge mais de 300.000 mortes desde o começo da pandemia no país. É o país com o maior número diário de mortes por Covid-19 desde 5 de março e responde por 11% das mortes por Covid-19 de todos os países.
-
O Instituto Butantan anuncia que pedirá autorização à Anvisa para iniciar testes clínicos com voluntários da vacina Butanvac
-
O ator homenageou os profissionais de saúde e se emocionou ao falar da pandemia: "Têm que receber o nosso aplauso, o nosso reconhecimento".
-
As duas vacinas, anunciadas nesta sexta (26), são feitas em parceria com entidades americanas, mas ambas têm matéria-prima nacional. O Fantástico foi ao Instituto Butantan, que fabrica a Butanvac, para mostrar o processo de fabricação.
-
O Instituto Butantan em São Paulo está trabalhando energicamente, com 300 funcionários divididos em 4 turnos, para acelerar o processo da primeira vacina contra Covid-19 produzida no Brasil. Mas não é só o instituto que está atrás de uma vacina nacional. Ao todo, já são 17 linhas de estudos para a produção da vacina em diferentes fases.
-
A agência informou que decisão foi tomada devido à ausência de documentos considerados importantes e disse que segue analisando as demais informações já apresentadas pela União Química, responsável pela vacina no Brasil.
-
Anvisa concede autorização emergencial para vacina Jannssen.
-
Gravações começaram em outubro do ano passado. Série estreia nesta semana no Globoplay, aberta para todos.
-
Vacinação foi articulada por empresários e políticos. O Fantástico apurou que há diversos processos contra Claudia Pinheiro Torres de Freitas na Justiça e conversou com uma mulher que já trabalhou com ela: 'As pessoas falavam que ela era meio perigosa'.
-
Pela primeira vez, Brasil registra mais de 4 mil mortes em 24h.
-
São 94,5 mil profissionais da saúde destacados para a vacinação e espalhados por todo o Brasil. E muitos deles fazem um esforço de guerra pra vacinar gente em lugares de difícil acesso no país.
-
Estudo final sobre o imunizante contra a Covid enviado neste domingo (11) pelo Instituto Butantan a uma revista científica mostra que a eficácia da vacina é maior. A CoronaVac também protege contra as novas variantes do coronavírus.
-
Terminou neste domingo (11) a campanha de vacinação em massa contra Covid em Serrana, no interior de São Paulo. Os resultados preliminares são animadores.
-
Os Centros de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos suspenderam temporariamente a aplicação da vacina da Johnson & Johnson, depois do relato de seis casos de coágulos raros associados à queda da contagem de plaquetas. As ocorrências são as mesmas que levaram alguns países a restringir o uso do imunizante da AstraZeneca/Oxford.
-
Profissionais de saúde viraram a noite vacinando que precisava da segunda dose.
-
Senado instala CPI da Covid-19. Demora do governo Bolsonaro em aquisição de vacinas - com 11 ofertas recusadas pelo executivo federal de acordo com levantamento de senadores - é um dos temas que será investigado.
-
Brasil ultrapassa 400 mil mortes por Covid-19.
-
Falta de vacinas para 2ª dose é consequência de mudanças na orientação sobre estoques de imunizantes. Infectologistas afirmam que sucesso da campanha da imunização depende da 2ª dose da vacina e de uma comunicação eficiente. // Falta de 2ª dose atinge cidades de 16 estados. Nove capitais estão entre as cidades que interromperam a aplicação da segunda dose da vacina contra o coronavírus.
-
A Rússia registrou, nesta quinta-feira (6), uma vacina de dose única batizada de Sputnik Light. Segundo comunicado oficial, a eficácia do imunizante foi de 79,4% a partir do 28º dia após a aplicação.
-
Imunizantes devem ser usados como primeira dose em pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, gestantes e puérperas.
-
EUA autorizam vacina contra Covid-19 da Pfizer para adolescentes a partir de 12 anos
-
Após morte de gestante, Anvisa emie nota técnica recomendando a suspensão da vacina Oxford/AstraZeneca para grávidas. A bula da vacina, como lembra a agência, não inclui esse grupo entre os indicados para a imunização.
-
O gerente-geral da farmacêutica Pfizer na América Latina, Carlos Murillo, confirmou em seu depoimento aos senadores da CPI da Covid que o governo de Jair Bolsonaro rejeitou três ofertas de 70 milhões de doses da vacina Pfizer/BioNTech, cujas primeiras doses poderiam ter sido entregues em dezembro de 2020.
-
A Anvisa autorizou que o estudo clínico da Covaxin, vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo laboratório indiano Bharat Biotech, seja realizado no Brasil.
-
Somente neste domingo (16), a cidade no interior de SP vacinou quase toda a população de 18 a 60 anos com a primeira dose da vacina. A imunização em massa faz parte de um estudo inédito coordenado pela Universidade Estadual Paulista e pela Universidade de Oxford.
-
Anvisa comunica que recebeu o pedido de uso emergencial da vacina do laboratório chinês CanSino Biologics contra a Covid-19, que recebeu o nome de Ad5-nCoV.
-
Decisão foi tomada depois da confirmação de casos da variante indiana em tripulantes de um navio que chegou ao Estado.
-
Empresa anuncia que vacina da Moderna é eficaz para jovens de 12 a 17 anos.
-
Grupo avaliou que em pouco mais de um mês de trabalhos já tem provas da omissão do Governo na compra de vacinas.
-
O mundo inteiro estará de olho no Brasil nesta segunda-feira (31), mais precisamente em Serrana, cidade do norte do estado de São Paulo. A cidade foi escolhida para participar de um estudo inédito sobre vacinação, o Projeto S, que tem como objetivo dizer quantas pessoas precisam ser imunizadas para deter a transmissão do coronavírus e controlar os casos mais graves da covid-19 em uma comunidade.
-
O Fantástico revela resultados da pesquisa realizada em Serrana, interior de São Paulo.
-
Acompanhado do presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou o acordo de transferência de tecnologia do laboratório AstraZeneca para que o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), possa produzir o imunizante contra a Covid-19 com Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) fabricado em território nacional.
-
Anvisa autoriza importação temporária e excepcional da vacina Sputnik V, da Rússia, e da vacina Covaxin, da Índia, mas com restrições para o uso de ambos os imunizantes no país.
-
Anvisa autoriza ensaio clínico da Butanvac, vacina do Instituto Butantan. Mas exige envio de dados.
-
Anvisa autorizou a aplicação da vacina da Pfizer contra a Covid-19 para maiores de 12 anos. Anteriormente, a indicação era apenas para pessoas com 16 anos de idade ou mais.
-
Cidade no Espírito Santo realiza estudo para testar a eficácia de meia dose da Astrazeneca
-
Ministro Alexandre de Moraes afirmou que são de interesse público “eventuais condutas comissivas e omissivas do Poder Público que possam ter acarretado o agravamento da terrível pandemia causada”.
-
Em depoimento à CPI da Covid, ex-secretário de Comunicação do governo disse que não negociou vacinas com a farmacêutica, mas, sim, buscou "criar atalhos" e "encurtar caminhos".
-
O governador de São Paulo, João Doria, anunciou neste domingo (12) que a antecipação prevê vacinar quase 7,5 milhões até o fim deste mês. Pessoas com idade a partir de 40 anos poderão se vacinar contra o coronavírus ainda em junho. Assim, o governo adiantou em mais de um mês o calendário anterior.
-
Para ajudar quem ainda tem dúvidas sobre vacinação, seja a primeira ou a segunda dose, o doutor Drauzio Varella conversou médicos especializados no assunto.
-
A Novavax divulgou nesta segunda-feira (14) dados do estágio final de seu ensaio clínico com base nos Estados Unidos, mostrando que sua vacina é mais de 90% eficaz contra várias mutações do novo coronavírus.
-
Ir a um show, curtir um parque, sair com os amigos...Como vai ser quando todo mundo estiver vacinado por aqui? Em Nova York, a sensação de que a vida está voltando ao normal já é uma realidade, e ainda combinou com a chegada do verão.
-
Pfizer entrega ao Brasil 842 mil doses na primeira remessa do Covax Facility // Moradores adultos de Paquetá são vacinados contra a Covid em estudo // China chega a marca de 1 bilhão de doses de vacinas contra Covid aplicadas
-
Cientistas cubanos anunciaram nesta segunda-feira (21) que a candidata a vacina Abdala contra a Covid-19, de três doses, tem uma taxa de eficácia de 92,28%. No sábado (19), cientistas cubanos afirmaram que a candidata a vacina Soberana 2 teve 62% de eficácia após duas doses e que ainda estavam estudando sua eficácia após uma terceira aplicação.
-
Documento do CDC sugere associação entre vacinas da Pfizer e da Moderna e miocardite em jovens. Casos são investigados nos Estados Unidos e Israel.
-
Servidor do MS denuncia ao jornal Folha de SP pressão para aquisição da Covaxin e diz que levou denúncia à Bolsonaro. CPI recebe documentos que indicam alto preço do imunizante no contrato com governo federal. CPI marca depoimentos sobre o caso.
-
Em Londres, onde mais de 60% da população já tomou as duas doses, os moradores fazem fila para um mergulho no parque
-
Senadores decidiram investigar todas as negociações para a compra de vacinas, depois de um servidor do Ministério da Saúde afirmar ter sofrido pressão para aprovar a importação da Covaxin. Integrantes da Comissão pretendem acionar o Supremo Tribunal Federal contra o presidente Jair Bolsonaro.
-
Estudo de fase 1-2 publicado na revista Lancet diz que CoronaVac é segura e induz resposta imune em adolescentes e crianças de 3 a 17 anos.
-
Governo britânico deu sinal verde para iniciar a aplicação de uma terceira dose das vacinas anti-Covid a partir de setembro em todas as pessoas com mais de 50 anos e em jovens vulnerávei.
-
PGR pede abertura de inquérito para investigar o presidente Jari Bolsonaro por suspeita de prevaricação na aquisição da vacina Covaxin.
-
Reportagem da Folha de SP denuncia que, em todo o Brasil, foram aplicadas cerca de 26 mil doses vencidas de vacinas.
-
Na Espanha, uma pesquisa, ainda não revisada por outros cientistas, apresentou voluntários que tomaram a 1ª dose de Astrazeneca e, duas semanas depois, a 2ª dose da Pfizer. Os imunizados tiveram um aumento expressivo na produção de anticorpos que, em laboratório, conseguiram inativar o coronavírus.
-
A pasta chegou a negociar com um homem supostamente desconhecido um contrato de mais de R$ 7 bilhões para aquisição de vacina contra a Covid-19.
-
Policial militar que denunciou suposto esquema de corrupção oferecia vacinas desde fevereiro.
-
Já são mais de 100 milhões de doses de vacinas contra o coronavírus aplicadas no Brasil. O ritmo da vacinação começa a acelerar e os efeitos já são sentidos, com queda no número de mortes. Porém, algumas pessoas estão atrapalhando a campanha de imunização. Algumas cidades já criaram até medidas contra os chamados sommeliers de vacinas, pessoas que querem escolher qual imunizante tomar. E tem gente burlando o sistema e tomando até a terceira dose.
-
Anvisa autoriza estudos clínicos da vacina contra Covid-19 da farmacêutica Sanofi Pasteur no Brasil. Ensaio é de fase 1 - 2.
-
Anvisa alerta sobre risco de miocardite e pericardite pós-vacinação com vacina RNAm, como Pfizer. Casos foram relatados nos EUA.
-
O ator Luciano Szafir está em estado gravíssimo no hospital, no Rio de Janeiro. Ele teve covid-19 em fevereiro e contraiu novamente a doença no final de junho. No DE Responde, o cirurgião do aparelho digestivo do Hospital Moriah, Flavio Kawamoto, fala sobre a reinfecção de coronavírus. Será que é mais perigosa? Quem já vacinou pode ter covid?
-
Mato Grosso do Sul já vacinou 4300 adolescentes, o Rio Grande do Norte começa na próxima semana e a cidade do Rio de Janeiro, em setembro.
-
Dados exclusivos comprovam a eficácia da imunização e o que a ciência sempre defendeu: é a vacina que vai fazer a vida voltar ao normal.
-
FDA, dos EUA, acrescentou um alerta à bula da vacina da Johnson & Johnson contra a Covid-19, dizendo que dados sugerem que há risco de síndrome de Guillain-Barré ( nas seis semanas após a imunização.
-
OMS critica países que cogitam dar 3ª dose de vacinas anti-Covid, destacando que a necessidade de uma terceira dose está longe de ser comprovada cientificamente, ao mesmo tempo que grande parte do mundo ainda aguarda pela sua primeira vacina.
-
afirmou, em nota divulgada em seu site, que não há estudos conclusivos sobre a necessidade de uma terceira dose ou dose de reforço para as vacinas contra a covid-19 em uso no Brasil. Agência autorizou estudos da Pfizer e AstraZeneca sobre o tema,
-
Os líderes de uma pesquisa chilena em estágio avançado sobre a vacina contra Covid-19 Coronavac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, recomendaram nesta quinta-feira (15) uma terceira dose do imunizante, dizendo que estudos com voluntários mostraram que os níveis de anticorpos diminuíram após seis meses.
-
Anvisa notifica casos suspeitos de síndrome de Guillain-Barré pós-vacina Covid. Casos foram registrados após a imunização com a vacina da AstraZeneca, Janssen e Coronavac.
-
Anvisa recebeu o pedido de autorização de estudo da vacina contra Covid-19 SpiNTec feita pela equipe do CTVACINAS em parceria entre Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Fundação Exequiel Dias (Funed). O pedido envolve estudos de fase 1 e 2.
-
O Uruguai anunciou que vai oferecer uma terceira dose do imunizante da Pfizer contra a Covid-19. A aplicação extra será destinada à população que tomou a Coronavac, pelo menos 90 dias após a segunda dose.
-
Esta é uma das 15 estratégias de vacinas monitoradas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e foi apresentada neste domingo (1) pelo ministro Marcos Pontes. Agora, a Anvisa vai analisar a proposta do estudo, o número de participantes e os dados de segurança. Se houver aprovação, os testes clínicos devem começar em setembro. Esse é o terceiro imunizante contra a covid desenvolvido no país a entrar com o pedido.
-
Em entrevista ao Fantástico, o empresário do Texas falou que não suspeitou de irregularidades na abordagem de Cristiano Carvalho; Cardenas, no entanto, não explicou com clareza a origem das vacinas que tentou intermediar.
-
A Organização Mundial da Saúde (OMS) está pedindo uma moratória sobre as doses de reforço da vacina contra a Covid-19 até pelo menos final de setembro, disse o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, nesta quarta-feira (4). A ideia é permitir que pelo menos 10% da população de cada país seja vacinada, disse Tedros.
-
Anvisa recebeu o pedido para realização de estudos de fase 1 e 2 da vacina S-UFRJvac. Imunizante de proteína recombinante desenvolvido pela UFRJ.
-
Hoje, o Brasil conta com mais da metade de sua população parcialmente vacinada contra a covid-19. No total, 106.221.963 brasileiros receberam a primeira dose de imunizante contra a doença, o equivalente a 50,16% da população do país. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, com base nas informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde.
-
A população adulta da cidade paulista de Botucatu participa de um estudo sobre a efetividade da vacina Oxford/Astrazaneca. Hoje foi aplicada a segunda dose .
-
Estudos feitos no Brasil vão mostrar se será preciso uma dose de reforço, independentemente de quais tenham sido as duas primeiras doses.
-
Morre o ator Tarcísio Meira, de 85 anos, por complicações da Covid-19 mesmo após concluir o esquema vacinal.
-
O FDA alterou a autorização de uso de emergência para as vacinas Pfizer / BioNTech e Moderna contra Covid-19 para permitir uma dose adicional para certas pessoas com sistema imunológico comprometido.
-
A capital paulista atingiu quase 100% da população adulta vacinada.
-
Por unanimidade, Anvisa não aprovou o uso emergencial da vacina CoronaVac em crianças a partir de 3 anos. Agência apontou falta de estudos de fase 3.
-
Os americanos que receberam as vacinas contra a covid-19 da Pfizer e da Moderna poderão receber uma terceira dose oito meses depois da segunda, a partir de 20 de setembro, informaram hoje autoridades sanitárias dos Estados Unidos, ressaltando que a eficácia da injeção diminui "com o tempo".
-
Anvisa publica novas regras para a importação de vacinas contra a Covid-19 destinadas a programas de saúde pública, que possuam registro ou autorização de uso emergencial e seus insumos.
-
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou nesta segunda-feira (23) que as doses de reforço das vacinas contra a Covid-19 devem ser adiadas, pois a prioridade deve ser dada ao aumento das taxas de vacinação em países onde apenas 1% ou 2% da população foi imunizada
-
O Ministério da Saúde anunciou aplicação da terceira dose das vacinas contra a Covid-19 no Brasil a partir da segunda quinzena de setembro. Os estados do Rio de Janeiro e São Paulo adiantaram o início da campanha (veja informações abaixo).
-
Anvisa autorizou hoje a realização de ensaio clínico fase 3 no Brasil da vacina INO-4800 contra a covid-19. O ensaio clínico é patrocinado pela empresa americana de Biotecnologia Inovio Pharmaceuticals e o imunizante será administrado por via intradérmica (ID).
-
Rio de Janeiro e São Paulo anunciam que passaporte da vacina passa a valer partir de 1° de setembro. Ministro da Saúde diz que medida é descabida. SP também já anunciou medida.
-
O foco agora é na mobilização dos jovens, na imunização completa dos adultos e no reforço para os idosos. ‘Contando os dias para poder tomar o reforço da terceira dose’, dia Ana Maria Braga.
-
A Bahia passará a exigir passaporte de vacina em locais públicos. Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Ceará e Pernambuco já criaram protocolos de uso do passaporte da vacina.
-
O Ministério da Saúde revisou a recomendação de vacinação de adolescentes contra a covid-19. Em nota técnica publicada ontem (15) pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, o ministério passou a recomendar a vacinação apenas para os adolescentes entre 12 e 17 anos que tenham deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.
-
A morte de uma adolescente de 16 anos, investigada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) como possível reação à vacina da Pfizer, não teve relação com o imunizante segundo a Secretaria estadual de Saúde de São Paulo.
-
A Pfizer disse nesta segunda-feira, 20, que a sua vacina contra a covid-19 funciona para crianças de 5 a 11 anos. A farmacêutica afirmou que buscará em breve a autorização dos Estados Unidos para aplicar o imunizante nessa faixa etária - um passo fundamental para o início da vacinação de crianças.
-
O Brasil foi selecionado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o desenvolvimento e produção de vacinas com tecnologia de RNA mensageiro (mRNA) na América Latina. O centro escolhido pela entidade foi o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, atual produtor da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca no Brasil.
-
Em discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas Bolsonaro defendeu tratamento precoce e diz ser contra passaporte da vacina
-
Um esquema de duas doses da vacina contra a Covid-19 da Janssen oferece 94% de proteção contra a infecção sintomática, afirmou a empresa Johnson & Johnson, fabricante da vacina, nesta terça-feira (21). O regime de duas doses da vacina se mostrou comparável ao esquema de duas doses da Moderna ou Pfizer.
-
O presidente Jair Bolsoanro voltou a criticar nesta quinta-feira a vacinação em adolescentes de 12 a 17 anos um dia após o Ministério da Saúde ter recuado da norma técnica que vetava a imunização nessa faixa etária.
-
"A Corrida das Vacinas - Mercado Paralelo" estará disponível no Globoplay nesta quinta (30) e o Fantástico adianta parte de mais este trabalho jornalístico minucioso, com muito material exclusivo e descobertas surpreendentes.
-
A Argentina aprovou o uso de vacinas contra a covid-19 em crianças de 3 a 11 anos. O público desta faixa etária poderá receber a fórmula da farmacêutica chinesa Sinopharm, que é aplicada em duas doses com 28 dias de intervalo.
-
Estudo da Pfizer diz que vacina é segura para menores de 11 anos; Chile inicia campanha e Argentina aprova imunizante da Sinopharm
-
O presidente Jair Bolsonaro não pôde assistir ao jogo entre Santos e Grêmio neste domingo (10), pelo Campeonato Brasileiro. Ele foi impedido de entrar no estádio, uma vez que não se vacinou contra a covid-19.
-
O Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas (SAGE, na sigla em inglês) da Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou, em um documento divulgado nesta segunda-feira (11), que imunossuprimidos vacinados com qualquer vacina e idosos a partir de 60 anos que tomaram a CoronaVac recebam uma terceira dose de vacina contra a Covid-19.
-
Em live, presidente Jair Bolsonaro (sem partido) associa a vacinação contra a Covid-19 ao desenvolvimento do vírus da Aids. Publicação foi excluída por Facebook e o Instagram no dia 25/10
-
A vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 apresentou 90,7% de eficácia contra o coronavírus em um ensaio clínico com crianças de 5 a 11 anos, informou a farmacêutica norte-americana em documentos enviados à Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA).
-
A Butanvac é segura e altamente imunogênica segundo artigo publicado na plataforma de preprints MedRxiv com base em estudos preliminares de fase 1 realizados no Vietnã e Tailandia.
-
A farmacêutica Moderna anunciou nesta segunda-feira (25) que sua vacina contra a Covid-19 é segura e produz uma poderosa resposta imunológica em crianças de 6 a 11 anos. Os resultados são preliminares e ainda não foram publicados em nenhuma revista. A vacina não é usada no Brasil.
-
Um painel composto por consultores independentes da Food and Drug Administration (FDA) decidiu, nesta terça-feira, recomendar a vacina contra Covid-19 da Pfizer-BioNTech para crianças de 5 a 11 anos de idade.
-
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmou nesta sexta-feira que os cinco diretores do órgão foram ameaçados de morte diante da possível aprovação de vacinas contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. As ameaças foram enviadas por e-mail.
-
No boletim do Observatório Covid-19 divulgada nesta sexta-feira (29), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) reiterou a importância do passaporte vacinal e indicou a exigência da imunização contra a doença em ambientes de trabalho.
-
Repórteres do Fantástico viajaram pelo país para mostrar como funciona a engrenagem da maior campanha de vacinação da nossa história. Quem são as peças principais dessa máquina e como elas, contra todas as probabilidades, nos trouxeram até aqui.
-
No último dia da cúpula do G20, grupo com as maiores economias do mundo, líderes globais se uniram para garantir o acesso universal às vacinas contra covid-19. Para colaborar com a meta, o Brasil deve anunciar uma doação de milhões de doses dentro dos próximos dias.
-
O presidente Jair Bolsonaro se reuniu com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em Roma, na Itália, e falou sobre vacinação, passaporte da vacina e medidas de contenção contra a Covid-19. O presidente publicou um vídeo com trechos do encontro em sua página nas redes sociais. Durante a conversa, Tedros reafirmou que a OMS não indica a vacinação de crianças, no momento, por falta de dados de segurança.
-
Após o FDA, CDC apoia vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos, abrindo caminho para imunização infantil nos EUA.
-
O governo do estado de São Paulo pediu, nesta quarta-feira (3), autorização à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a liberação e início de vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos de idade.
-
A Pfizer oficializou nesta sexta-feira (12) o pedido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para vacinar crianças de cinco a 11 anos contra a Covid-19.
-
Uma pesquisa comprova que a vacinação foi responsável pela queda no número de mortos e de casos graves de Covid em São Paulo.
-
O Ministério da Saúde ampliou a dose de reforço da vacina contra a covid-19 para toda a população acima dos 18 anos. A injeção extra poderá ser tomada após cinco meses da vacinação completa. O anúncio foi feito nesta terça-feira (16) pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, juntamente com secretários da pasta.
-
Rússia e os Estados Unidos ingressaram em um novo patamar no plano de imunização. No início deste mês, ambos os países começaram a aplicar o imunizante em animais domésticos e naqueles que vivem em zoológicos.
-
Festas de casamento voltam com tudo, depois de meses de espera por causa da pandemia.
-
Anvisa enviou, na última semana, novas recomendações aos Ministérios da Casa Civil, da Saúde, da Justiça e Segurança Pública e da Infraestrutura em relação à entrada de pessoas no Brasil durante o período da pandemia da covid-19. Em duas notas técnicas, que abordam entrada de pessoas por vias terrestres e aéreas, a Anvisa recomenda que o país exija vacinação de viajantes para que o Brasil não se torne um dos países de escolha para os turistas e viajantes não
-
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu abrir um inquérito, nesta sexta-feira (3/12), sobre a live em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) mentiu ao relacionar a síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids) à vacina contra a covid-19.
-
Pelo menos 20 capitais do Brasil exigem algum tipo de passaporte da vacina para a entrada em eventos ou determinados tipos de estabelecimento. Para especialistas, a medida ajuda a reduzir o risco de transmissão da Covid-19, principalmente em ambientes fechados, e ganhou importância extra diante da chegada da variante Ômicron, cujos estudos preliminares apontam maior risco de contágio.
-
Há uma semana, o casal de brasileiros, que mora na África do Sul, veio para o Brasil visitar alguns parentes. Porém, quando fizeram o teste de covid, foram informados da contaminação pela variante Ômicron. De quarentena, os dois falaram com o Domingo Espetacular. Cientistas do mundo inteiro têm trabalhado para descobrir as características dessa nova cepa, que ameaça o fim da pandemia. A Ômicron é mais transmissível? Nossas vacinas são eficazes contra ela?
-
Quase um mês após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar que o governo federal adote a exigência do comprovante de vacinação contra a covid-19 para a entrada de viajantes no Brasil, o governo federal contrariou o órgão regulador e indicou, nesta terça-feira (7/12), que não exigirá o comprovante de imunização. O país solicitará aos turistas não vacinados, contudo, uma quarentena de cinco dias após a entrada no país.
-
Ataque aos sistemas do Ministério da Saúde tira do ar o aplicativo Conecte SUS dificultando a comprovação da vacinação.
-
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luis Roberto Barroso determinou neste sábado (11) a obrigatoriedade do passaporte da vacina contra a covid-19 para todos os viajantes que vierem ao Brasil do exterior. A decisão contraria a posição o Governo Bolsonaro, que havia exigido apenas uma quarentena de cinco dias para os viajantes, mas não o comprovante de vacinação.
-
O ministro do STF quer que as datas de início e do fim da vacinação sejam divulgadas. Pelo plano divulgado neste sábado (12), 51 milhões de brasileiros devem ser vacinados no primeiro semestre, mas nenhum prazo foi dado.
-
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) iniciou a exigência do comprovante de vacinação contra a Covid-19 para viajantes que chegam ao Brasil, cumprindo determinação do Supremo Tribunal Federal.
-
Vários países europeus iniciaram nesta quarta-feira (15) a vacinação contra a Covid-19 de crianças entre 5 e 11 anos, em um esforço para combater o avanço da pandemia e manter as escolas abertas diante da propagação da variante ômicron. Alemanha, Grécia e Hungria estão entre os países que iniciaram a campanha de imunização das crianças
-
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da vacina produzida pelo consórcio Pfizer-BioNTech, a Comirnaty, contra a covid-19 em crianças com idade de 5 a 11 anos.
-
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta sexta-feira (17), que o governo federal se manifeste em 48 horas sobre a vacinação contra a Covid-19 de crianças entre 5 e 11 anos.
-
O Ministério da Saúde pediu ao ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), mais prazo para tomar uma decisão em relação à inclusão de crianças de cinco a 11 anos no plano de vacinação contra a Covid-19. Em documento enviado à Corte, o governo federal repetiu discurso do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e informou que uma definição sobre o assunto ocorrerá apenas após uma consulta e uma audiência pública em janeiro.
-
Na quinta (16), a Anvisa anunciou a aprovação da vacina da Pfizer para crianças entre 5 e 11 anos. Contrariado, Bolsonaro disse que queria divulgar os nomes dos responsáveis pela decisão. O Fantástico conversou com servidores que se sentem ameaçados.
-
O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à COVID-19, publicou nesta segunda-feira (20/12) nota técnica na qual recomenda uma quarta dose da vacina para pessoas imunocomprometidas com mais de 18 anos. A recomendação é para que o grupo procure os postos de saúde quatro meses após ter recebido dose de reforço.
-
O governo federal editou norma hoje (20) passando a exigir teste negativo para covid-19 e comprovante de vacinação para viajantes vindos de outras nações que desejem entrar no país por via aérea. As novas regras entram em vigor nesta segunda-feira..
-
A OMS aprovou a utilização de emergência da vacina NuvaxovidTM contra a Covid-19, passando a lista a contar agora com dez imunizantes, segundo comunicado divulgado hoje (21). A formulação da Novavax é o primeiro imunizante concebido a partir de proteínas autorizado.
-
Ministério da Saúde abre consulta pública sobre vacina infantil. Pasta recomenda a vacinação de crianças de 5 a 11 anos, com a autorização dos pais ou responsáveis e com a prescrição médica. Conass critica posicionamento. SBP defende imunização. Anvisa reforça que imunizantes aprovados são seguros e eficazes.
-
Selfies ficaram tão populares que viraram tema de estudo de pesquisadores da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos. No Recife, a prefeitura pegou carona e distribuiu cenários para os foliões da vacina fazerem suas selfies.
-
Vacinadas, milhões de famílias brasileiras voltaram a se reunir para celebrar o Natal. Foi hora de matar a saudade e torcer por dias melhores no ano que vem. O Fantástico registrou de perto a emoção do reencontro de três famílias.
-
O ConecteSUS ficou fora do ar por 13 dias, depois de um ataque de hackers.A plataforma foi reestabelecida nesta quinta-feira (23), mas ainda apresentava instabilidade.
-
O hospital Sheba de Israel deu início nesta segunda-feira a um ensaio clínico para testar a eficácia da quarta dose da vacina BioNTech/Pfizer contra a Covid-19. Ela será aplicada em seis mil pessoas, incluindo 150 profissionais de saúde.
-
O Brasil atingiu, nesta terça-feira (28), a marca de 80% do público-alvo com as duas doses da vacina contra a Covid-19. Ao todo, 177 milhões de brasileiros maiores de 12 anos podem se imunizar contra o coronavírus, dos quais mais de 143 milhões completaram o ciclo vacinal.
-
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou hoje (28) nota técnica em que defende a importância de vacinar crianças de 5 a 11 anos contra covid-19. A Fiocruz avaliou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou uma análise técnica rigorosa para autorizar a aplicação dos imunizantes em crianças dessa faixa etária e que a vacinação infantil já foi iniciada em outros países, sendo ferramenta fundamental no controle da pandemia.
-
Em despacho publicado hoje (30) no Diário Oficial da União (DOU), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que as instituições de ensino federais não podem cobrar vacinação contra covid-19 como condição para o retorno às atividades presenciais.
-
Israel registrou neste domingo (2) o primeiro caso da “flurona”, uma infecção de covid-19 e influenza ao mesmo tempo. A paciente é uma jovem grávida. Apenas com sintomas leves, a mulher, que não estava vacinada contra a covid, já recebeu alta. Cientistas estudam o caso para saber se a combinação pode ser mais perigosa. Este é o primeiro caso detectado no mundo.
-
20 dias após aval da Anvisa, governo anuncia vacinação infantil. Diferentemente do que foi anunciado anteriormente, não será exigido um pedido médico para a vacinação, embora tenha sido reforçado no anúncio a importância de uma consulta prévia a um médico.
-
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do insumo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ou seja, o Brasil terá sua primeira vacina 100% nacional. Todas as etapas de produção do imunizante ocorrerão com o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) nacional.
-
A primeira dose da vacina brasileira contra a Covid-19, nomeada tecnicamente como RNA MCTI CIMATEC HDT, foi aplicada em um voluntário no país. A pesquisa é desenvolvida em parceria com a HDT Bio Corp, dos Estados Unidos e com a RedeVírus do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
-
A primeira vacina contra a Covid-19 em uma criança foi aplicada nesta sexta-feira (14), no Hospital das Clínicas de São Paulo (HCFMUSP). Davi Seremramiwe, de 8 anos, foi a primeira criança a ser vacinada no país. O garoto indígena é natural de Mato Grosso, mas vai a São Paulo com frequência para realizar tratamento de saúde.
-
O programa de imunização contra covid-19 completa um ano no Brasil nesta segunda-feira, e as crianças começam a ser vacinadas. O Fantástico mostra quem é Davi Zavante, a primeira criança vacinada contra Covid-19 no país. E mostra como as vacinas poderão ser adaptadas para novas variantes, no futuro.
-
Um tribunal australiano concordou com a decisão do ministro da Imigração que cancelou o visto do tenista. O país da Oceania exige vacinação contra a covid para os visitantes. Djokovic não tomou nenhuma dose do imunizante.
-
15 estados e o DF já começaram a vacinar as crianças .
-
Prefeitura de Lençóis Paulista (SP) suspende vacinação infantil em razão de uma criança de dez anos ter sofrido uma parada cardíaca 12 horas após ser vacinada contra a covid-19 na cidade. Investigação aponta que caso não teve relação com vacina. Ministros visitam criança. Dois dias depois, MS reconhece que caso não foi relacionado ao imunizante.
-
Anvisa autoriza a aplicação da vacina CoronaVac em crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, incluindo um veto ao uso em pessoas com baixa imunidade. SP vacina primeira criança com imunizante no mesmo dia. No dia seguinte, Ministério da Saúde anuncia inclusão do imunizante na estratégia nacional de vacinação.
-
O Grupo Consultivo de Vacinas da Organização Mundial da Saúde (OMS), SAGE, na sigla em inglês, atualizou as recomendações de uso do imunizante Pfizer/BioNTech contra Covid-19 e agora inclui crianças a partir de cinco anos de idade, com uma dosagem reduzida sendo aplicada na faixa-etária entre cinco e 11 anos,
-
O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto, assinou uma nota técnica, neste sábado (22/1), que diz que as vacinas contra a covid-19 não possuem efetividade e nem a segurança demonstradas nos ensaios. Angotti Neto afirma ainda que a hidroxicloroquina, sim, possui eficácia e segurança contra o coronavírus.
-
Com o início da vacinação infantil, o médico responde perguntas de crianças de todo o país, reunidas pela campanha 'Vacina, Sim'.
-
A atriz Elizângela, de 67 anos, estava internada em um hospital de Guapimirim, no Rio de Janeiro, após testar positivo para covid-19. Ela ficou na sala vermelha - destinada aos casos mais graves de doenças - com problemas respiratórios severos. Elizângela escolheu não tomar as doses da vacina contra a covid-19.
-
Um flagrante de desrespeito com a saúde pública. O Domingo Espetacular mostra como funciona um esquema de compra e venda de comprovantes da vacina da covid-19. Um cartão chega a custar R$ 400 e a venda ilegal acontece no momento em que os casos de contaminação pelo coronavírus voltaram a crescer em todo Brasil.
-
A Pfizer e a BioNTech anunciaram, nessa terça-feira (1º), o envio de dados a reguladores dos Estados Unidos (EUA) em busca de aval para uso emergencial de vacina contra covid-19 para crianças menores de 5 anos, apesar de respostas imunes mais fracas que o esperado no ensaio clínico de 2 a 4 anos.
-
Na semana em que o Brasil voltou a registrar mais de mil mortos de Covid em 24h, o Fantástico mostra o perfil dos pacientes que ocupam os leitos nos hospitais.
-
Um dia após RJ anunciar 4ª dose um ano após a 3ª dose, Ministério da Saúde decide que não vai recomendar aplicação além de imunossuprimidos. Alguns estados e cidades já iniciaram imunização de idosos, incluindo MS, Botucatu (SP) e o de Volta Redonda (RJ).
-
Uma decisão dos Estados Unidos sobre a vacina da Pfizer e BioNTech contra a Covid-19 para crianças de 6 meses a 4 anos de idade foi adiada por pelo menos dois meses depois que Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA), equivalente à Anvisa, disse que precisava de mais dados.
-
Notícias falsas têm assustado os pais e atrasado a vacinação das crianças contra covid-19. Mas algunas cidades, como Uru, no interior de São Paulo, conseguiram vacinar mais de 90 por cento das crianças.
-
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) liberou o primeiro lote da vacina contra a covid-19 feita 100% no país. Fabricado em parceria com a AstraZeneca, o imunizante será entregue ao Ministério da Saúde para ser incluído no Programa Nacional de Imunizações (PNI).
-
O Governo de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (16), que idosos poderão receber a quarta dose da vacina contra a covid-19 a partir do mês de abril deste ano. O reforço extra contra o coronavírus SARS-CoV-2 para pessoas com mais de 60 anos foi comunicado pelas autoridades de saúde do estado.
-
Esse novo tipo de vacina ainda está em estudos e ainda não há previsão de uso.